A Lei das 125cc foi
uma oportunidade para muitos portugueses descobrirem os prazeres das duas
rodas. Uns adotaram a praticidades das scooters, mas outros, mais imbuídos do
verdadeiro espírito motociclista, a sonharem com a possibilidade de um dia
poderem vir a conduzir motos de alta cilindrada, preferem as 125cc com caixa de
velocidades para resolverem os seus problemas de mobilidade
As 125cc de caixa são veículos que proporcionam elevada
mobilidade a par com uma condução mais entusiasmante, garantida por uma
ciclística normalmente mais competente, que permite ritmos mais interessantes.
À semelhança das scooters “aceleras”, as 125 de caixa também podem ser
conduzidas pelos titulares de carta de condução B (automóveis ligeiros) desde
que tenham mais de 25 anos de idade.
No nosso mercado a oferta destes modelos é grande, havendo soluções para todos
os gostos e carteiras. Por isso, aqui no Andar de Moto, preparámos uma amostra
de mercado com os últimos testes que fizemos a motos deste segmento.
Uma oferta diversificada, com modelos de vários estilos, uns mais retro, outros
mais desportivos, outros mais polivalentes, mas com um denominador comum:
economia de tempo, dinheiro e combustível.
As 125 não pagam selo, os seguros são mais em conta, o consumo de combustível é
quase residual, as manutenções são mais baratas e até estão menos sujeitas a
ser apanhadas pelos radares. Precisa de mais desculpas para ir andar de moto?
Aprilia SX 125
Preço – 3.924€
Potência – 15 cv
Peso – 134 kg
Se há motos que nos transportam para o tempo da nossa juventude, a Aprilia SX
125 é uma delas! Esta italiana cumpre com os requisitos das supermoto mais
desportivas. O seu motor monocilíndrico atinge o máximo dos 15 cv e por isso a
SX 125 apresenta-se como uma moto bem agressiva e divertida de conduzir.
O conforto não é a sua mais-valia, mas a agilidade que mostra nas trocas de
direção é garantia de excelentes momentos aos seus comandos. É muito ágil,
perfeita para enfrentar o trânsito compacto, e apenas o assento alto poderá
causar alguns problemas a condutores de estatura mais baixa. E o descanso lateral
que parece ter vida própria.
Por outro lado, o condutor vai sentado mais alto, o que permite visualizar mais
facilmente a estrada à sua frente, principalmente no meio do trânsito.
Leia também - Teste Aprilia SX 125: Regresso à juventude
FB Mondial Pagani 1948
Preço – 3.995€
Potência – 13,4 cv
Peso – 133 kg
A Pagani 1948 é uma desportiva acessível, que aposta tudo na sua imagem
marcadamente retro. Uma homenagem muito interessante da renascida FB Mondial ao
seu antigo piloto Nello Pagani, o primeiro campeão do mundo de 125 cc.
As suas carenagens esculpidas e a fazer lembrar as motos de competição mais
clássicas, tornam a Pagani 1948 numa das motos 125 cc mais bonitas e
visualmente impactantes disponíveis no mercado nacional. Com uma posição de
típica desportiva, com avanços bastante baixos, esta não é uma moto para quem
pretende uma moto confortável para fazer muitos quilómetros.
Esta FB Mondial é moto para desafiar uma estrada de curvas e apreciar o equilíbrio
da sua ciclística. Convém ter em atenção que os pneus de série, CST Maxsport,
não garantem grande aderência.
Leia também - Teste FB Mondial Pagani 1948: Alma de campeã
FK Motors Streetfighter 125
Preço – 2.699€
Potência – 10,6 cv
Peso – 138 kg
As naked desportivas e modernas estão na moda, e a FK Motors Streetfighter 125
encaixa perfeitamente na procura dos motociclistas portugueses por este tipo de
motos. Com um design moderno e agressivo, o motor monocilíndrico disponibiliza
uma potência pouco acima dos 10 cv e uma performance que não desilude.
A FK Motors garante que a Streetfighter 125 consegue consumos médios de apenas
2,3 litros! A ciclística merece destaque pelo comportamento das suspensões, já
que a forquilha invertida com 37mm de diâmetro e o mono-amortecedor traseiro,
com dois estágios, ambos com uma afinação desportiva, apresentam um
comportamento dinâmico honesto a par com um conforto razoável.
