Uma desportiva KTM RC 890 R será realidade... mas só para pista
Stefan Pierer confirma que a curto prazo a marca austríaca regressa às motos desportivas totalmente carenadas. A nova KTM RC 890 R já está em desenvolvimento, mas será uma moto exclusivamente para uso em pista.
Recorda-se
da intenção da KTM em disponibilizar ao público uma réplica da sua RC16 com a
qual compete em MotoGP? Provavelmente já não se recordará disso, pois Stefan
Pierer e a sua KTM nunca mais mencionaram sequer a intenção de criar uma moto desse
tipo.
A ideia do CEO da KTM era permitir que o comum motociclista – ainda que tendo
de ser bastante abastado a nível financeiro – pudesse sentir em pista as mesmas
sensações que os pilotos da KTM sentem quando competem em MotoGP.
Para Stefan Pierer este seria o caminho a seguir ao nível de motos desportivas
com carenagens integrais, pois para o carismático líder da casa de Mattighofen,
as superdesportivas de estrada tornaram-se demasiado “perigosas” pela sua
potência, e daí que nunca tenha existido uma nova geração da icónica RC8
bicilíndrica.
Uma ideia que não deixa de ser interessante de analisar, pois se tivermos em
conta que a KTM produz a alucinante 1290 Super Duke R, uma naked de 180 cv que o seu Andar de Moto já testou, percebemos
que a não produção de uma nova RC8 não se deve exclusivamente a questões de
potência.
No entanto as motos desportivas e carregadas de adrenalina estão no ADN “Ready
to Race” da KTM. E nesse sentido, Stefan Pierer vem agora confirmar que de
facto a sua marca está a desenvolver atualmente uma nova desportiva: a RC 890
R.
O CEO da KTM confirmou este projeto em declarações ao website Speedweek, e
adianta mesmo que o desenvolvimento da nova RC 890 R está bem encaminhado. Isto
deixa no ar a possibilidade da moto ser apresentada até final de 2021, pois os
protótipos já estão a ser testados em pista, sendo depois incluída como
novidade na gama 2022 da KTM.
A marca austríaca poderá estar a contar com a colaboração do fabricante alemão
Krämer Motorcycles, que já há vários anos tem vindo a criar desportivas
totalmente carenadas a partir das plataformas Duke 790 e mais recentemente com
as Duke 890.
A Krämer GP2-R - que pode ver neste artigo com as suas carenagens
brancas com decorações - é a mais recente proposta do fabricante alemão.
O motor
bicilíndrico paralelo LC8c da Duke 890 é elevado até aos 130 cv e 100 Nm
de
binário, e todo o conjunto é trabalhado de forma artesanal para reduzir o
peso
até aos 140 kg a seco, usando um quadro treliça fabricado à mão,
suspensões WP
APEX Pro, jantes forjadas Dymag UP7X, telemetria
AIM com sistema GPS. Tudo isto coberto por carenagens em fibra de vidro.
O
custo deste “brinquedo” só para pista ronda os 30.000€.
A ideia da KTM passará por aproveitar parte do trabalho já efetuado pela Krämer
Motorcycles com os seus protótipos. Stefan Pierer pretende criar uma RC 890 R
que qualquer motociclista possa adquirir nos concessionários KTM, e depois desfrutar
da sua moto em pista. Na realidade, Pierer confirma que será apenas em pista
que a nova RC 890 R poderá ser usada, pois não terá homologação para uso em
estradas públicas.
Completamente afastada está a hipótese da KTM fabricar as réplicas dos
protótipos RC16. Stefan Pierer acreditava, quando deu início ao projeto de
MotoGP, que seria possível fabricar essas réplicas para uso em pista e vender a
um preço que não fosse superior a 120.000 euros.
Se tivermos em conta que a Honda comercializou em Portugal a réplica de MotoGP,
a RC213V-s, com um preço de 220.000 euros (já incluindo o kit Sport),
percebemos que a missão da KTM estava praticamente condenada à partida, se
quisessem manter esse limite de valores, embora
recentemente se tenha verificado que não há problemas em encontrar compradores
para as KTM RC16 de MotoGP, usadas, com preço de 288.000 euros mais IVA.
Claramente a KTM percebeu que isso seria impossível, e o próprio Stefan Pierer
admite que “Se quisermos fazer uma moto deste tipo e que se aproxime o mais
possível a uma MotoGP, custaria tanto dinheiro que ninguém a compraria. E de
começamos a retirar componentes fica muito distante das MotoGP, nem fazia sentido
falar sequer em réplica”.
Assim, parece que a única forma dos fãs KTM conseguirem sentar-se aos comandos
de uma desportiva de Mattighofen será em pista e com a RC 890 R.
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