XRE 300 é melhor que CB 500X? Comparativo prático

A trail XRE 300 e a crossover CB 500X são motocicletas versáteis que servem tanto para viagens quanto para o uso diário que estão na cabeça de muitos brasileiros. Mas será que a XRE 300 é melhor que a CB 500x?
Andamos em uma 500X por quase 9.000 quilômetros e fizemos outra viagem de 3.000 km com a XRE para trazer a resposta. Qual é a melhor? Quem se dá bem no Off-road? E no asfalto? A diferença de potência de uma é relevante sobre a outra? Veremos.
Em uma matéria completa, buscamos comparar desde o design e sua reformulação na trail de 300 cilindradas, até o consumo e tamanho do tanque de combustível das duas, além de como cada uma se comporta na estrada e fora dela.
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XRE 300 vs CB 500X Design

Começando pelo design, a CB 500X em sua versão 2019 mantem as linhas modernas e o visual típico de uma Crossver.
Em sua última atualização o modelo passou a vir equipado com o novo escapamento, de forma mais retangular, bem mais bonito que o antigo escapamento redondo que parecia desvalorizar o visual da moto.
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A linhas dessa trail de 500 cc da Honda deixa evidente o seu apelo urbano, tanto pelo seu design quanto pelas características. Mas isso falaremos mais para frente.
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Já a XRE 300, por outro lado, passou por uma reformulação geral em seu visual. Para a versão 2019 a Honda trouxe toda uma nova roupagem para sua trail de média-baixa cilindrada.
As carenagens ficaram muito mais anguladas, agressivas e modernas. O visual a coloca alinhada com sua irmã menor de 190 cc, o que agradou alguns e desagradou a outros. O fato é que a nova XRE ficou com uma cara totalmente nova, mais atual e que reforça o seu apelo aventureiro.
O para-lama dianteira superior, ou mais conhecido como “bico de pato”, ficou mais curto e mais harmônico nessa versão. Merece destaque.
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Comparativo XRE vs CB 500X Especificações Técnicas

Nas especificações técnicas, obviamente, os números são superiores a favor da CB 500X. Pelo menos nos quesitos referente ao motor. Porém, nem tudo é vitória da “trail” de 500cc.
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Enquanto a XRE está equipada com um motor monocilíndrico com pouco mais de 291 cc que é capaz de gerar 25,4 cavalos de potência e tem 2,76 kgf.m de torque, a CB 500X possui praticamente o dobro.
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Ela vem equipada com um motor bicilíndrico de 471 cc que gera mais de 50 cavalos de potência máxima e tem pouco mais de 4,5 kgf.m de torque.
O câmbio é de 5 marchas para a XRE e de 6 para a 500x, além do tanque de combustível ser maior para a segunda, mantendo sua superioridade em relação a moto de 300 cilindradas.
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Porém, ainda falando de números, quando chegamos na parte de distância mínima do solo e suspensões, vemos que o jogo começa a definir a proposta de cada uma.
Enquanto a 500x fica a apenas 17 cm (170 mm) do chão e tem suspensão dianteira com curso de 140 mm e suspensão traseira com curso de 118 mm, a XRE 300 mostra que sua pegada é outra.
A distância mínima do solo da XRE 300 é de quase 26 cm (259 mm), enquanto o curso das suspensões é bem maior, sendo de 245 mm na dianteira e de 225 mm na traseira.
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XRE 300 vs CB 500 Pilotagem On e Off-Road