Conta com iluminação integral em LED e painel de instrumentos que incorpora
Bluetooth para ligação a um smartphone.
FK Motors Street Scrambler 125
Preço – 2.799€
Potência – 10,6 cv
Peso – 138 kg
Uma cada vez maior procura de motociclos que não necessitam de carta de
condução de moto, faz surgir no mercado novos modelos, alguns de novas marcas,
que trazem para este segmento novos estilos mas com a funcionalidade que se
pretende de uma 125cc.
É o caso da Street Scrambler. Trata-se de uma moto revivalista que apresenta
uma estética de linhas simples, com inspiração retro, contrastante com
pormenores tecnológicos atuais, como por exemplo o assento em “cabedal” castanho,
decorado com pespontos, e a iluminação integral em LED, com destaque para o
farol de design exclusivo, que se mostra bastante eficaz.
Esta moto está equipada com um motor genérico, de fabrico asiático com
inspiração nipónica, capaz de debitar até 10,6 cv a partir de um binário de 9,6
Nm registado às 7.000rpm.
Leia também - Teste FK Motors Street Scrambler 125: Estilo e função
Honda CB125R
Preço – 4.450€
Potência – 13 cv
Peso – 126 kg
As novas gerações de motociclistas têm cada vez mais pretextos para abraçar o
mundo das motos. E esta Honda de inspiração “Neo Sports Café” é, sem dúvida, um
deles!
Esta Honda CB125R, além de ser um exercício de estilo muito bem conseguido, é
uma excelente solução de mobilidade para “miúdos e graúdos de todos os sexos”. A
sua qualidade de construção é irrepreensível a todos os níveis.
Os acabamentos são perfeitos e cuidados, a ergonomia é excelente mesmo para
alguém de tamanho XL, com uma posição de condução elevada e muito espaço, sendo
que o conforto é referencial e o comportamento dinâmico revela-se superior à
média da sua classe.
A CB125R é mais do que uma 125cc. É um veículo urbano de alta mobilidade,
confortável, seguro e com um inquestionável estilo moderno elegante e
apelativo.
Leia também - Teste Honda CB125R: Mais do que uma 125
Kawasaki Z125
Preço – 4.990€
Potência – 15 cv
Peso – 146 kg
Uma moto urbana cheia de garra, que faz juz aos pergaminhos da marca de Akashi,
perfeita para as corridas do dia-a-dia.
Com linhas muito bem conseguidas com recurso ao design Sugomi, uma
característica típica das Kawasaki inspirada na agilidade felina, e acabamentos
de elevada qualidade, esta naked Z125 conta também com um desempenho dinâmico
muito interessante, que contribui para um grande prazer de condução.
A ergonomia bastante cuidada garante uma posição de condução elevada que se
revelou bastante confortável e reativa. O condutor, mesmo se for de estatura
mais alta, encontra espaço suficiente para não se sentir acanhado em nenhuma
situação, enquanto a suspensão proporciona um conforto bastante aceitável.
Leia também - Teste Kawasaki Z125: Mobilidade irrequieta
MUTT Motorcycles Hilts 125 / Mongrel 125
Preço – 3.500€ / 3.300€
Potência – 12 cv
Peso – 105 kg
São rafeiras de nome, mas encerram o espírito das nobres linhagens de motos
inglesas, com um estilo e uma mobilidade de grande nível. Andar de moto é uma
das melhores formas de chegar rápido a qualquer lugar. Sobretudo em percursos
urbanos.
Mas porque a mobilidade é também uma afirmação de estilo, a Mutt desenvolveu
modelos específicos para quem tem gostos requintados.
É o caso destas duas motos que tivemos oportunidade de testar: a Mongrel, a
versão mais básica, e a Hilts, a versão “Scrambler”, ambas com 125cc de
cilindrada, e por isso passíveis de ser conduzidas por quem tem apenas carta de
condução de automóvel. O seu estilo não passa despercebido no trânsito, e a
facilidade com que se deixam conduzir é quase impressionante. A simplicidade é
o mote. Café Racer ou Scrambler? Você é que escolhe!
