Substituta da CB Twister? Conheça a nova Hornet 2.0
Nome Honda Hornet está guardado
O nome Hornet já é muito conhecido aqui no Brasil pela famosa moto de 4 cilindros da Honda que foi um grande sucesso até sair de linha em 2014. Mas o que faria a fabricante usar esse nome novamente?
Bom, em uma entrevista para o Auto Esporte o presidente da Honda na América do Sul, Issao Mizoguchi, disse que esse nome estava guardado para um futuro e que ele não poderia ser usado em qualquer tipo de moto, deveria fazer jus à fama que teve por aqui.
Agora, durante o lançamento virtual da nova moto de entrada, o presidente da Honda na Índia falou que a Hornet 2.0 será responsável pelo início de uma nova era desse nome no mercado asiático e, porque não, no mundo.
Será que a Honda está preparando uma “Família Hornet” com diversas motorizações? Já imaginou essa Hornet 2.0, depois uma Hornet 6.0 com o motor 4 cilindros da novíssima 600 RR e até uma Hornet 1.0 ou Hornet 10, com motor de 1000 cilindradas?
Bom, o que temos por enquanto é a nova Hornet 2.0 e começando pelo seu visual, ela traz linhas bem anguladas e agressivas, ditando o padrão mais moderno de novos modelos, mas bem diferente de uma típica Hornet que tivemos por aqui.
Substituta da CB Twister? Conheça a nova Hornet 2.0
Na dianteira vemos um conjunto ótico que já é bem comum nesses tipos de motos, porém, agora iluminado por LED, e também temos uma suspensão dianteira com tubos dourados que, indo além do avanço técnico, reforçam o apelo mais sofisticado dessa moto de entrada.
O tanque de combustível é outro item que chama atenção em seu design. Seja pelo seu acabamento com uma faixa central na cor fosca e tampa do estilo aviação ou por ter a ignição de partida acoplada na sua extremidade.
Completando detalhes comuns em motos Premium, temos um spoiler abaixo do motor, banco bi-partido, algo muito incomum para motos nessa faixa de cilindrada por aqui, rabeta com entradas de ar e lanterna traseira e piscas em LED, confirmando ela como Full-LED.
Para fechar o pacote visual da estilosa pequena Hornet temos o motor e todas as demais peças pintadas na cor preta, escapamento do tipo esportivo e até um largo pneu na traseira que contribui para o porte de moto maior.
Honda Hornet 2.0 2020 Motor
Design bem interessante para uma moto de entrada, mas e o coração dela, bate como? Equipando o mesmo motor da XRE 190 ela acaba entregando mais potência que a Trail da Honda vendida por aqui.
Com informações do site oficial da Honda Índia, o motor da nova Hornet 2.0 é um monocilíndrico de 184,4 cilindradas com duplo comando no cabeçote e refrigeração a ar que é capaz de gerar a potência máxima de 17 cavalos (a 8.500 rpm) e tem torque de 1,64 kgf.m (a 6.000 rpm).
Com esses números ela é pouca coisa mais potente que a XRE 190 nacional e seus 16,3 cavalos, mas acabando tendo o torque pouquíssima coisa menor, algo que não chega ser relevante.
Comparativo Hornet 2.0 x DR 160
Nada assustador que seja compatível com uma moto com esse nome tão forte como é o nome Hornet, certo? Agora, comparando com da DR 160, sua possível principal concorrente caso seja lançada no mercado nacional, ao menos ela é mais potente.
Com seus 15 cavalos de potência máxima e 1,4 quilos de torque a moto da Haojue acaba sendo menos potente e tendo menos torque que o lançamento da Honda para 2020. Porém, vale mencionar que no peso a seco a DR 160 é quase 10 kg menor que o da Honda, são 133 kg contra 142 kg.
Honda Hornet 2.0 Especificações
Entrando na parte das especificações técnicas da nova Hornet 2.0 o destaque, claro, está para suas suspensões.
Ainda muito incomum nas motos de baixa cilindrada no mercado nacional, salvo a exceção da DR 160, a suspensão dianteira da moto da Honda é Upside Down, ou seja, do tipo invertida, e trazem tubos dourados para dar mais destaque. Já na traseira a suspensão é do tipo monoshock, também incomum para motos pequenas.
Já nos freios o destaque é para os discos em formato de pétala, com 276 mm na frente e 200 mm atrás, e o ABS de um canal de série, na dianteira. Os pneus sem câmara e largos, 110/70 na frente e 140/70 atrás, confirmam o apelo mais esportivo e dão mais estabilidade durante a pilotagem.
Com altura do assento de apenas 590 mm, ou seja, 59 cm, câmbio de 5 marchas e capacidade do tanque para 12 litros de combustível a Hornet 2.0 se mostra uma boa opção para deslocamentos diários.
Honda Hornet 2.0 Preço
Agora com todos esses aparatos, qual o preço da nova Hornet 2.0, ou Hornet 200R? Vamos lá!
Usando como base a região de Nova Délhi, a moto responsável para dar um novo início para o nome Hornet na Índia tem o preço sugerido de quase 127 mil Rúpias Indianas. Esse valor fica em torno de R$ 9,5 mil em conversão direta para o Real no momento da publicação desse vídeo.
E, por incrível que pareça, se formos comparar com a DR 160, que por lá teria o preço sugerido na casa das 173 mil Rúpias Indianas, cerca de R$ 13 mil em conversão direta, a moto da Honda seria bem mais barata.
Já aqui no Brasil, a DR 160 tem preço sugerido de R$ 14.850,00 e aí fica a dúvida de quanto oficialmente custaria uma Hornet 2.0 por aqui. Seria mais cara? Mais barata?
- Honda Hornet 2.0 2020 Preço Índia: 126.921
- Honda Hornet 2.0 2020 Preço Convertido: R$ 9.492,44
- Haojue DR 160 2020 Preço Índia: 173.000
- Haojue DR 160 2020 Preço Convertido: R$ 12.937
- Haojue DR 160 2020 Preço Brasil: R$ 14.850,00
- Honda CB Twister 2020: R$ 16.114,00
Comentários
Postar um comentário