Yamaha está desenvolvendo um motor turbinado!

 


Registro de patente na União Europeia mostra que a Casa de Iwata pretende destinar este sistema a seu motor de três cilindros.

Nossos colegas do blog bennets.co.uk acabam de descobrir que a Yamaha está trabalhando em cima do desenvolvimento de um motor tricilíndrico turbinado o qual seria, provavelmente, destinado para a MT-10, ou mesmo para nossa conhecida Tracer 900GT, conforme sugere a imagem abaixo, extraída do pedido de patente.

Segundo especula a fonte, com este sistema de sobrealimentação, a nova MT-10/Tracer 900GT desenvolveria potência de 185 cv a 8.500 rpm e torque de 17,3 kgf.m entre 3.000 e 7.000 rpm, valores que dificilmente um motor aspirado conseguiria atingir estando em conformidade com a Euro 6. Para se ter ideia, a Tracer 900GT entrega 115 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 8,92 kgf.m a 8.500.

Os desenhos da patente mostram alguns detalhes interessantes, que diferenciam o turbo de três cilindros da Yamaha de outras motos. Na frente estão o intercooler e a turbina , posicionados no espaço normalmente reservado para o radiador (movido para baixo e com formato mais curvo).

Outro elemento distinto é o escapamento: os gases de escapamento chegam à turbina por meio dos três janelas e saem na forma de um único cano de tamanho generoso. Um catalisador é posicionado logo após a turbina, enquanto que o segundo elemento está localizado dentro da câmara de expansão.

É difícil saber, no momento, se esta nova naked turbo da Yamaha vai realmente entrar em produção, mas considerando que outros concorrentes japoneses têm trabalhado em projetos semelhantes há algum tempo, é bem possível que eles não estejam blefando. Além disso, a Kawasaki já tem uma linha completa de motocicletas com superalimentação na lista .



https://motoadventure.com.br/yamaha-esta-desenvolvendo-um-motor-turbinado/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada