YAMAHA MT-09 2020 - Teste
Nakeds
e mais nakeds! Esse segmento tem apresentado um crescimento importante
na última década, e o mercado nacional tem sido invadido com muitos
lançamentos dessa categoria. Dessa vez a Yamaha decidiu disponibilizar a
nova versão do sucesso MT-09. Apesar de chegar com dois anos de atraso,
já que ela havia sido apresentada no Salão de Milão, a EICMA, em 2017,
com certeza valeu a espera, pois ela trouxe modificações visuais e
novidades eletrônicas, tornando melhor o que já era bom.
Só para
recordar, este foi o primeiro modelo da marca com motor de três
cilindros (850 cc), introduzindo o conceito Dark Side of Japan, e não
demorou para se tornar um sucesso de vendas em todo o planeta, inclusive
no Brasil, com seu estilo moderno e de grande desempenho.
Mas
ela precisava de renovação, e foi exatamente isso que a marca decidiu
fazer. No visual, ganhou um conjunto óptico que lembra o da MT-10,
modelo que ainda não é comercializado no mercado nacional. E também
novidades eletrônicas, como quick shifter e controle de tração.
Analisando
melhor as mudanças, começamos com a aparência. Recebeu um novo conjunto
óptico, com dois faróis (antes era único), com quatro LEDs e dupla luz
de presença; nova lanterna, com efeito 3D, com LEDs; para-lama traseiro
redesenhado; novo suporte da placa, unilateral, fixado diretamente na
balança; tomadas de ar maiores, junto ao tanque de combustível; aletas
do radiador, que recebem os piscas dianteiros (antes os piscas eram
fixados no farol); e novo assento, mais anatômico e com a parte traseira
mais longa, para oferecer maior conforto ao passageiro.
Outro
item que chama a atenção é o painel de instrumentos, totalmente digital
e com novo posicionamento, mais para a direita, para melhor
visualização. Entre as informações disponibilizadas: indicador de
marcha, conta-giros, nível de combustível, modo de potência selecionado,
consumo de combustível instantâneo e médio, hodômetro total e parcial,
contagem regressiva de quilômetros em “reserva”, temperatura ambiente e
do motor e luzes de funcionamento dos sistemas quick shift e controle de
tração, entre outros.
A MT apresenta chassi leve de alumínio,
compacto e com excelente geometria, baixo peso total (193 kg) e boa
concentração de massas, concentradas na parte de baixo da motocicleta,
que juntos tornam a pilotagem mais ágil. As suspensões receberam
refinamentos, sendo o garfo invertido com as funções de compressão e
retorno separadas – o amortecedor traseiro pode ser ajustado em retorno e
pré-carga da mola. O sistema de freios apresenta ABS, com discos
flutuantes de 298 mm de diâmetro e pinças radiais de quatro pistões na
dianteira, e disco traseiro de 245 mm.
Na motorização, a nova
MT-09 traz novidades como o controle de tração em duas opções – e pode
ser desligado –, que controla a entrega de torque do motor para a roda
traseira, para não perder a tração nas acelerações bruscas ou em
momentos de baixa aderência; e sistema quick shift, com subidas de
marcha sem uso da embreagem, esta do tipo deslizante e assistida, que
permite reduções de marchas mais bruscas sem risco do travamento da roda
traseira e deixa o acionamento da manete (20%) mais leve.
Ainda
sobre o tricilíndrico de 847 cilindradas, ele apresenta dois comandos no
cabeçote (DOHC), quatro válvulas por cilindro, do tipo CP3,
correspondente a Crossplane 3, o mesmo empregado na Yamaha YZF-M1 da
equipe oficial na MotoGP, que reduz a vibração e oferece entrega linear
de torque e potência. O sistema de injeção eletrônica é inovador, com o
combustível sendo injetado na câmara de combustão como um “spray
micrométrico”, através de doze orifícios instalados em cada um dos três
bicos injetores. Fazendo jus ao nome MT (Master of Torque) o propulsor
entrega torque massivo de 8,92 kgfm a 8.500 rpm e potência máxima de 115
cv a 10.000 rpm.
Na
eletrônica, o sistema D-Mode apresenta três diferentes formas de
respostas do acelerador (Standard, A e B), de acordo com o estilo de
pilotagem do piloto ou condição do terreno. No Standard, o torque é
firme e contínuo em baixa e alta rotações; o modo A oferece respostas
mais rápidas do motor; e na última opção, as respostas são mais
moderadas. A MT-09 também possui o YCC-T (Yamaha Chip
Controlled-Throttle), acelerador eletrônico que informa a ECU o quanto
de combustível deve ser
injetado.