O que essa diferença na altura da moto e curso das suspensões quer dizer? Vamos explicar agora, justamente respondendo quem se dá bem no Off-Road e quem se dá bem no asfalto.
Para quem acompanha o canal MotoRede no Youtube (inscreva-se) já assistiu aos nossos vídeos colocando a CB 500x tanto no asfalto quanto na terra e também nos viu colocando a XRE 300 nas mesmas condições durante a Expedição Chuí de 3.000 km.
E a partir disso podemos afirmar que cada uma das duas motocicletas é rainha em seu terreno.
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A CB 500x, com as especificações técnicas já mencionadas como a distância do solo e suspensões mais curtas, se mostra muito boa no asfalto. Ela é fácil de fazer curvas, tem a força ideal para qualquer tipo de ultrapassagem e tem rodas que desempenham muito bem nesse tipo de piso.
Ela é uma típica Crossover, pronta para boas viagens no asfalto e pequenas incursões em estradas de chão batido. Ou seja, aqui a CB 500x é a rainha do asfalto
Mas quando falamos de Off-Road, a sua configuração não ajuda muito.
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A roda com aro em vez de raios, os pneus originais voltados para o asfalto, as suspensões mais curtas e a centralização de massa dela deixam um pouco a desejar.
Já rodamos com a 500x nas estradas de chão da rota dos cânions de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e também a caminho de cachoeiras no interior de Santa Catarina, tendo certas dificuldades para seguir tranquilo no percurso.
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Já com a XRE 300 a história foi bem diferente. Suas rodas raiadas, pneus que encaram um Off sem problemas e as suspensões de longo curso garantiram a superação de qualquer obstáculo.
Desde os 600 m de lama extrema que pegamos a caminho da Serra do Corvo Branco (percurso de estrada em obra), até a descida sinuosa da Serra do Rio do Rastro, ela se mostrou uma moto valente e pronta para qualquer desafio.
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Então definimos aqui a XRE 300 como “rainha do Off-road” nessa faixa de cilindrada. Mas não é só isso! Não é só nos percursos de terra que a trail de 300 cc da Honda se dá bem. Ela também roda muito bem no asfalto.
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Seus pneus mais “cravudos” andam com grande desenvoltura nas rodovias e não causam tanto barulho quanto os pneus de uso extremo no Off-road costumam causar, por exemplo.
Mesmo com suas especificações técnicas mais modestas dos que a da crossover de 500 cc, a XRE 300 tem motor e torque suficientes para fazer uma viagem no asfalto sem problemas.
Em momento algum faltou motor para acompanhar a CB 500x que puxava nosso grupo durante a Expedição Chuí que fizemos.
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XRE 300 vs CB 500X Ergonomia e Conforto

Dando seguimento no comparativo entre as duas, vamos falar um pouco de ergonomia e conforto. E aqui definimos assim: CB 500x mais urbana, mais esportiva; XRE 300 mais ergonômica, mais aventureira.
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Na CB 500x a posição de pilotagem é muito mais agressiva do que na XRE. Tudo já começa pela altura do assento, onde na 500x é de apenas 81,2 cm, tornando fácil colocar os dois pés no chão por qualquer tipo de piloto.
Mas a principal diferença está na posição do apoio dos pés durante a pilotagem, muito mais recuado na trail de 500 cc. Essa posição deixa o piloto em um ângulo levemente de ataque, lembrando um pouco as suas irmãs naked e esportiva.
No asfalto e para viagens um pouco mais curtas isso é perfeito, garante bastante diversão nas rodovias. Mas em viagens longas, rodando mais de 600 km em um mesmo dia, por exemplo, pode se tornar um pouco desgastante.
Mesmo assim o conforto de uma fora geral na CB 500X agrada. O banco é largo e espaçoso, os ombros vão relaxados e a bolha ajuda muito na proteção. Para a altura e peso de 1.80m e 70 quilos, foi tranquilo.
Aliás, a bolha é um ponto extra que ajuda muito nas viagens, principalmente quando enfrentamos muito vento ou chuva constante. O peito do piloto fica sempre protegido, evitando fadiga do atrito contínuo empurrando o corpo para trás.
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Já na XRE 300 a altura do assento vem se colocando como um ponto contra por alguns tipos de pilotos. Com seus 86 cm de altura em relação ao solo, acaba se tornando uma pequena dificuldade para alguns.
O fato é que essa altura do assento, associada ao curso mais longo das suspensões garantem o conforto ideal para qualquer tipo de terreno.
A posição de pilotagem em cima da moto é bem ereta, como na 500x, porém, a posição dos pés é menos recuada, garantindo assim maior relaxamento das pernas em longas viagens.
A posição também favorece a pilotagem no fora de estrada, deixando o piloto com maior controle da moto.
Mesmo sendo um pouco mais estreito que o da CB 500x, o banco da XRE 300 tem uma boa camada de espumada e não trouxe maiores problemas. Sendo em dois níveis, ele me acomodou muito bem durante os 3000 km que rodamos em 10 dias e ainda sobrou espaço.
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XRE 300 vs CB 500X Consumo de combustível e autonomia

