Novas Honda CB e CBR 650R nas lojas a partir de R$ 39.416
Terminada a pré-venda, modelos chegaram às concessionárias para entrega imediata
A nova linha de 4 cilindros e média cilindrada da Honda, confirmada
para o Brasil desde o final de 2019, agora está de fato disponível nas
concessionárias da marca. Além da mudança sutil no sobrenome de “F” para
“R”, há diversas diferenças em relação aos modelos anteriores.
Os novos modelos CB e CBR 650R têm outro design, a naked seguindo a
inspiração retrô já adotada na CB 1000R e a carenada refletindo linhas
da CBR 1000RR Fireblade.
Montando nas motos, a primeira diferença evidente é o posicionamento
mais esportivo, com guidão mais baixo e pedaleiras recuadas. O
acabamento também foi melhorado e causa outra percepção em pontos
rapidamente notados pelo condutor, como guidão e painel.
Passam a contar com embreagem assistida deslizante, de acionamento
mais leve e que evita o travamento da roda nas reduções. No novo painel
LCD colorido agora estão indicador de marcha e seleção do controle de
tração.
Ponto alto dessa renovação acompanhada do “R” no final do nome,
remetendo à linhagem esportiva da Honda, foi a evolução no conjunto
ciclístico. Chassi ficou mais rígido e 4 kg mais leve, suspensões Showa
têm novas especificações e as pinças de freio dianteiras Nissin são de
montagem radial (quatro pistões e discos de 310 mm).
O garfo invertido de 41 mm tem funções separadas e pistão maior
(BPF-SFF), como já se tornou padrão nas esportivas de alta cilindrada.
Mas o único ajuste disponível é da pré-carga da mola no amortecedor
traseiro. Os cursos são de 120 mm na frente e 128 mm atrás.
Resultado é um comportamento mais ágil e estável nas mudanças rápidas
de trajetória, contornando curvas e em fortes frenagens. Nesta última
situação a maior potência do freio dianteiro fica evidente, e é bem
acompanhada da atuação do novo garfo invertido: comprimido
progressivamente e sem oscilações.
O motor de 4 cilindros com 649cc produz até 88,4 cv a 11.500 rpm e
6,13 kgf.m a 8.000 rpm. Antes, CB e CBR 650F entregavam 87 cv a 11.000
rpm e 6,4 kgf.m a 8.000 rpm.
A boa notícia é que as modificações para 2020 também tinham o
objetivo de entregar mais torque em médias rotações, como a Honda já fez
com a geração atual da CB 1000R, em busca de mais eficiência e diversão
em uso urbano. Para isso ocorreram mudanças no motor, com peças mais
leves e nova admissão.
As respostas do motor ficaram mais rápidas nas saídas de curva, ou
seja, para retomada de velocidade. Só faltou o ganho em altos regimes,
praticamente eliminado na adaptação para o Brasil (alcança 95 cv no
exterior).
A CB 650R 2020 custa R$ 39.416, nas cores prata metálico, azul e
vermelho perolizados. Já a CBR 650R custa R$ 41.080, nas cores cinza
metálico e vermelho, que reproduz o layout da 1000.
https://www.revistaduasrodas.com.br/noticias/novas-honda-cb-e-cbr-650r-nas-lojas-a-partir-de-r-39-416
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