Conversas à beira da Estrada #3 - Entrevista Carmona Rodrigues


Para esta entrevista, Carmona Rodrigues fez questão de se fazer acompanhar por uma das suas motos de estimação: uma extremamente competente e fiável Vespa ET2- 50, com “apenas” 20 anos de uso. Uma scooter que pela praticidade, fiabilidade e facilidade de condução, tem sido meio de transporte de vários membros da sua família ao longo dos anos e que, actualmente e ainda em excelente estado de conservação, o acompanha no seu dia-a-dia pelas ruas de Lisboa.


Para o acompanhar, o nosso jornalista Rogério Carmo teve a oportunidade de ter um primeiro contacto com a novíssima Vespa GTS 300 Super Racing Sixties, uma scooter cheia de estilo, com uma estética bem conseguida, inspirada na história do motociclismo europeu, mas dotada de um comportamento dinâmico e níveis de segurança activa exemplares, para um veículo destinado sobretudo a uma utilização urbana.


Nesta animada e interessante conversa, Carmona Rodrigues contou-nos como se converteu ao mundo das motos e como se manteve um orgulhoso motociclista ao longo da vida, mesmo quando ocupou cargos políticos de relevância. 

Apaixonado por mecânica, foi com as suas próprias mãos que recuperou uma das joias da sua coleção, uma raríssima Aermacchi Harley-Davidson Ala Verde 250, dos anos 60, com a qual chegou a participar em diversas provas desportivas. É proprietário de diversos outros modelos, incluindo a moto que, aos 15 anos, lhe foi oferecida pelo pai, uma Vespa 50S.
  
Contou-nos como a experiência de andar de moto diariamente, desde muito jovem, foi importante para a sua aprendizagem, e como isso lhe rendeu imenso tempo livre para desenvolver outras actividades além do curso, e falou-nos sobre algumas das motos da sua coleção.

Aproveitando a sua experiência política em termos de transportes, questionámos o professor sobre diversos temas relativos à mobilidade urbana, como as restrições de trânsito nos centros urbanos, as portagens para as motos, os rails, os pilaretes, as pinturas no piso, o mau estado das vias, o estacionamento das motos e a sua circulação nos corredores BUS.

Nesta conversa, explica-nos porque é que as nossas ruas e estradas se apresentam tão degradadas, porque é que não existe ainda uma classe zero de portagens para as motos, ou ainda porque, em certos municípios, encontramos à beira das rodovias verdadeiras aberrações em termos de segurança, tanto para os motociclistas como para os demais veículos.

Sempre consciente de que as motos são uma solução extremamente eficaz para combater o trânsito, Carmona Rodrigues considera que faz falta uma política mais abrangente de planeamento urbano que, em primeiro lugar, passa por evitar que as pessoas que vivem fora dos centros urbanos, se tenham que aí deslocar regularmente, seja porque razão for. 

Reconhece que os automóveis não são, de forma alguma, uma solução de mobilidade urbana, pelo que há que proporcionar alternativas que passam, em primeiro lugar, por uma rede de transportes públicos eficaz e com maior qualidade, e desincentivar a entrada de automóveis nas cidades, reduzindo drasticamente a capacidade de estacionamento.

Pode ver abaixo a entrevista integral publicada no canal de YouTube do Andar de Moto:Conversas à Beira da Estrada com Carmona Rodrigues (T1 Ep3)

Não perca, no mesmo episódio, a recomendação da Bridgestone sobre os pneus carecas, nem a rúbrica 10 rapidinhas em que Carmona Rodrigues responde a 10 perguntas à queima-roupa!






https://www.andardemoto.pt/moto-news/50686-conversas-a-beira-da-estrada-3-entrevista-carmona-rodrigues/

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