Como funciona o novo cruise control da BMW


A BMW anunciou na última semana um novo cruise control, sistema que vai permitir reduzir e acelerar a velocidade de motocicletas, em trânsito, de forma autônoma. Assim, esta nova tecnologia deve ser implementada em breve pela Motorrad.

BMW Adaptive Cruise Control

O BMW Adaptive Cruise Control (ACC) permite definir a velocidade de pilotagem desejada, bem como manter uma distância segura dos veículos à frente do motociclista.

Novo controle de velocidade de cruzeiro da BMW faz reduções e acelerações automaticamente para manter velocidade

Desse modo, tudo funciona a partir de um sistema eletrônico, com controles de proximidade integrados. Assim, um sensor de radar, localizado na frente da motocicleta, determina a posição do veículo usando a taxa de aceleração do objeto a frente.


Desse modo, se essa distância diminuir o ACC reduzirá automaticamente o ritmo e aumentará a longitude desejada. Além disso, a tecnologia será otimizada também para as situações em curvas, onde poderá reduzir automaticamente a velocidade, permitindo atingir uma inclinação confortável e mais segura.

Fácil de configurar

Os motociclistas poderão definir a velocidade e a distância a manter em relação aos veículos a frente com um toque de botão no guidão. A posição pode ser definida para três níveis, a partir do Dynamic Cruise Control (DCC), enquanto a velocidade pode ser configurada entre 30 e 160 km/h. Todas as configurações individuais serão visíveis no painel TFT.

Ações serão gerenciadas no painel TFT. Assim, será possível configurar o cruise control adaptativo para manter de 30 a 160 km/h

O recurso de controle de distância também pode ser desativado, para que o motociclista possa usar a dinâmica da moto por conta própria. Entretanto, ainda assim o piloto poderá usar o DCC para regular a velocidade desejada, em uma faixa de 15 a 220 km/h.


Alemãs Bosch e BMW na vanguarda da tecnologia 

O ACC foi desenvolvido em parceria com a multinacional alemã de engenharia e eletrônica Bosch. Apesar da BMW ter sido a primeira a divulgar a tecnologia, sistemas semelhantes têm sido trabalhados para adoção também em marcas como Kawasaki, KTM e Ducati.

Desse modo, vale lembrar que protótipo da Multistrada V4, da italiana Ducati, já rodava equipada com solução semelhante ao ACC. Eis uma disputa tecnológica em que quem ganha é o consumidor.

Bosch já testou ACC entre outras novidades em modelo da KTM

Nada de moto autônoma “por enquanto”

Toda esta tecnologia pode fazer os motociclistas lembraram dos sistema adotados nos carros autônomos, como os da Tesla. Entretanto, ainda não se trata de tornar possível uma moto trafegar sozinha no trânsito. Embora toda esta tecnologia venha a contribuir para uma motocicleta autônoma, no futuro, ainda não se trata disso.



Mas se este assunto está mais avançado quanto aos carros, isso não quer dizer que não existam experiências sobre as duas rodas. Ainda dentro falando da alemã, a BMW já revelou testes com uma motocicleta que andou sozinha. Assim, em 2018 a fabricante apresentou uma R 1200 GS adaptada com sistemas que a permitiram rodar sem o piloto. Já imaginou a moto indo lhe buscar para um passeio?


https://www.motonline.com.br/noticia/video-como-funciona-o-novo-cruise-control-da-bmw/

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