Nova CBR 300RR para brigar com R3 e Ninja 400
Nova
CBR 300RR. Com design extremamente agressivo e motor bicilíndrico
renovado, o lançamento da Honda previsto traz especificações técnicas
dignas de motos maiores, por isso usa do nome “RR”, reforçando seu apelo
esportivo.
Parece que o mercado das pequenas esportivas continua muito agitado! Segundo uma publicação conceituada da Ásia a Honda está trabalhando em sua esportiva de entrada para brigar com Yamaha R3 e Ninja 400, conheçam a nova CBR 300RR.
Com design extremamente agressivo, motor bicilíndrico renovado e
especificações técnicas dignas de motos maiores, a novidade vem para ser
a primeira moto de pilotos que querem entrar para o mundo das
superesportivas. Por isso o “RR” em seu nome, reforçando o apelo Racing.
Usando como base a já conhecida CBR 250RR, os relatórios que a
MotoSaigon teve acesso sugerem que a marca japonesa estaria lançando
essa nova versão até o final de 2020, porém, com toda a situação em que
vivemos, não sabemos como pode ficar esse lançamento.
A nova CBR 300RR seguirá exatamente essa mesma estrutura, tendo no visual linhas extremamente agressivas e anguladas. Na dianteira é possível ver um conjunto ótico com faróis embaixo e “sobrancelhas” como luz diurna acima, ambos em LED.
O tanque de combustível segue nesse formato de linhas quadradas, assim como a traseira, que é curta e possui até passagens de ar.
Algo bem chamativo no quesito design, e que acaba destoando um pouco do restante, é seu escapamento. Com saída dupla, ele possui ponteiras trabalhadas seguindo o design da moto, mas seu corpo é avantajado e acaba chamando atenção demais.
Fazendo uma comparação de visual, a nova CBR 300RR está mais alinhada com a Ninja 400 do que com a Yamaha R3.
Podemos perceber principalmente na carenagem e bolha dianteira que as duas primeiras são mais agressivas, enquanto que a R3 possui um para-brisa mais arredondado. Um destaque para a R3 que tem o escapamento mais encaixado com o restante da moto que as demais.
Por lá, a CBR 250RR equipa um propulsor de 249cc bicilíndrico paralelo, 4 tempos e com refrigeração líquida que é capaz de gerar a potência máxima de 38 cavalos e tem torque de pouco mais de 2,3 kgf.m.
Para a nova versão esse motor continuaria um bicilíndrico paralelo, mas passaria a ter cerca de 290cc e teria sua potência e torque aumentados, passando para cerca de 45 cavalos e 2,8 kgfm de torque.
Comparando com suas duas principais concorrentes aqui do nosso mercado, com essa atualização ela ficaria entre as duas.
Enquanto a Yamaha R3 brasileira gera até 42 cavalos de potência máxima, a Kawasaki Ninja 400 vendida por aqui é capaz de gerar até 48 cavalos. No quesito torque a moto da Honda ficara atrás das duas, onde a R3 tem 3 kg e a Ninja quase 4 kg de torque.
Com a CBR 250RR, pela primeira vez na história, a Honda introduziu o sistema “Throttle by Wire” em uma moto de 250 cilindradas.
Nova Honda CBR 300RR Design
A Honda CBR 250RR, de onde será derivada a nova versão 300RR, foi apresentada ao mundo em 2017 e teve como base um modelo conceito apresentado durante o Salão de Tóquio de 2015.A nova CBR 300RR seguirá exatamente essa mesma estrutura, tendo no visual linhas extremamente agressivas e anguladas. Na dianteira é possível ver um conjunto ótico com faróis embaixo e “sobrancelhas” como luz diurna acima, ambos em LED.
O tanque de combustível segue nesse formato de linhas quadradas, assim como a traseira, que é curta e possui até passagens de ar.
Algo bem chamativo no quesito design, e que acaba destoando um pouco do restante, é seu escapamento. Com saída dupla, ele possui ponteiras trabalhadas seguindo o design da moto, mas seu corpo é avantajado e acaba chamando atenção demais.
Fazendo uma comparação de visual, a nova CBR 300RR está mais alinhada com a Ninja 400 do que com a Yamaha R3.
Podemos perceber principalmente na carenagem e bolha dianteira que as duas primeiras são mais agressivas, enquanto que a R3 possui um para-brisa mais arredondado. Um destaque para a R3 que tem o escapamento mais encaixado com o restante da moto que as demais.
Comparativo de motor e potência CBR 300RR
No motor, a nova CBR 300RR utilizará uma nova versão do bicilíndrico que já é equipado na versão de 250cc vendida na Ásia.Por lá, a CBR 250RR equipa um propulsor de 249cc bicilíndrico paralelo, 4 tempos e com refrigeração líquida que é capaz de gerar a potência máxima de 38 cavalos e tem torque de pouco mais de 2,3 kgf.m.
Para a nova versão esse motor continuaria um bicilíndrico paralelo, mas passaria a ter cerca de 290cc e teria sua potência e torque aumentados, passando para cerca de 45 cavalos e 2,8 kgfm de torque.
Comparando com suas duas principais concorrentes aqui do nosso mercado, com essa atualização ela ficaria entre as duas.
Enquanto a Yamaha R3 brasileira gera até 42 cavalos de potência máxima, a Kawasaki Ninja 400 vendida por aqui é capaz de gerar até 48 cavalos. No quesito torque a moto da Honda ficara atrás das duas, onde a R3 tem 3 kg e a Ninja quase 4 kg de torque.
