Honda RC213V-S – A réplica de MotoGP para a estrada está de volta?
O regresso da réplica da MotoGP de Marc Marquez pode
acontecer em 2021. Honda estará a trabalhar numa nova RC213V-S.
As
atuais superdesportivas são motos que deixam muitos motociclistas a sonhar com
ter uma na garagem. Desenvolvidas para oferecer eficácia extrema em pista, mas
também em estrada, estas motos com mais de 200 cv contam com uma ciclística e
eletrónica extremamente evoluídas.
Mas será que há alguma moto melhor do que uma superdesportiva?
De facto existe!
Estamos a falar, claro, das hiperdesportivas. Motos que são criadas pelos
diversos fabricantes para mostrar tudo aquilo que os seus engenheiros conseguem
fazer. Motos de produção muito limitada, e que contam com o que de melhor
existe.
No segmento hipedesportivas encontramos motos como a Aprilia RSV4 X ou ainda a
RSV4 FW-GP, as diferentes Ducati Superleggera, a BMW HP4 Race, mas também a
Kawasaki Ninja H2R. Em comum, todas estas motos têm a potência superior às
superdesportivas “normais”, serem edições limitadas ou de produção reduzida, e
obrigarem os motociclistas a abrir os “cordões à bolsa” para ter uma na
garagem.
Para além destas, não podemos esquecer a Honda RC213V-S.
Apresentada em 2015 como sendo a réplica para condução em estrada da RC213V
campeã com Marc Marquez em MotoGP, a RC213V-S tornou-se num objeto de desejo,
no expoente máximo do que os engenheiros da Honda e do HRC conseguem produzir
para o comum mortal.
O seu preço? Em Portugal a Honda decidiu que a RC213V-S estaria apenas disponível
em conjunto com o “pack” Sport. Com este kit de equipamento exclusivo para uso
em pista, a RC213V-S passa dos originais 159 cv e 170 kg de peso, para uns mais
interessantes 215 cv e 160 kg.
Claro que tudo isto tinha um preço: 220 mil euros!
Produzida em número muito limitado, a Honda rapidamente esgotou a produção
desta primeira geração da RC213V-S. Mas agora, passados cinco anos, parece que
quem não teve a oportunidade de comprar uma nova (atualmente há unidades usadas
à venda por mais de 250 mil euros!) terá uma segunda oportunidade.
De acordo com a revista japonesa Young Machine, a Honda e o HRC estão a
terminar o desenvolvimento de uma nova RC213V-S.
A segunda geração desta hiperdesportiva japonesa deverá basear-se na mais
recente RC213V que Marc Marquez usará quando a temporada de 2020 de MotoGP
eventualmente começar. Isto significa que o exótico motor V4 irá ver a sua
potência máxima alcançar facilmente os 230 cv, podendo até chegar aos 240 cv.
Toda a ciclística e eletrónica vão contar com novos componentes e parâmetros.
Mas, principalmente, a aerodinâmica deverá ser igual à MotoGP da equipa de
fábrica da Honda. Tendo em conta o peso anorético, potência e ciclística do que
será a nova RC213V-S, o uso de um pacote aerodinâmico aprimorado deverá tornar
a nova hiperdesportiva japonesa numa moto fantástica.
Resta saber se, tal como na primeira geração, a nova RC213V-S também terá de
ser guardada numa garagem com condições ambiente extremamente controladas.
Relembramos que a Honda exigia aos clientes que compraram a RC213V-S que a moto
ficasse guardada num local protegido, principalmente ao nível da humidade. O
quadro em alumínio da RC213V-S, tal como as motos de competição, não conta com
tratamento anodizado para proteger de humidade e raios solares.
A confirmar-se que este projeto existe e que em 2021 teremos uma segunda
geração da RC213V-S, a Honda está a conseguir fazer todo o desenvolvimento
desta MotoGP homologada para estrada em absoluto segredo. Tal como em 2015, a
marca japonesa pretende deixar o mundo das duas rodas surpreendido.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/49209-honda-rc213v-s-a-replica-de-motogp-para-a-estrada-esta-de-volta/
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