Triumph anuncia projeto Women For The Ride
Iniciativa gerou um comitê feminino dentro da empresa com o objetivo de desenvolver ações focadas em aproximar a marca da mulher. Karina Simões, jornalista e influencer digital, passa a ser embaixadora.
A Triumph está lançando uma iniciativa inédita no
Brasil para se aproximar do público feminino, incluindo motociclistas,
garupas e apaixonadas por motos. A ideia nasceu a partir de conversas
informais entre as colaboradoras da empresa, que identificaram um
crescimento acelerado de mulheres interessadas no motociclismo. Com o
empoderamento feminino em mente, elas propuseram um projeto dedicado ao
universo feminino e tocado exclusivamente pelas colaboradoras da
montadora. A Triumph aceitou o desafio e a ideia virou
um projeto ambicioso e pioneiro, denominado “Women For The Ride”,
definido pelas colaboradoras.
De fato, os números mostram um avanço incrível na quantidade de mulheres
motociclistas no País. Segundo dados oficiais do Denatran, o número de
mulheres portadoras de CNH da categoria A (para motociclistas) subiu de 4
milhões em 2011 para mais de 7,5 milhões em 2019, o que representa uma
elevação de 89%. Além dessas milhões de motociclistas femininas, há
muitas mulheres que são garupas e também são apaixonadas pelo mundo das
duas rodas – elas também integram o público-alvo da Triumph com essa ação.
“O
empoderamento feminino é uma pauta crescente e necessária em vários
segmentos. Com o motociclismo não seria diferente. Somos milhões de
mulheres motociclistas no Brasil e, aqui na Triumph, percebemos
a necessidade de falar diretamente com elas. Foi, então, criado um
Comitê Feminino dentro da empresa para dar força e reunir diferentes
experiências vividas no motociclismo”, afirma a motociclista Luana
Michelucci, que trabalha no Marketing da Triumph e integra o Comitê Feminino recém-criado.
O
Comitê Feminino definiu três pilares fundamentais para o sucesso do
projeto: “Produto”, “Social” e “Experiências e Treinamentos”. A partir
dessa base, e após consultas a outras fontes femininas, começaram a ser
desenhadas as primeiras iniciativas direcionadas ao público feminino e
também foi definido o lema principal do projeto: ”Despidos de matéria
somos todos iguais”, que faz alusão à personagem Catrina, com origem na
cultura mexicana, que é representada pelo esqueleto de uma mulher.
A partir daí, o Comitê Feminino ganhou mais uma integrante: Evelyn Lima, responsável pelo marketing do Triumph Riding Experience (TRX), o braço de experiências da marcaTriumph no
Brasil. “O projeto veio de encontro a uma necessidade que tínhamos
identificado aqui dentro do TRX e que já tínhamos recebido como
solicitação. As mulheres buscavam uma oportunidade de se divertirem com a
motocicleta junto de um público basicamente feminino”, diz ela. Por
isso, dentro do pilar “Experiências e Treinamentos”, o projeto “Women
for the Ride”, em conjunto com o TRX, está programando passeios e cursos
exclusivos para o universo feminino.
“Para outubro, já temos programadas turmas exclusivas para mulheres dos
cursos de pilotagem “On-Road 1” e “On-Road 2”, complementa Evelyn. As
inscrições serão abertas nos próximos dias. O programa desses cursos
atende todos os níveis de conhecimento de pilotagem e tem por objetivo
dar segurança às motociclistas para utilizarem suas motos com segurança
no dia a dia. Além disso, também serão realizados treinamentos especiais
(cursos e workshops) com motocicletas Triumph com a participação de mecânicas mulheres.
No
pilar “Produto”, o time feminino sugeriu a criação de uma moto
personalizada para marcar a criação do programa. Assim, foi escolhido o
artista Samuel Lenzi (especialista em “lettering”), que já desenvolveu
trabalhos para a Triumph, para personalizar a clássica
Street Twin, campeã de venda do seu segmento, que é perfeita para o dia a
dia na cidade e também para momentos de lazer e viagens. Foi criada a
seguinte promoção: as mulheres que comprarem uma Street Twin em agosto e
setembro vão ganhar a customização da moto com o logo “Women For The
Ride” – a personalização será feita com adesivo para facilitar uma
futura venda da moto.
O time do Comitê Feminino também ganhou um “uniforme”, que inclui
camiseta, jaqueta de pilotagem Andorra e botton, todos com o logo “Women
For The Ride”. “Um dos próximos passos será engajar e envolver as
representantes da marca em nossas Concessionárias, para criar um fluxo
de comunicação de mulher para mulher, da equipe Triumph para
as motociclistas. Há um grande número de mulheres ansiosas por fazer
parte do projeto, elas estão cheias de idéias”, aponta Sara Sobral, que
trabalha no departamento de Pós-Vendas da empresa e é outra integrante
do Comitê Feminino.
Para reforçar esta estratégia, a Triumph trouxe a
jornalista especializada e influenciadora digital Karina Simões para ser
Embaixadora da empresa no Brasil. É a primeira mulher a ocupar essa
posição na Triumph no País e um dos seus desafios será contribuir para aproximar a marca das mulheres motociclistas. Como Embaixadora da Triumph, Karina
estará presente em momentos especiais, como lançamentos, testes,
passeios de motos e eventos especialmente criados para o público
feminino. Como parte do projeto, a Triumph pretende
nomear mais duas “Triumph Official Riders”, uma para a linha Adventure e
outra para o segmento de Clássicas. Alguns nomes já estão sendo
pesquisados. Além disso, em uma próxima etapa, a Triumph espera
nomear as chamadas “Triumph Official Riders Regionais”, motociclistas
que tenham o interesse de fazer parte do projeto e desenvolver as
atividades regionais para o universo feminino.
“É um projeto
grande, com muitas possibilidades. É uma iniciativa de inclusão, de
empoderamento feminino e união. Não queremos nenhum tipo de separação
entre grupos de motociclistas mulheres. O projeto está sendo feito para
unir as mulheres motociclistas de todas as regiões e encorajar mulheres
que queiram tirar CHN, tenham vontade de pilotar e também que desejem
aperfeiçoar sua técnica”, conta Sara.
O pilar “Social” é outro
ponto de destaque, que buscará engajar as motociclistas em ações
sociais. Uma delas, em andamento, será a doação de produtos de higiene
pessoal para a população de rua do centro de São Paulo, em setembro –
iniciativa em parceria com o chef Henrique Fogaça, Embaixador da Triumph, que vem distribuindo marmitas para este público durante a pandemia.
NOVAS INFORMAÇÕES PELAS REDES SOCIAIS DA TRIUMPH
Em suas páginas no Instagram (@triumphbr) e no Facebook (www.facebook.com/TriumphMotorcyclesBrasil) a Triumph publicará
todas as novidades relacionadas ao projeto “Women For The Ride”,
incluindo como participar, agenda de cursos, passeios e outros eventos,
promoções e também como adquirir a jaqueta Andorra, a camiseta e o
botton personalizados com o logo “Women For The Ride” e a motocicleta
com personalização, que serão vendidos durante um tempo limitado. É
importante que todas as mulheres fiquem ligadas na #WomenForTheRide.
https://motoadventure.com.br/triumph-anuncia-projeto-women-for-the-ride/
Comentários
Postar um comentário