Conversas à beira da Estrada #3 - Entrevista Carmona Rodrigues
Para esta entrevista, Carmona Rodrigues fez
questão de se fazer acompanhar por uma das suas motos de estimação: uma
extremamente competente e fiável Vespa ET2- 50, com “apenas” 20 anos de
uso. Uma scooter que pela praticidade, fiabilidade e facilidade de
condução, tem sido meio de transporte de vários membros da sua família
ao longo dos anos e que, actualmente e ainda em excelente estado de
conservação, o acompanha no seu dia-a-dia pelas ruas de Lisboa.
Para
o acompanhar, o nosso jornalista Rogério Carmo teve a oportunidade de
ter um primeiro contacto com a novíssima Vespa GTS 300 Super Racing
Sixties, uma scooter cheia de estilo, com uma estética bem conseguida,
inspirada na história do motociclismo europeu, mas dotada de um
comportamento dinâmico e níveis de segurança activa exemplares, para um
veículo destinado sobretudo a uma utilização urbana.
Nesta animada e interessante conversa,
Carmona Rodrigues contou-nos como se converteu ao mundo das motos e como
se manteve um orgulhoso motociclista ao longo da vida, mesmo quando
ocupou cargos políticos de relevância.
Apaixonado por mecânica,
foi com as suas próprias mãos que recuperou uma das joias da sua
coleção, uma raríssima Aermacchi Harley-Davidson Ala Verde 250, dos anos
60, com a qual chegou a participar em diversas provas desportivas. É
proprietário de diversos outros modelos, incluindo a moto que, aos 15
anos, lhe foi oferecida pelo pai, uma Vespa 50S.
Contou-nos
como a experiência de andar de moto diariamente, desde muito jovem, foi
importante para a sua aprendizagem, e como isso lhe rendeu imenso tempo
livre para desenvolver outras actividades além do curso, e falou-nos
sobre algumas das motos da sua coleção.
Aproveitando a sua experiência política em termos de transportes, questionámos o professor sobre diversos temas relativos à mobilidade urbana, como as restrições de trânsito nos centros urbanos, as portagens para as motos, os rails, os pilaretes, as pinturas no piso, o mau estado das vias, o estacionamento das motos e a sua circulação nos corredores BUS.
Nesta
conversa, explica-nos porque é que as nossas ruas e estradas se
apresentam tão degradadas, porque é que não existe ainda uma classe zero
de portagens para as motos, ou ainda porque, em certos municípios,
encontramos à beira das rodovias verdadeiras aberrações em termos de
segurança, tanto para os motociclistas como para os demais veículos.
Sempre consciente de que as motos são uma
solução extremamente eficaz para combater o trânsito, Carmona Rodrigues
considera que faz falta uma política mais abrangente de planeamento
urbano que, em primeiro lugar, passa por evitar que as pessoas que vivem
fora dos centros urbanos, se tenham que aí deslocar regularmente, seja
porque razão for.
Reconhece que os automóveis não são, de forma
alguma, uma solução de mobilidade urbana, pelo que há que proporcionar
alternativas que passam, em primeiro lugar, por uma rede de transportes
públicos eficaz e com maior qualidade, e desincentivar a entrada de
automóveis nas cidades, reduzindo drasticamente a capacidade de
estacionamento.
Pode ver abaixo a entrevista integral publicada no canal de YouTube do Andar de Moto:Conversas à Beira da Estrada com Carmona Rodrigues (T1 Ep3)
Não perca, no mesmo episódio, a recomendação da Bridgestone sobre os pneus carecas, nem a rúbrica 10 rapidinhas em que Carmona Rodrigues responde a 10 perguntas à queima-roupa!
https://www.andardemoto.pt/moto-news/50686-conversas-a-beira-da-estrada-3-entrevista-carmona-rodrigues/
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