Suzuki GSX-R125A
Preço – 4.499€
Potência – 15 cv
Peso – 135 kg
A Suzuki finalmente entrou no segmento das desportivas 125 cc. A GSX-R125 pode
ser pequena de dimensões, mas a verdade é que esta pequena e compacta japonesa
revela grandes ambições!
Comercializada em Portugal com um preço extremamente competitivo para o seu
segmento, a mais pequena das GSX-R apresenta argumentos relevantes. O motor
monocilíndrico é um festival de rotações, e os 15 cv, o limite por causa da
carta B, mostram-se fortes a todos os regimes.
Com uma ciclística que permite inclusivamente passar largos momentos de
diversão em kartódromos, a GSX-R125 conta ainda com sistema de ignição
“keyless”. Não é fácil encontrar defeitos nesta pequena desportiva da Suzuki. A
relação qualidade / preço é quase imbatível, e o seu comportamento dinâmico
fazem com que seja uma das melhores propostas do segmento.
Leia também - Teste Suzuki GSX-R125A: Pequena de dimensões, grande de ambições
Suzuki GSX-S125A
Preço – 3.999€
Potência – 15 cv
Peso – 133 kg
Baseando-se na desportiva GSX-R125, esta pequena naked GSX-S125 surpreende pelo
comportamento muito equilibrado. Uma arma perfeita para uma utilização
citadina! A naked GSX-S125 tem como objetivo conquistar a preferência do
motociclista mais urbano, que necessita de uma moto fácil e confortável.
Tem uma base sólida e equilibrada em termos de motor e ciclística. O quadro
dupla trave, fabricado em alumínio, recebe o motor monocilíndrico de 124,4 cc
como elemento de reforço estrutural, e conta com uma rigidez otimizada para
aguentar uma condução mais agressiva.
Com tão pouco peso, manobrar a GSX-S125 é extremamente fácil, mesmo para
condutores menos experientes, e usufruindo de uma excelente brecagem “cortar”
pelo meio do trânsito não é problema. E a travagem conta com um eficaz sistema
de ABS.
Leia também - Teste Suzuki GSX-S125A: Uma excelente utilitária
SWM Varez 125
Preço – 4.350€
Potência – 15 cv
Peso – 132 kg
A chegada da Varez marca a entrada da histórica marca italiana no segmento
naked desportivas 125 cc. Motor “Bialbero”, quadro em treliça e componentes de
marcas reconhecidas fazem desta SWM uma boa surpresa.
A Varez 125 tem a beleza, a qualidade de construção, os componentes de
qualidade reconhecida. É uma “oitavo de litro” que se mostra divertida de
explorar, com um motor vitaminado capaz de enfrentar sem problemas estradas
mais abertas.
A travagem peca por ser pouco potente e pelo facto de não ter ABS. Mas com um
chassis tão bem afinado, a SWM está de parabéns pois a Varez 125 tem
praticamente tudo aquilo que podemos pedir numa moto deste segmento,
particularmente numa moto para ser usada todos os dias em cidade, mas que não
se nega a algumas brincadeiras numa estrada de curvas.
Leia também - Teste SWM Varez 125: Tradição italiana
SYM NH-X 125
Preço – 2.399€
Potência – 10,1 cv
Peso – 143 kg
Mais conhecida pelas suas scooters, a SYM está de regresso às motos 125 cc. A
NH-X 125 é uma naked roadster confortável e que tem no preço o seu maior
trunfo. O motor monocilíndrico precisa de ser espicaçado para mostrar a sua
força, mas depois de perceber como funciona, é um motor muito interessante de
explorar.
Os acabamentos podem não ser impecáveis, o motor e chassis podem não ser de
última geração. Mas é um facto que a NH-X 125 cumpre com o necessário, pode
tornar-se divertida assim que aprendemos a explorar a gama de rotações em que o
motor é mais eficiente, e acima de tudo é extremamente confortável, o que
permite uma utilização diária.
Não será fácil encontrar uma moto 125 cc que consiga oferecer o que a NH-X
oferece e apresentar um PVP tão reduzido: 2.399€!
https://www.andardemoto.pt/moto-news/51295-especial-dossier-motos-125-cc-de-caixa/
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