BMW Motorrad pensa recriar a scooter com tejadilho C1 em versão elétrica
A scooter elétrica C Evolution da marca alemã servirá de
base para o renascimento de uma scooter que foi inovadora no seu tempo. Uma
nova C1 com tejadilho está nos planos da BMW Motorrad, mas desta vez com
motorização elétrica e muita fibra de carbono!
Apesar
de um curto período de vida em que foi produzida entre 2000 e 2002, a scooter
com tejadilho C1 deixou a sua marca na história da BMW Motorrad. Embora nessa
altura a radical proposta da marca de Munique não tenha sido particularmente
bem aceite pelos motociclistas, a realidade é que a C1 lançou as bases de
alguns conceitos que a BMW Motorrad estará a pensar voltar a usar.
Nos últimos meses a marca alemã tem deixado passar a ideia de que está à
procura de criar uma nova forma de mobilidade urbana mas que se adapte a outro
tipo de utilização, sempre e quando o proprietário necessite. Uma espécie de duas
motos numa só.
Agora, e de acordo com um conjunto de nada menos do que 15 patentes registadas
no último mês na Europa, ficámos a saber que essa novidade da BMW Motorrad
poderá ser o regresso da scooter C1 em formato elétrico.
Aproveitando a base consolidada e aprovada da scooter elétrica C Evolution, a
BMW Motorrad desenvolveu todo um conjunto de soluções técnicas e tecnológicas
bastante inovadoras e que farão desta scooter C1 elétrica uma proposta muito
interessante a vários níveis.
A característica de maior destaque desta possível novidade será, tal como na
original C1 de 125 cc e 15 cv, o seu tejadilho.
Ao contrário da primeira C1, que usava um tejadilho em alumínio e que não podia
ser removido ou separado do conjunto, no caso da nova C1 elétrica o
proprietário terá a possibilidade de remover o tejadilho e assim conduzir a
scooter num formato mais convencional. Aproveitando os conhecimentos e métodos
de fabrico de componentes para motos em fibra de carbono, a BMW Motorrad irá
fabricar este tejadilho precisamente em neste material.
Dois arcos em fibra de carbono serão fixos a placas de alumínio laterais,
criando assim uma “jaula” protetora do condutor em caso de acidente.
Através deste material a BMW Motorrad pretende solucionar o principal problema
da original C1: o peso do conjunto. Com um motor de apenas 125 cc, o tejadilho
era demasiado pesado e elevava em demasia o centro de gravidade da scooter, o
que por sua vez tinha efeitos nefastos a nível dinâmico.
Um tejadilho e arcos de segurança em fibra de carbono são muito mais leves,
rígidos, mas ao mesmo tempo garantem algum grau de flexibilidade.
Os arcos em carbono estarão aparafusados a quatro pontos de fixação ao chassis
da C1 elétrica. Estes pontos de fixação, placas em alumínio, permitem que em
caso de queda o tejadilho abata alguns centímetros, efetivamente absorvendo
muita da força causada pelo impacto do acidente, protegendo assim o condutor.
Outro ponto positivo deste novo sistema de fixação criado pela BMW Motorrad, é
que em caso de acidente e do tejadilho ficar danificado, o proprietário não
terá orbigatoriamente de substituir tudo, pois o mecanismo de fixação permite
que o tejadilho seja removido por inteiro, podendo assim reparar-se os danos
neste componente específico.
A célula de segurança da nova C1 elétrica fica completa com a utilização de um
assento que se assemelha bastante a uma baquet de competição de automóveis,
cinto de segurança de quatro pontos de fixação, e ainda um engenhoso conjunto
de airbags laterais que, quando despoletados, conseguem criar uma proteção
desde a zona da anca até aos ombros do condutor, com o airbag a “esticar-se”
depois até ao antebraço do condutor. Desta forma os braços do condutor ficarão
sempre dentro desta célula de segurança.
Outro detalhe muito interessante desta nova BMW Motorrad C1 elétrica será o seu
pacote aerodinâmico.
Conforme já referimos anteriormente neste artigo, a original C1 apresentava
problemas de dinâmica que não eram fáceis de contrariar pelo condutor, pois
estava preso pelos cintos de segurança.
Sendo que a nova C1 elétrica mantém o condutor fixo ao assento por cintos de
segurança, a BMW Motorrad desenvolveu um engenhoso pacote aerodinâmico ativo.
Quatro asas posicionadas nas laterais da scooter e no tejadilho são controladas
por computador. O seu ângulo é alterado conforme a centralina deteta
desequilíbrios, e assim o computador calcular a posição ideal das asas
aerodinâmicas para manter o conjunto estável, em particular em situações de
vento lateral mais forte.
Será que veremos a nova C1 elétrica ser produzida em breve?
Tendo em conta que no último mês a BMW Motorrad apresentou nada menos do que 15
patentes, e registou todas, isso significa que no mínimo a marca alemã estará
muito interessada em salvaguardar-se de qualquer “roubo” desta tecnologia por
parte de fabricantes rivais. No entanto acreditamos que a marca estará mesmo a
trabalhar neste projeto de scooter elétrica que oferece mais proteção e não
perde a facilidade de se movimentar em meios urbanos.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/50689-bmw-motorrad-pensa-recriar-a-scooter-com-tejadilho-c1-em-versao-eletrica/
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