Honda CBR 300RR Acelerador Eletrônico
Entre as principais características da nova porta de entrada para a consagrada família “RR” da Honda, a CBR 300RR herdará o acelerador eletrônico da versão menor.Com a CBR 250RR, pela primeira vez na história, a Honda introduziu o sistema “Throttle by Wire” em uma moto de 250 cilindradas.
O “Throttle by Wire”, ou também conhecido como acelerador eletrônico,
permite que a abertura e fechamento do punho do acelerador seja
transmitida ao motor através de sinais elétricos, em vez de usar cabos,
como em uma moto tradicional.
Esse tipo de acelerador, que usa sensores no lugar de cabos mecânicos, permite que a moto tenha modos de pilotagem para ajudar a controlar a entrega de desempenho. E para a pequena CBR 300RR são 3 modos: Comfort, Sport e Sport +.
Um dos principais destaques que também estará presente na nova Honda CBR 300RR é suspensão dianteira. Do tipo “upside-down”, ou seja, invertida, ela é da fabricante Showa, o que confirma o apelo esportivo do modelo. Na traseira a suspensão é com braço oscilante assimétrico Pro-Link com ajustes na pré-carga da mola.
O freio é a disco com ABS nas duas rodas, os pneus são aro 17 polegadas, o tanque tem capacidade para 14 litros de combustível e seu peso é de 165 kg. No site da Ásia é informado o consumo médio de combustível entre 26 e 40 km/l para a CBR 250RR, dependendo do tipo de uso.
Aqui, na comparação ao menos de suspensão, as motos de Honda e Yamaha se sobressaem a Ninja 400 ao trazer suspensão dianteira invertida em ambas. A moto da Kawasaki equipa garfo telescópico comum.
A CBR 250RR 2020 tem o preço sugerido na Ásia de R$ 26.653,00 já convertido para o Real no momento da publicação desse vídeo sem levar em consideração taxas e afins. Antes de todo esse caos no câmbio ela era oferecida por cerca de R$ 22 mil.
O que nos leva a crer que, assim que a situação normalizar, que a nova CBR 300RR deverá ser lançada um pouco mais cara que os R$ 22 mil habituais, chegando na casa dos 25 a 26,5 mil reais ainda em conversão direta.
Caso ela seja lançada no mercado internacional como está prevista, comparando com suas principais concorrentes do mercado nacional, ela estaria dentro do preço, já que a Yamaha R3 tem preço sugerido de R$ 25.990,00 enquanto que a Ninja 400 parte dos R$ 25.490,00 na sua versão mais em conta.
E aí, será que uma nova pequena esportiva bicilíndrica de 300 cc da Honda cairia bem aqui no Brasil? Desempenho ela teria de sobra, pois segundo alguns testes, a pequena CBR 250RR chega a alcançar 170 km/h. Deixe sua opinião nos comentários!
Esse tipo de acelerador, que usa sensores no lugar de cabos mecânicos, permite que a moto tenha modos de pilotagem para ajudar a controlar a entrega de desempenho. E para a pequena CBR 300RR são 3 modos: Comfort, Sport e Sport +.
Honda CBR 300RR Especificações Técnicas
Nenhuma das suas duas principais concorrentes tem esse tipo de tecnologia por enquanto. E aí já entramos na parte das especificações técnicas.Um dos principais destaques que também estará presente na nova Honda CBR 300RR é suspensão dianteira. Do tipo “upside-down”, ou seja, invertida, ela é da fabricante Showa, o que confirma o apelo esportivo do modelo. Na traseira a suspensão é com braço oscilante assimétrico Pro-Link com ajustes na pré-carga da mola.
O freio é a disco com ABS nas duas rodas, os pneus são aro 17 polegadas, o tanque tem capacidade para 14 litros de combustível e seu peso é de 165 kg. No site da Ásia é informado o consumo médio de combustível entre 26 e 40 km/l para a CBR 250RR, dependendo do tipo de uso.
Aqui, na comparação ao menos de suspensão, as motos de Honda e Yamaha se sobressaem a Ninja 400 ao trazer suspensão dianteira invertida em ambas. A moto da Kawasaki equipa garfo telescópico comum.
CBR 300RR Preço e comparativo
Agora vamos falar de preço e fazer um comparativo com suas possíveis concorrentes no mercado nacional.A CBR 250RR 2020 tem o preço sugerido na Ásia de R$ 26.653,00 já convertido para o Real no momento da publicação desse vídeo sem levar em consideração taxas e afins. Antes de todo esse caos no câmbio ela era oferecida por cerca de R$ 22 mil.
O que nos leva a crer que, assim que a situação normalizar, que a nova CBR 300RR deverá ser lançada um pouco mais cara que os R$ 22 mil habituais, chegando na casa dos 25 a 26,5 mil reais ainda em conversão direta.
Caso ela seja lançada no mercado internacional como está prevista, comparando com suas principais concorrentes do mercado nacional, ela estaria dentro do preço, já que a Yamaha R3 tem preço sugerido de R$ 25.990,00 enquanto que a Ninja 400 parte dos R$ 25.490,00 na sua versão mais em conta.
E aí, será que uma nova pequena esportiva bicilíndrica de 300 cc da Honda cairia bem aqui no Brasil? Desempenho ela teria de sobra, pois segundo alguns testes, a pequena CBR 250RR chega a alcançar 170 km/h. Deixe sua opinião nos comentários!
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