BMW F 900 R e F 900 XR: mesma base, duas versões
A BMW Motorrad aproveitou a plataforma
da família “F” (conhecida nas GS) para desenvolver as novas F 900 R e F
900 XR. São dois modelos muito interessantes, respectivamente
classificados como “roadster” e “crossover”.
Texto: Victor GancedoEdição: Alexandre Nogueira
Fotos: Motorpress Ibérica
Em 2018, surgiram as BMW F 750 GS e F 850 GS, dois modelos
aventureiros desenvolvidos sob a mesma plataforma que incluíam diferenças em
componentes estéticos, nas rodas e, apesar de serem equipadas com o mesmo motor
bicilíndrico paralelo de 853 cm³, não têm os mesmos valores de potência e
torque máximos devido a diferentes configurações nos sistemas eletrônicos de
gestão e admissão de seus respectivos motores, conforme a proposta de cada uma.
Um ano depois, a família cresceu com a F 850 GS Adventure, um modelo com mais
recursos para viagens que as primeiras “oito-galo” devido aos equipamentos,
como o tanque maior e suspensões mais sofisticadas.
Mas a coisa não terminou aí. Se há uma marca que sabe tirar
máximo proveito de suas plataformas é a BMW Motorrad, que em alguns momentos em
sua história já chegou a oferecer até sete versões diferentes desenvolvidas
sobre a mesma base. Seguindo a tradição, a BMW apresentou recentemente dois
novos modelos criados a partir das mencionadas F 750 e F 850 GS, mas com uma
abordagem mais asfáltica.
Com as “GS” elas compartilham chassi, subchassi e balança. O motor recebeu algumas modificações e os cilindros aumentaram 2 mm no diâmetro, chegando aos 895 cm³. A BMW Motorrad também o “irritou” um pouco, aumentando a taxa de compressão para 13,1: 1 e aprimorou o diagrama de distribuição, anunciando agora 105 cavalos de potência a 8.500 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
Com as “GS” elas compartilham chassi, subchassi e balança. O motor recebeu algumas modificações e os cilindros aumentaram 2 mm no diâmetro, chegando aos 895 cm³. A BMW Motorrad também o “irritou” um pouco, aumentando a taxa de compressão para 13,1: 1 e aprimorou o diagrama de distribuição, anunciando agora 105 cavalos de potência a 8.500 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
A F 900 R chega para substituir a F 800 R,
uma roadster que desfrutou de excelente aceitação de um amplo público
em toda sua longa existência. Já a F 900 XR, pode-se dizer que é o caso
de um modelo sem precedentes no catálogo da BMW Motorrad.
O chassi de aço de viga dupla agora tem a
subestrutura traseira parafusada e é exatamente a mesma nos dois novos
modelos. O braço oscilante em alumínio é assimétrico, com a direita
curvada para criar espaço para o sistema de escape.
Rodas de liga leve 17 polegadas e as medidas de seus pneus também são
iguais, assim como os componentes de freio Brembo, destacando os discos
dianteiros de 320 mm mordidos por pinças de quatro pistões de ancoragem
radial. O garfo invertido de 43 mm e sem regulagens também parece igual,
mas o curso na F 900 XR é mais longo, com 170 mm, 35 mm a mais que na
“R”. A verdade é que são equipadas ao máximo, se levarmos em conta
também que os modos de condução Rain, Road, Dymamic e Dynamic Pro são
adicionados como padrão e apoiados em uma plataforma inercial.
A F 900 R é uma motocicleta cara e polida,
que não força os limites do desempenho, pois a proposta da BMW é
oferecer um produto premium e sofisticado, equipando-a com alguns
recursos topo de linha no segmento, como o farol adaptativo para curvas,
partida sem chave e o amortecedor traseiro eletrônico a um preço
relativamente razoável.
A F 900 XR pega o nome da irmã crossover
de quatro cilindros em linha, a S 1000 XR, uma moto que visa oferecer
uma experiência de pilotagem semelhante, mesclando esportividade com
capacidade para fazer habilmente o turismo. Você pode achar que a F 900
XR é apenas uma F 900 R com uma carenagem e um para-brisa, mas isso
seria uma simplificação grosseira, afinal a XR tem 170 e 172 mm de
suspensão dianteira e traseira, respectivamente, o que é muito mais que
os 135 e 142 mm da F 900 R, além de proporcionar uma tocada diferente e
mais confortável.
Eles também podem incluir chave de ignição por proximidade,
quickshifter bidirecional, piloto automático, controle de tração DTC comutável,
amortecedor traseiro com regulagem eletrônica Dynamic ESA e luz de frenagem de emergência.
Comparada à versão anterior F 800 R, a nova roadster de 900
cilindradas da BMW é uma motocicleta muito mais vistosa. Olhando a dianteira,
seus pequenos aglomerados de luz frontal contrastam com a largura do seu corpo,
oferecendo uma aparência musculosa. Destaca-se seu tanque de combustível de
material plástico, um elemento original anunciando uma significativa economia
de peso. Seu guidão é muito plano e não excessivamente largo e o assento com
altura de 815 mm permite chegar ao chão com as duas plantas dos pés se você
medir cerca de 1,80 m.
Comparando a ergonomia, a F 800 R é mais esportiva, com a
posição mais avançada, além disso, podemos dizer que a ergonomia é ajustável,
porque há opção de guidão mais alto e cinco diferentes alturas de assentos de 770,
790, 835, 840 e 865 mm até o chão.
Quando você liga o motor, ele chama a atenção pelo som levemente
rouco, como nas Ducati. Funciona sem problemas, dificilmente transmite
vibrações e tem ruído mecânico muito baixo. O câmbio e a embreagem funcionam com
muita precisão e também chama a atenção como o motor é esperto e sobe de giro
rapidamente, mesmo selecionado o modo “Rain”.
Manobrar com ela é extremamente simples, sua direção não
gira excessivamente, mas é mais do que suficiente. As rotatórias e as curvas
apertadas de baixa velocidade são superadas com simplicidade, sua direção se move
com muito pouco esforço, permitindo-nos direcionar a moto para o ponto desejado
com muita facilidade e leveza. À medida que o ritmo aumenta, a sensação de
solidez do conjunto é mantida a todo momento, preservando as trajetórias com
muita precisão, graças a uma grande postura frontal e um monoamortecedor que
“segura” bem a traseira. A BMW F 900 R é confortável e suas suspensões
funcionam bem no asfalto irregular graças ao curso certamente generoso para
asfalto (135 mm na frente e 142 mm atrás). A verdade é que o equilíbrio
alcançado entre conforto e esportividade é um dos aspectos mais louváveis desta
máquina alemã de motor fabricado pela chinesa Loncin.
F 900 XR
Como você leu, o motor e o chassi são exatamente iguais,
portanto, a operação da nova F 900 XR é basicamente a mesma que sua irmã nua. O
design do corpo diferenciado anuncia um tanque de combustível de 15,5 litros,
contra 13 da R. A F 900 XR carrega mais peso na frente e tem reações
significativamente mais lentas, pois a carenagem é volumosa e tem mais peso longe
do chão.
Também o maior curso das suspensões (170 mm e 172 mm, na
frente e atrás, respectivamente) faz o centro de gravidade mais alto do chão, então
a direção não se move com tanta facilidade nas manobras em baixa velocidade,
embora com diferenças mínimas, considerando que o seu peso declarado em ordem
de marcha seja 219 kg, apenas 8 a mais que a “R”. Deste modo pode ser classificada
como uma motocicleta leve, com um guidão consideravelmente mais largo e alto
que nos permite ter tudo muito bem controlado, facilitando as mudanças de
direção em curvas como um “S”, por exemplo.
A BMW F 900 XR também brilha com a sensação de segurança
transmitida por seu conjunto robusto, atacando forte nas curvas, e pela boa
capacidade de frenagem do sistema de freio bem dotado assinado pela Brembo.
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Um aspecto em que o F 900 XR se impõe claramente frente à F
900 R está no maior conforto em todos os tipos de circunstâncias. Além de uma
posição mais vertical por conta do guidão mais alto e mais perto do piloto, e
pelas pedaleiras mais baixas e adiantadas, a carenagem nos protege
perfeitamente e a altura do para-brisas pode ser ajustada manualmente com muita
facilidade, mesmo em movimento. Os protetores de mãos também fornecem uma
proteção interessante. A garupa tem um assento mais amplo e macio, tornando-a
mais adequada para uso em dupla. Outro ponto onde a F 900 XR é melhor que sua
irmã está na iluminação que consiste em um farol duplo mais potente.
Equipamentos e acessórios
Conforme a proposta, a BMW Motorrad disponibiliza acessórios
e equipamentos opcionais para cada modelo. As duas têm disponíveis farol
adaptativo de curvas, os modos de condução PRO, suspensão traseira eletrônica
Dynamic ESA, chave com sensor de presença, sistema de controle de pressão dos
pneus, botão de chamada de emergência inteligente, suporte para alforjes e top
case, spoiler do motor, cavalete central e kit de suspensão rebaixada. Para a
“roadster” estão disponíveis suportes de mala e top case, cobertura do banco
monoposto, para-brisa mais alto e pedaleiras e espelhos usinados. A lista de
acessórios da “XR” conta ainda com top case de tanque, faróis auxiliares em LED,
protetores de mão e para-brisa Sport.
F 900 R
POSITIVO
• Desempenho
• Agilidade
PODERIA SER MELHOR
• Pequena vibração em alta velocidade
• Assento
F 900 XR
POSITIVO
• Conforto
• Acabamento
PODERIA SER MELHOR
• Preço
POSITIVO
• Desempenho
• Agilidade
PODERIA SER MELHOR
• Pequena vibração em alta velocidade
• Assento
F 900 XR
POSITIVO
• Conforto
• Acabamento
PODERIA SER MELHOR
• Preço
Primeiras impressões – por Victor Gancedo
Com a mesma base de chassi e motor, a BMW
Motorrad criou dois novos modelos perfeitamente diferenciados, embora
não exista discrepâncias no desempenho. A F 900 R é mais compacta, leve e
baixa, e mais adequada para um uso urbano. Também se mostra mais sólida
e firme no uso esportivo em estradas fortemente sinuosas com bom
asfalto. No entanto, a F 900 XR é uma moto mais estradeira e claramente
mais confortável pela proteção superior da carenagem e pelas suspensões
de maior curso, e também permite uma condução mais agressiva por
estradas sinuosas. Em relação a seus preços, pode parecer excessiva a
diferença de quase 3.000 euros, mas a verdade é que a F 900 XR é mais
completa.
*Publicado originalmente na edição 269 da MOTOCICLISMO
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