Nova Yamaha YZF-R7 chega ao mercado ainda em 2021
Conheça todos os pormenores da nova moto que pretende conquistar os motociclistas mais jovens com os encantos da condução desportiva.
A YZF-R7 original chegou ao mercado em em 1999. Apenas 500 destas motos de competição de fábrica foram produzidas, para garantir a homologação necessária para a sua perticipação no Campeonato Mundial de Superbikes e nas 8 Horas de Suzuka.
Pilotos lendários como Noriyuki Haga e Wataru Yoshikawa, consagraram a YZF-R7 original, que é considerada uma das mais exóticas e desejadas motos japonesas alguma vez construídas.
Em 2021 a Yamaha apresenta a nova geração da R7, que pretende conquistar os motociclistas mais jovens com as emoções, o entusiasmo e o orgulho de propriedade associados a cada moto da Série R da Yamaha.
A R7 apresenta-se com uma aparência impressionante, com um volume frontal incrivelmente pequeno, que oferece vantagens em termos de performance. Com a mesma potência máxima de qualquer outra Yamaha com um CP2, a nova R7 graças à sua baixa resistência aerodinâmica consegue atingir uma velocidade máxima significativamente superior.
A frente "twin-eye" é agressiva e a admissão de ar, em forma de M ao estilo da YZR-M1 MotoGP™, não deixa qualquer dúvida de como a R7 é um membro de pleno direito da família Série R da Yamaha.
O compacto cockpit conta com instrumentos em ecrã LCD negativo de alto contraste, com um.novo design e apresenta informações claras e fáceis de compreender, o que permite ao condutor da R7 concentrar-se na estrada à sua frente. A informação inclui indicador de mudança engrenada, bem como uma luz indicadora de passagem de caixa e um indicador QSS, quando esta funcionalidade opcional é usada.
Com particular foco na pura emoção da condução e no preço, a nova R7 está equipada com aquele que é considerado um dos motores mais reativos e fiáveis da sua classe, o bicilíndrico paralelo CP2 de 689 cc, um grande sucesso da Yamaha e que pelas suas características se revela o grupo motopropulsor perfeito para este novo modelo.
Com uma cambota a 270 graus que proporciona uma sequência de ignição desigual, o motor DOHC CP2 de 2 cilindros em linha com 4 válvulas por ciclindro, fornece um binário forte e linear numa ampla gama de rotações, o que faz dele um motor dinâmico e muito elástico.
A potência máxima de 73,4 PS (54 kW) é produzida às 8750 rpm. Mais significativamente, o binário máximo de 67 Nm é alcançado às 6500 rpm, o que dá à R7 um arranque e uma aceleração contínua notáveis, enquanto os impulsos desiguais da cambota a 270 graus criam uma sensação muito real de emoção crescente à medida que as rotações e a velocidade aumentam.
As alterações específicas do motor CP2 incluem novas especificações da ECU e condutas de admissão de ar otimizadas, bem como um design de escape revisto e definições de injeção de combustível ideais. Estas medidas permitem aumentar a capacidade de controlo, e proporcionam uma resposta suave e reativa do acelerador, o que contribui para a agradável experiência de condução.
Além destas modificações dedicadas, a R7 também tem uma relação de caixa de velocidades ligeiramente reduzida para conferir um carácter mais desportivo com uma aceleração mais forte.
Uma novidade importante no motor CP2 da R7 é a adoção de uma embraiagem deslizante e assistida (A&S), que proporciona passagens de caixa mais suaves, e minimiza o excesso de rotações nas reduções mais bruscas, mitigando o saltitar da roda traseira, o que resulta numa condução mais previsível e controlável na aproximação às curvas.
Outra vantagem da embraiagem A&S da R7 é a de proporcionar uma sensação significativamente mais leve na manete, aproximadamente 33% menos do que uma embraiagem comum.
Como opcional a Yamaha disponibiliza para a R7 um quickshifter (QSS) opcional, simples mas eficaz para engatar a velocidade acima, que obriga a ECU a cortar instantaneamente a potência à transmissão, durante alguns milissegundos, o que permite passagens de caixa mais rápidas e mais suaves, com o acelerador a fundo, para proporcionar acelerações ainda mais emocionantes.
O quadro estreito e leve foi concebido para oferecer uma grande agilidade, que se traduz em mudanças de direção precisas e rápidas.
O apoio central do braço oscilante em alumínio tem um montagem central rígida que contribui para uma grande precisão da moto, tanto em pista como em estrada. O sub quadro em aço de alta resistência utiliza tubos de diferentes diâmetros em localizações chave para conseguir equilíbrio perfeito de rigidez.
Foi dada grande atenção às suspensões da R7 para garantir uma sensação de grande precisão da roda dianteira durante as curvas e nas travagens. A nova forquilha invertida KYB de 41 mm proporciona um elevado nível de estabilidade, garantindo uma boa aderência em pista e nas estradas sinuosas. E para assegurar uma sensação firme e previsível na dianteira, a direção conta com um “T” superior fundido por gravidade e uma mesa inferior em alumínio fundido.