A nova versão da MT-09, é oferecida nas cores Matt
Black (preto fosco), Racing Blue (azul) e Night Fluo (cinza sólido),
todos com o preço sugerido de 43.990 reais (base no Estado de São
Paulo). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
COMPORTAMENTO
- Desde o lançamento que a MT-09 chamou a atenção do público. Primeiro,
pelo motor de três cilindros, inédito para a marca, e também pelo
visual moderno e único. Mas o tempo passou e a fábrica decidiu
reestilizar seu sucesso de vendas, tornando-a mais agressiva,
principalmente com o novo conjunto óptico. Alguns podem até estranhar no
primeiro contato, afinal de contas tem-se a impressão dele estar
posicionado muito para baixo. Mas foi justamente essa aparência que foi
pretendida. Os piscas, que poderiam ser menores, estão fixados nas novas
aletas do radiador. E a traseira também ficou mais bonita e curta, com o
suporte da placa dando um ar de modernidade, apesar do cabo da placa
ficar um pouco aparente.
Ao
sentar na motocicleta, percebe-se que ela está mais estreita, como o
banco, principalmente do piloto. O novo posicionamento deixa as pernas
bem encaixadas no tanque de combustível. E com o guidão mais baixo, o
condutor fica um pouco inclinado para a frente. Num primeiro instante,
isso chega a ser intimidador, pois com o farol baixo e o painel de
instrumentos posicionado para o lado, parece não existir a frente. Mas
logo você se acostuma com a situação e percebe o motivo é tornar o
posicionamento mais esportivo. Também chama a atenção o novo silencioso,
compacto e com traços mais modernos. Na realidade, a MT-09 é muito
compacta.
Ao dar a partida, você sente a força do motor, com
respostas rápidas. Logo você começa a se acostumar com a sonorização,
que lembra uma pequena turbina de um jato. A entrega de potência é
progressiva, mas tudo acontece rápido, sinalizando toda a esportividade
desta naked diferenciada. É possível conduzi-la em baixas rotações,
devido ao ótimo torque, e se comporta bem no trânsito pesado de uma
metrópole como a capital paulista. Recomendamos cautela para os pilotos
iniciantes nas primeiras voltas, para se acostumar com o comportamento
do motor, pois tudo fica muito rápido de média para as altas rotações.
Depois de se acostumar com o seu comportamento, a diversão e a emoção
estão garantidas.
Nem
precisaria comentar sobre a maneabilidade, pois a nova MT-09 é leve,
bem ágil e fácil de conduzir. A pilotagem é emocionante e você coloca
esta Yamaha em qualquer lugar. Fazer curva com ela, então, é prazeroso e
seguro. As suspensões firmes contribuem nas entradas e saídas de curva,
se saindo bem mesmo nas mais fechadas e com rápida mudança de direção. O
acionamento da embreagem é macio, graças ao novo sistema de
assistência, e as mudanças de marcha são precisas e suaves.
A
eletrônica também contribui no desempenho da motocicleta. O quick shift
nas subidas de marcha é um outro ponto positivo, assim como o controle
de tração, com diferença sensível entre os dois níveis – e os mais
experientes podem desligar o controle de tração para tornar a pilotagem
ainda mais esportiva. Rapidamente você vai se sentir um piloto de pista,
pois ela oferece muita dirigibilidade, e certamente os mais experientes
irão se divertir muito com a tocada dessa nova versão da MT.
Os
freios são eficientes e passam muito confiança nas frenagens, mesmo as
mais bruscas, apenas o acionamento do dianteiro poderia ser um pouco
mais "macio", dando um melhor retorno ao piloto. Mas eles cumprem bem o
seu papel e oferecem segurança para parar essa motocicleta compacta e
rápida. Para finalizar, levei um tempo para me acostumar com a posição
do painel de instrumentos, afinal de contas, estamos acostumados com ele
instalado no centro do guidão. Tudo bem, é uma questão de se adaptar a
modernidade.
Resumindo, a Yamaha realizou alterações
significativas na nova motocicleta. Inegável que o visual ficou mais
agressivo, apesar de alguns demorarem para se acostumar com o novo
conjunto óptico, assim como o novo suporte da placa – alguns ainda
preferem o posicionamento embaixo da rabeta. Mas pilotar a nova MT-09 é
empolgante e muito divertido, e com certeza ela vai conquistar mais fãs,
principalmente aqueles que gostam de uma pilotagem mais esportiva.
ESPECIFICAÇÕES
Motor: tricilíndrico, 12V, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 847 cc
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: 6 velocidades
Chassi: tipo diamante, em alumínio
Distância do assento: 820 mm
Suspensão dianteira: invertida, 41 mm de diâmetro, 137 mm de curso, totalmente ajustável
Suspensão traseira: monoamortecedor, 130 mm de curso, ajuste de retorno e pré-carga
Freio dianteiro: disco duplo, 298 mm de diâmetro, ABS
Freio traseiro: disco, 245 mm de diâmetro, ABS
Potência: 115 cv a 10.000 rpm
Torque: 8,92 kgfm a 8.500 rpm
Tanque: 14 L
Peso (total): 193 kg
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