Entrando na parte de consumo de combustível e autonomia, a briga é acirrada e a CB 500X, mesmo com motor maior e o dobro de potência, acaba se saindo melhor. Isso a gente pôde comprovar na prática.
Na parte da média de consumo, as duas ficaram praticamente iguais. Ao final da Expedição Chuí a XRE 300 registrou média de 25,6 km/l enquanto que a CB 500X ficou em 25 km/l.
Só pela diferença de potência e torque entre elas isso já seria um ponto positivo para a 500X, porém, a grande vantagem para a moto de 500 cilindradas está em sua autonomia. Com tanque maior (17,7 litros contra os 13,8 litros da XRE) a CB 500X conseguia rodar bem mais.
São cerca de 100 km a mais de autonomia, o que reduziria drasticamente as paradas para abastecimento no caso de uma viagem de CB 500x em comparação com a XRE 300.
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No quesito consumo e autonomia, vale lembrar, que a tocada do piloto conta muito.
Por exemplo, com a XRE 300 durante alguns percursos mais suaves e lentos da expedição Chuí conseguimos atingir a média de mais de 31 km/l entre um abastecimento e outro.
Isso também foi alcançado em uma viagem completa com a CB 500x, onde foi percorrido 1.000 km, sendo cerca de 850 km no asfalto e 150 km em estrada de chão batido, entre serras e rodovias, chegando a impressionante média de 30 km/l ao final da viagem.
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XRE 300 vs CB 500X Comparativo de preço

Na comparação de preço entre XRE 300 e CB 500X, a disputa fica bem distante entre elas. Aqui vamos trabalhar com o preço sugerido, pois é o oficial divulgado pela montadora, já que cada região do país aplica seu preço final direto ao cliente.
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A XRE 300 é oferecida na versão 2019 Rally pelo preço sugerido de R$ 18.971,00. Não é o preço ideal que todos gostariam mas é o preço que temos para o nosso mercado. Há também as versões Prata e Azul que saem por cerca de R$ 500 a menos.
Com esse valor, a Honda entrega uma trail de média-baixa cilindrada que atende diversos públicos. Desde os que buscam uma moto para usar no dia a dia da cidade, até aqueles que, além de usar para trabalhar, buscam um moto para viajar nos finais de semana.
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Já para quem busca uma CB 500X terá que desembolsar um valor maior. Estamos falando de 8 mil reais a mais no preço sugerido. No site oficial da Honda a versão 2019 é oferecida por R$ 26.990,00.
É uma moto de média-alta cilindrada que entrega um conjunto mais completo e bem redondo para quem busca uma moto para o asfalto. Seja nas cidades ou nas rodovias, ela entrega a combinação perfeita entre potência, torque e conforto.
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XRE 300 é melhor que CB 500X? Avaliação final

Em nossa avaliação final desse comparativo entre a XRE 300 e a CB 500X é que a trail de 300 cilindradas é a rainha do percurso misto, seja nas estradas de chão batido ou asfalto, enquanto que a CB 500X é quem comanda no asfalto.
Se você quer uma motocicleta que enfrente qualquer desafio, seja na terra ou no asfalto, te dando maior conforto, vá de XRE.
Se você quiser uma motocicleta com porte maior e acabamento refinado, que entregue bom torque e potência, além de uma tocada macia e suave nas rodovias, vá de CB 500X. Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo desse comparativo, assista:
E aí, na sua opinião, qual é a melhor das duas? A XRE 300 ou a CB500X? Deixa a sua opinião aqui embaixo nos comentários!
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XRE 300 vs CB 500X Comparativo Técnico



XRE 300 CB 500X
Motor DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada 291,6 cc 471 cc
Potência Máxima 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo

2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina)4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 5 velocidades6 velocidadesCombustível:Gasolina e/ou EtanolGasolinaTanque de Combustível13,8 litros17,7 litrosÓleo do Motor:2,0 litros3,2 litrosComprimento x Largura x Altura 2.195 x 838 x 1.215 mm2098 x 826 x 1358 mmDistância entre eixos: 1.417 mm1421 mmDistância mínima do solo: 259 mm170 mmAltura do assento: 860 mm812 mmPeso Seco: 148 kg181 kgChassiBerço Semi duploDiamond FrameSuspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 245 mmGarfo telescópico / 140 mmSuspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 225 mmPro-Link / 118 mmFreio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 256 mmA disco / 320 mmFreio Traseiro/DiâmetroA disco / 220 mmA disco / 240 mmPneu Dianteiro: 90/90 – 21120/70 – 17Pneu Traseiro: 120/80 – 18160/60 – 17


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