Gigante indiana Bajaj entrará no Brasil com baixa cilindrada
Fabricante terá subsidiária brasileira com linha de montagem em Manaus (AM)
A indiana Bajaj prepara uma ofensiva no mercado brasileiro de baixa cilindrada. Quarta maior fabricante da Índia, com 2,5 milhões de unidades vendidas no último ano, já começou a estruturação da subsidiária brasileira.
Para isso, contratou o agora ex-diretor geral da Harley-Davidson para América Latina, Waldyr Ferreira. A implantação da subsidiária brasileira ainda está nos estágios iniciais, mas os planos são ambiciosos e incluem uma planta para montagem de unidades com benefícios fiscais em Manaus (AM).
Na Índia, a linha de modelos se concentra em motores de 1 cilindro de 100cc a 400cc, nas categorias utilitária, custom, naked e esportiva. A Bajaj é a maior exportadora de motos do país asiático, com cerca de 2 milhões de unidades anuais, das quais 15% se destina a países da América Latina.
Também produz na Índia os modelos da KTM abaixo de 400cc vendidos ao redor do mundo, e detém 48% de participação societária da empresa austríaca. Nos próximos meses iniciará a produção da Triumph Trident, de baixa cilindrada, para exportação e vendas locais.
O mercado indiano é de cerca de 20 milhões de unidades anuais, liderado por Honda e Hero. Outras fabricantes indianas já estão no Brasil, como a Royal Enfield, que atualmente importa unidades e já planeja a montagem em Manaus, e a TVS, representada e montada no país pela Dafra. A TVS também produz as BMW de baixa cilindrada.
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