BMW Motorrad pensa recriar a scooter com tejadilho C1 em versão elétrica




A scooter elétrica C Evolution da marca alemã servirá de base para o renascimento de uma scooter que foi inovadora no seu tempo. Uma nova C1 com tejadilho está nos planos da BMW Motorrad, mas desta vez com motorização elétrica e muita fibra de carbono! 
Apesar de um curto período de vida em que foi produzida entre 2000 e 2002, a scooter com tejadilho C1 deixou a sua marca na história da BMW Motorrad. Embora nessa altura a radical proposta da marca de Munique não tenha sido particularmente bem aceite pelos motociclistas, a realidade é que a C1 lançou as bases de alguns conceitos que a BMW Motorrad estará a pensar voltar a usar.

Nos últimos meses a marca alemã tem deixado passar a ideia de que está à procura de criar uma nova forma de mobilidade urbana mas que se adapte a outro tipo de utilização, sempre e quando o proprietário necessite. Uma espécie de duas motos numa só.

Agora, e de acordo com um conjunto de nada menos do que 15 patentes registadas no último mês na Europa, ficámos a saber que essa novidade da BMW Motorrad poderá ser o regresso da scooter C1 em formato elétrico.

      
Aproveitando a base consolidada e aprovada da scooter elétrica C Evolution, a BMW Motorrad desenvolveu todo um conjunto de soluções técnicas e tecnológicas bastante inovadoras e que farão desta scooter C1 elétrica uma proposta muito interessante a vários níveis.

A característica de maior destaque desta possível novidade será, tal como na original C1 de 125 cc e 15 cv, o seu tejadilho.

Ao contrário da primeira C1, que usava um tejadilho em alumínio e que não podia ser removido ou separado do conjunto, no caso da nova C1 elétrica o proprietário terá a possibilidade de remover o tejadilho e assim conduzir a scooter num formato mais convencional. Aproveitando os conhecimentos e métodos de fabrico de componentes para motos em fibra de carbono, a BMW Motorrad irá fabricar este tejadilho precisamente em neste material.




Dois arcos em fibra de carbono serão fixos a placas de alumínio laterais, criando assim uma “jaula” protetora do condutor em caso de acidente.

Através deste material a BMW Motorrad pretende solucionar o principal problema da original C1: o peso do conjunto. Com um motor de apenas 125 cc, o tejadilho era demasiado pesado e elevava em demasia o centro de gravidade da scooter, o que por sua vez tinha efeitos nefastos a nível dinâmico.

Um tejadilho e arcos de segurança em fibra de carbono são muito mais leves, rígidos, mas ao mesmo tempo garantem algum grau de flexibilidade.

Os arcos em carbono estarão aparafusados a quatro pontos de fixação ao chassis da C1 elétrica. Estes pontos de fixação, placas em alumínio, permitem que em caso de queda o tejadilho abata alguns centímetros, efetivamente absorvendo muita da força causada pelo impacto do acidente, protegendo assim o condutor.



Outro ponto positivo deste novo sistema de fixação criado pela BMW Motorrad, é que em caso de acidente e do tejadilho ficar danificado, o proprietário não terá orbigatoriamente de substituir tudo, pois o mecanismo de fixação permite que o tejadilho seja removido por inteiro, podendo assim reparar-se os danos neste componente específico.

A célula de segurança da nova C1 elétrica fica completa com a utilização de um assento que se assemelha bastante a uma baquet de competição de automóveis, cinto de segurança de quatro pontos de fixação, e ainda um engenhoso conjunto de airbags laterais que, quando despoletados, conseguem criar uma proteção desde a zona da anca até aos ombros do condutor, com o airbag a “esticar-se” depois até ao antebraço do condutor. Desta forma os braços do condutor ficarão sempre dentro desta célula de segurança.

Outro detalhe muito interessante desta nova BMW Motorrad C1 elétrica será o seu pacote aerodinâmico.

Conforme já referimos anteriormente neste artigo, a original C1 apresentava problemas de dinâmica que não eram fáceis de contrariar pelo condutor, pois estava preso pelos cintos de segurança.

Sendo que a nova C1 elétrica mantém o condutor fixo ao assento por cintos de segurança, a BMW Motorrad desenvolveu um engenhoso pacote aerodinâmico ativo. Quatro asas posicionadas nas laterais da scooter e no tejadilho são controladas por computador. O seu ângulo é alterado conforme a centralina deteta desequilíbrios, e assim o computador calcular a posição ideal das asas aerodinâmicas para manter o conjunto estável, em particular em situações de vento lateral mais forte.

Será que veremos a nova C1 elétrica ser produzida em breve?

Tendo em conta que no último mês a BMW Motorrad apresentou nada menos do que 15 patentes, e registou todas, isso significa que no mínimo a marca alemã estará muito interessada em salvaguardar-se de qualquer “roubo” desta tecnologia por parte de fabricantes rivais. No entanto acreditamos que a marca estará mesmo a trabalhar neste projeto de scooter elétrica que oferece mais proteção e não perde a facilidade de se movimentar em meios urbanos.




https://www.andardemoto.pt/moto-news/50689-bmw-motorrad-pensa-recriar-a-scooter-com-tejadilho-c1-em-versao-eletrica/

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