A R7 pode ser configurada pelo condutor para se adaptar a diferentes condições, e a forquilha, com um curso de 90mm, é totalmente ajustável em pré-carga, bem como em compressão e em expansão.. Com a função de compressão localizada no hidráulico esquerdo e a função de expansão no hidráulico direito, os ajustes são rápidos e fáceis de efectuar.
E com uma distância entre eixos de apenas 1395 mm e uma distribuição do peso de apenas 188 kg a cheio, pelas rodas dianteira/traseira numa relação 51/49, esta nova Supersport foi concebida para fazer curvas rápidas e em potência.
Na traseira a R7 adota um sistema de suspensão Monocross, tipo "link", reformulado com características de amortecimento e de taragem da mola que foram concebidas para se adaptarem ao carácter desportivo da moto. Ao estar montado na horizontal, o amortecedor contribui para a centralização das massas, o que melhora a agilidade. Além disso, é facilmente ajustável em pré-carga e em compressão, o que permite preparar rapidamente a R7 para utilização em pista ou em estrada.
A confirmar o caráter desportivo da nova R7 está o sistema de travagem. Na roda dianteira apresenta pinças de 4 êmbolos com montagem radial que oferecem uma potência de travagem uniforme e de grande precisão para proporcionar o máximo controlo na ponta dos dedos. Na manete foi aplicada uma bomba principal radial da Brembo, que gera uma pressão de travagem linear para melhorar a capacidade de controlo.
O que faz da R7 uma Supersport tão apelativa para uma vasta clientela é o facto de ter sido concebida para permitir que o condutor consiga um elevado nível de controlo em várias situações diferentes. Um elemento chave que permite ao proprietário de uma R7 sentir-se realmente em uníssono com a sua máquina é o seu contorno compacto e atlético que permite ao condutor dominar a máquina, em vez de a máquina dominar o condutor.
Com um peso baixo e proporções compactas, a R7 é altamente acessível. O design compacto proporciona ao condutor da R7 uma sensação de total controlo que ajuda a elevar a confiança e a aumentar o prazer de condução. Ao mesmo tempo, melhora a diversão em pista, num track day, numa viagem de fim de semana, e mesmo nas viagens diárias.
A posição de condução desportiva da R7 é o resultado de muitas horas de testes em condução por pilotos de fábrica. Além disso, a utilização de avanços confirma o ADN Supersport genuíno da moto.
Depois de experimentar uma grande variedade de configurações do triângulo ergonómico, guiador/assento/poisa-pés, o resultado final foi concebido para proporcionar uma posição de condução desportiva mas adaptável, com uma enorme liberdade de posicionamento do corpo para dominar diferentes situações de condução, sobretudo em pistas ou em estradas sinuosas.
Uma característica importante é o design do assento, que é estreito no interior das coxas do condutor e mais largo na parte traseira, o que proporciona a máxima liberdade de movimento. Todos os aspectos foram cuidadosamente pensados para permitir uma posição de condução aninhada, que permita ao condutor atingir o controlo ideal, bem como a máxima eficiência aerodinâmica possível. A capacidade para se encaixar na máquina é melhorada pela cobertura do depósito com contornos profundos, com espaços para os joelhos, que também permite ao condutor agarrar-se à moto durante as travagens e as curvas.
Para facilitar a manobrabilidade, a par de uma condução ágil e uma ação de suspensão reativa, a R7 está equipada com jantes de fundição em liga leve com 10 raios. O elevado nível de tração é alcançado com um pneu dianteiro de medidas 120/70ZR17 e um amplo pneu traseiro 180/55ZR17, que proporcionam uma grande aderência à estrada e estabilidade em curva, aceleração e travagem.
Leve, compacta e ágil, a Yamaha R7 tem uma aparência deslumbrante e foi concebida para dar ao seu condutor o mais elevado grau de controlo e o maior fator de diversão da sua classe, quer esteja a conduzir na pista ou na rua.
A primeira opção de cor é Icon Blue, utilizada nas superfícies da carenagem superior, bem como nas jantes e nos painéis de alumínio inferiores. As partes laterais da carenagem são em azul mate mais escuro em contraste. Motor, tampas do quadro e braço oscilante com acabamento em Crystal Graphite acentuam a potência e o dinamismo da R7.
A R7 também estará disponível na opção de cor Yamaha Black, com elementos gráficos e destaques minimalistas. Este acabamento em preto brilhante confere à moto uma aparência funcional e é complementado pelo motor e o quadro pintados em Crystal Graphite. A beleza deste esquema de cores puras reside no facto de combinar com uma série de diferentes equipamentos de condução. Além disso, confere à R7 um carácter discreto e adequado a qualquer situação, desde a pista até à estrada ou à cidade.
As entregas aos concessionários na Europa começarão em Outubro de 2021, e ainda não está disponível qualquer informação sobre preços.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/54572-nova-yamaha-yzf-r7-chega-ao-mercado-ainda-em-2021/
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