Husqvarna Vektorr Concept – Mobilidade urbana elétrica


 

A Husqvarna continua a mostrar como será composta a sua gama E-Mobility. Depois da E-Pilen Concept, agora a marca do grupo KTM revela uma scooter elétrica. Fique a conhecer aqui os primeiros detalhes da Husqvarna Vektorr Concept para o futuro da mobilidade urbana zero emissões.        

Se as motos elétricas de maior porte são o grande chamariz para atrair os motociclistas para o mundo das motos zero emissões, a verdade é que o grande foco dos maiores fabricantes de duas rodas centra-se na mobilidade urbana elétrica.

As scooters e motos citadinas elétricas são o futuro para a mobilidade urbana zero emissões que os governos pretendem implementar, e nesse aspeto a Husqvarna acaba de revelar uma proposta bastante aliciante.

A Husqvarna Vektorr Concept segue as pisadas da E-Pilen Concept que a “Husky” apresentou há poucos dias – clique aqui. Ambas fazem parte do programa E-Mobility que a marca do grupo KTM pretende alargar a mais modelos para além da scooter e naked elétrica.

A Vektorr Concept é a primeira proposta scooter alguma vez produzida pela Husqvarna. O seu único foco será a mobilidade urbana, pelo que os motociclistas que procuram uma scooter elétrica para percursos extra-urbanos não vão encontrar na Vektorr Concept a solução para os seus problemas.

Até porque, analisando as primeiras informações técnicas divulgadas pela Husqvarna, a Vektorr Concept teria dificuldades em enfrentar percursos mais longos.

A velocidade máxima desta proposta da gama E-Mobility é de 45 km/h, vincando a sua intenção de ser exclusivamente usada no interior de meios urbanos, habitualmente congestionados de trânsito. A autonomia proveniente das baterias de iões de lítio é de 95 km, o que permitirá ao utilizador da Vektorr Concept uma boa mobilidade dentro da cidade, sem se preocupar com carregamentos.

Tal como acontece na naked E-Pilen Concept, também no caso da scooter a Husqvarna irá optar por usar um conjunto de baterias removíveis, o que facilitará o carregamento, particularmente nos casos de motociclistas que não têm garagem ou um local mais apropriado para carregar a Vektorr Concept durante a noite. Basta remover a bateria, levar para casa e deixar carregar durante a noite.

A gama E-Mobility da Husqvarna (clique aqui para mais informações) parece estar bastante avançada em termos de desenvolvimento e a gama vai crescendo a um ritmo interessante. Para além das concept E-Pilen e Vektorr, a marca também mostrou já a trotinete elétrica Blitz Concept, neste caso uma solução para mobilidade pessoal mais polivalente e de curtas distâncias.

Sabemos que a Husqvarna irá continuar a apresentar mais novidades elétricas para a gama E-Mobility nos próximos meses. Provavelmente na próxima edição do Salão de Milão EICMA veremos uma evolução destes conceitos, sendo que talvez em 2022 cheguem aos concessionários “Husky”


https://www.andardemoto.com.br/moto-news/54390-husqvarna-vektorr-concept-mobilidade-urbana-eletrica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil