Nova Kawasaki Endeavor, a Ninja 300 elétrica com câmbio manual

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-04

Kawasaki Endeavor é a primeira moto elétrica da Kawasaki que usa como base a Ninja 300 e traz até câmbio manual. Modelo pode rodar até 100 km com uma carga da bateria.

Nova moto elétrica da Kawasaki foi apresentada no Salão de Milão de 2019 sem exibir detalhes técnicos, mas agora passa a ter informações divulgadas, como o exclusivo câmbio manual.
Na época chamada de EV Project, hoje a primeira motocicleta movida por um propulsor elétrico a ser fabricada pela marca japonesa se chama Kawasaki EV Endeavor e chega com uma proposta esportiva, baseada na família Ninja de 300 e 400 cilindradas.

Segundo informações de sites internacionais, o motor da nova Ninja Elétrica poderá fornecer aproximadamente 26 cavalos de potência máxima e consideráveis quilos de torque instantâneos ao primeiro toque do acelerador.

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-01c

Nova Kawasaki Ninja Elétrica com câmbio manual

A nova moto elétrica da Kawasaki apareceu de forma sutil em novembro de 2019 durante o EICMA, às sombras dos principais lançamentos da marca para aquele momento, novas Z900 e Z650, modelos movidos a combustão.

Mas aos poucos a fabricante foi divulgando detalhes de seu novo projeto movido por baterias de íon-lítio até chegar em uma das características que mais chama atenção: o modelo permitirá ao piloto trocar as marchas através de um câmbio manual de 4 velocidades.

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-02-cambio

Esse tipo de câmbio é extremamente incomum para veículos elétricos, principalmente para motocicletas. Até então foram vistos poucos modelos elétricos de apelo comercialmente aceitável que equipam tal câmbio.

Outro item interessante para a nova Ninja Elétrica é o seu sistema de transmissão. Em vez de utilizar uma correia como a maiorias dos veículos elétricos, a Kawasaki Endeavor utiliza um sistema comum em motos à combustão, com corrente, coroa e pinhão, como podemos ver nas imagens.

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-03

De uma forma geral o modelo foi projetado com um quadro semelhante aos equipados na família Ninja da marca. O destaque para seu chassi de treliça tubular é que ele foi desenvolvido para que se tenha fácil acesso ao motor, facilitando em casos de reparos.

Esse é outro diferencial, pois em outras motocicletas elétricas é comum que o motor fique em locais menos acessíveis e “escondidos” por partes plásticas.

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-04

Kawasaki Ninja Endeavor Design

Na parte visual podemos observar que o modelo usado durante os testes e produção dos vídeos oficiais da Kawasaki são basicamente uma Ninja 300 elétrica.

Acreditamos que, por se tratar de um projeto que já vinha sido desenvolvido há anos, a fabricante acaba por manter seu design dessa forma até o futuro lançamento da versão final.

Que deve seguir a linha visual das novas Ninja 400 que temos por aqui ou ZX-25R do mercado internacional.

Kawasaki-Eletrica-Endeavor-05

Ainda não existem maiores informações sobre a parte técnica do modelo. Especula-se, tendo como informações outras publicações da Kawasaki, que a nova Ninja Elétrica tenha autonomia para rodar até 100 km com uma única carga em sua bateria.

Também se acredita que a Kawasaki possa desenvolver sua primeira moto elétrica pensando nas competições, visto que seus testes e apelo esportivo estão claramente evidentes nos materiais divulgados pela fabricante.


Por enquanto não há data de lançamento oficial da nova Kawasaki Endeavor e nem se ela será uma moto de linha de produção, que será comercializada para o cliente final. E então, uma moto elétrica com câmbio manual cairia bem no Brasil?



https://www.motorede.com.br/kawasaki-endeavor-eletrica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil