Nova Honda CB 400 SF 2020 de 4 cilindros no Brasil?
Nova versão da CB 400SF 2020 é lançada mantendo linhas clássicas aliada a
tecnologias atuais junto a um brutal motor de 4 cilindros em linha.
Será que esse modelo cairia bem no Brasil? Veja!
Já imaginou uma nova versão da CB 400 que mantem as linhas clássicas de
uma das mais famosas motos da Honda aliada a tecnologia como o farol em
LED e tudo isso alimentado por um brutal motor de 4 cilindros em linha?
Conheça a nova CB 400SF 2020!
Basicamente uma cópia menor da grandiosa série CB 1300 e derivada do
“Project Big-1” da Honda, responsável por trazer motos com motor de 4
cilindros em linha que tenham visual selvagem e entreguem bastante
desempenho ao piloto, a CB 400 Super Four é uma moto que inspira os
chamados “bons tempos do motociclismo”.
Vendida há um bom tempo no mercado internacional, será que ela cairia bem no Brasil?
O visual segue o padrão clássico de só ter plásticos necessários para
proteger regiões específicas da moto e traz linhas que são nostálgicas.
Honda CB 400SF 2020
A CB 400 SF faz parte de uma linha de motos nakeds da Honda que
continuam sendo produzidas initerruptamente por mais de 27 anos pela
fabricante japonesa, mesmo que para um número limitado de mercados.
Apesar dessa limitação, o modelo se mantem como um grande sucesso
nessas regiões e boa parte disso é por conta de manter a simples receita
de quase não mudar a moto.
O tanque de combustível, apesar das modificações para trazer maior
conforto como as curvaturas nas laterais para melhor encaixe das pernas,
continua refletindo o conceito de design de décadas atrás.
O assento inteiriço, em dois níveis, e a rabeta com a ponta da cauda
levemente apontada para cima são mais alguns exemplos desse conceito.
Mas, claro, ela também mescla certas tecnologias mais atuais com esse
estilo anos 90. O farol, por exemplo, continua com o clássico formato
redondo, porém, agora é iluminado por LED.
O painel também, traz velocímetro e conta-giros de ponteiro dispostos
em formato redondo, um de cada lado, com uma pequena tela LCD entre
eles para completar as informações importantes para o piloto.
Para completar as modernidades de uma moto que transpira ser de décadas atrás, a lanterna traseira também é iluminada por LED.
Nova CB 400 2020 Motor
Com 399 cilindradas, o propulsor da CB 400SF tem 4 cilindrados em
linha, refrigeração líquida e traz a exclusiva tecnologia HYPER VTEC
Revo, que é um sistema de controle que converte nativamente o número de
válvulas operadas por cilindro em 2 ou 4 válvulas, de acordo com a
rotação do motor, resultando em força quando é preciso e economia de
combustível quando necessário.
Segundo informações oficiais da Honda, esse motor é capaz de gerar a
potência máxima de 56 cv (a 11.000 rpm) e tem torque máximo de 4 kgf.m
(a 9.500 rpm).
Para critério de comparação, ela é quase 6 cavalos mais potente que a CB 500F e seus 50,4 cavalos vendida por aqui.
Pois é, para quem acha que só por ter um motor de 4 cilindros ela já
seria muito superior que uma bicilíndrica está enganado, claro que isso
implica muito mais do que “só cilindros”, mas de fato, para uma moto de
399 cilindradas ela está bem interessante.
Honda CB 400SF Especificações
Já partindo para as especificações, a nova CB 400 SF traz suspensões regulares e também freio ABS.
Começando pelas suspensões, na dianteira temos garfos telescópicos
convencionais com 119 mm de curso, enquanto que na traseira a suspensão é
feita por duas molas de tecnologia mais atual e que possuem 129 mm de
curso.
Já nos freios ela traz sistema ABS de série com disco duplo de 296 mm
na dianteira e disco simples de 240 mm na traseira. Seu câmbio é de 6
velocidades, o peso total em ordem de marcha é de 201 kg e seu tanque
tem capacidade para 18 litros de combustível.
Aliás, já que estamos falando do tanque de combustível, na plaquinha
de informações durante a apresentação do modelo no Tóquio Motor Show a
Honda aproveitou para exibir também informações de consumo de
combustível.
Nela consta que a CB 400 tem consumo de combustível de pouco mais de
21 km/l em condições normais de uso e pode chegar aos mais de 30 km/l
em uma velocidade controlada de 60 km/h.
Nova CB 400 SF 2020 Preço
Agora vamos chegar na parte que interessa, quanto custa uma CB 400 SF
2020 no mercado japonês e quanto custa algum modelo de lá que nós temos
no Brasil, para servir de critério de comparação.
No Japão, a nova Honda CB 400 SF tem o preço sugerido de pouco mais
de 884 mil Yens (884.400), cerca de R$ 46 mil em conversão direta.
Como por lá não existe uma CB 500F, a moto mais próxima que existiria
nos dois mercados, tanto Japão quanto Brasil, a próxima da lista é a NC
750X, que tem preço de pouco mais de 900 mil Yens, cerca de R$ 46.800.
Já por aqui, a mesma moto tem preço na casa dos R$ 36,7 mil, cerca de R$
10 mil de diferença.
Com isso especulamos que caso a nova CB 400 2020 fosse lançada por aqui seu preço poderia ficar na casa dos R$ 35 mil.
Preços das motos Honda no Japão:
- CB 400 SF 884.400 yen (R$ 45.947)
- Rebel 500 799.700 yen (R$ 41.547)
- NC 750X 900.900 yen (R$ 46.804)
Nova Honda CB 400 SF 2020 de 4 cilindros no Brasil?
Acima temos o vídeo completo com todos os detalhes da nova CB 400SF 2020, assista!E aí, será que uma CB 400 como essa cairia bem no nosso mercado? Poderia ser um bom modelo para o pessoal ostentar uma 4 cilindros por aí, desde que o preço fosse um pouco mais baixo? Aliás, quanto você pagaria numa moto como essa? Comenta aqui embaixo!
Perguntas/Respostas feitas através do meu instagram @Sekumello:
@Johpessanha: Esse motor é confiável?
R: Ele vem de uma linha de motores da família CB Super Four que tem mais de 27 anos em fabricação direta, sem para, então pode ser considerado confiável sim.
@grabalskilucas: Motor oriundo da 650r?
R: Não, são motores diferentes. Mas pode ser que eles tenham trocado algumas informações e tecnologias, nada impede Lucas, porém, são motores diferentes.
@wyvisonaraujo: Ela é inspirada na CB 13000?
R: Podemos dizer que ela não é inspirada na CB 1300, mas que ela É uma mini CB 1300. Desde o design com o clássico farol e tanque de combustível até a suspensão traseira, tudo nelas é praticamente igual, dado as devidas proporções.
@CiroBroza: Com esse visual ela vai bater de frente com a Z900 RS?
R: Olha, a mesma proposta elas têm, porém, a Z900 RS está mais para competir com CB 1100 ou 1300. A CB 400SF tem metade da potência da Z900 RS, por exemplo.
@rguimaramadeiras: O que achou do Design?
R: Pra quem é saudosista, um prato cheio. Gostei bastante de estilo “clean/limpão” dela e, principalmente, do farol redondo. Pra mim o destaque é o farol redondo e os 4 canos cromados saindo do motor por baixo da moto.
@mih0703: Pra quem pilota Biz é uma boa ideia pular direto pra ela?
R: Olha, na minha opinião não é muito recomendado. Principalmente pela questão de se acostumar com o câmbio manual de uma forte CB 400SF em comparação ao câmbio semiautomático rotativo da Biz. O ideal é primeiro ter experiência com motos com câmbio manual, pra depois subir para uma motor mais potente sem se assustar em situações de risco.
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