Aprilia Tuono 660 – O que tem de saber sobre a nova naked de Noale
A Aprilia está a apostar muito forte na plataforma 660. A
Tuono é o segundo modelo que utiliza esta plataforma. E neste artigo vamos ficar
a conhecer a Aprilia Tuono 660 através de cinco detalhes, como se compara com as rivais e ainda o preço.
Tal
como aconteceu com a RS 660, uma
novidade que o seu Andar de Moto testou em exclusivo nacional durante a
apresentação internacional em Itália, também a
variante naked da plataforma 660 da casa de Noale tem dado que falar entre os
motociclistas.
A nova Aprilia Tuono 660 transformou-se num dos grandes destaques de 2021. E
tendo em conta as sensações de condução e a performance que sentimos aos
comandos da RS 660, podemos dizer que a Tuono 660 tem todos os argumentos para
ser um caso de sucesso.
Depois de há algumas semanas a Aprilia
ter revelado os detalhes técnicos da naked de média cilindrada, agora foi a vez da Officina Moto,
importador em território nacional da marca italiana, revelar finalmente aquela
que era a peça que faltava para completar o puzzle: o preço.
De acordo com o importador, a nova Aprilia Tuono 660 tem um PVP de 10.990€, ao
que acresce o valor dos documentos de legalização.
À primeira vista é um valor elevado, sem dúvida. Afinal estamos perante uma
naked de média cilindrada que se insere num segmento onde existem muitas
propostas, e todas elas com um preço mais baixo, conforme poderá ver a seguir:
- Honda CB650R: 8.200€
- Kawasaki Z650: 7.390€
- Suzuki SV650: 6.999€
- Triumph Trident 660: 7.995€
- Yamaha MT-07: preço por definir
Olhando para a frieza dos preços, a Aprilia Tuono 660 coloca-se no patamar mais
elevado ao nível do preço. A segunda moto mais dispendiosa de adquirir é a
Honda CB650R, que custa 2.800€ a menos do que a italiana. Falta ainda saber
qual o preço da extremamente popular Yamaha MT-07, mas não será muito diferente
da geração anterior.
No entanto os preços não dizem tudo. Pelo menos à primeira vista.
Enquanto as suas rivais foram desenvolvidas para serem propostas construídas de
acordo com um orçamento mais acessível para o cliente, a Aprilia optou por
seguir um caminho ligeiramente diferente. O preço mais elevado resulta da
utilização de componentes que, à partida, garantem à Aprilia que a Tuono 660
oferece uma performance superior a todos os níveis.
É por isso importante ficarmos a conhecer cinco pontos de destaque da nova
Aprilia Tuono 660.
Design
Embora seja uma naked, a verdade é que a Aprilia Tuono 660 oferece uma proteção
aerodinâmica bastante superior às suas rivais. A carenagem frontal deriva da
carenagem utilizada na desportiva RS 660. É grande para os parâmetros de uma
naked. Serve quase como uma semi-carenagem.
As três óticas dianteiras “Full LED” incluem luzes diurnas e iluminação com
função em curva. Um conjunto de LED’s adicionais incluídos nas óticas laterais
iluminam-se de acordo com a inclinação em curva, proporcionando uma
visibilidade melhorada em situações de condução noturna.
A vantagem aerodinâmica da carenagem dianteira não se esgota na proteção
aerodinâmica do condutor. Na realidade a Aprilia Tuono 660 beneficia do mesmo
conjunto de carenagens sobrepostas nas laterais, que embora sejam mais
compactas do que as que encontramos nas carenagens integrais da variante RS,
incluem também pequenas asas aerodinâmicas. Como resultado, a Aprilia garante
que a nova Tuono 660 será uma naked bastante mais estável.
Na traseira de desenho agressivo e compacto encontramos um assento de
passageiro que, para os parâmetros de uma naked, podemos considerar de
dimensões normais. As pequenas pegas, dissimuladas de apêndices aerodinâmicos,
permitem que o passageiro se agarre à moto.
Motor
O bicilíndrico de 660 cc da Aprilia é exatamente igual ao motor usado na RS
660. No entanto no caso da Tuono 660 a marca italiana redefiniu alguns
parâmetros da injeção. Isso significa que a naked tem 95 cv de potência, um
valor ligeiramente inferior em comparação com os 100 cv da RS 660.
Os 95 cv da Aprilia Tuono 660 colocam-na em igualdade com a Honda CB650R. A
Triumph Trident 660 tem 81 cv, e nem mesmo a popular Yamaha MT-07 se aproxima deste
valor com os seus 73 cv. Mais longe ficam a Kawasaki Z650 ou a Suzuki SV650.
Mas se olharmos para o binário, o bicilídrico em linha da Aprilia consegue ser
o mais forte do grupo, em igualdade com a Yamaha MT-07: 67 Nm.
Dinâmica de condução
Embora partilhe com a sua irmã carenada RS grande parte dos componentes da
ciclística, se não todos, a Tuono 660 conta com uma posição de condução
diferenciada. As mesas de direção têm um “offset” ligeiramente diferente, e a
utilização de um guiador elevado em vez de avanços permitirá ao condutor
sentir-se muito mais confortável na Tuono 660.
A posição do assento e dos poisa-pés permanece inalterada, pelo que o condutor
da naked poderá conduzir esta moto de uma forma desportiva, com uma boa
distância livre ao solo, obtendo ângulos de inclinação bastante aceitáveis.
Eletrónica aPRC
Neste campo a Aprilia Tuono 660 não tem rival! O pacote eletrónico aPRC
instalado na Tuono 660 é exatamente igual ao utilizado na RS 660. Graças a uma
unidade de medição de inércia de seis eixos e a uma centralina Magneti Marelli
de última geração, a naked de Noale conta com um pacote eletrónico que está ao
nível das melhores superdesportivas do mercado.
Cinco modos de condução, incluíndo dois modos específicos para pista. Dois
destes modos de condução são totalmente personalizáveis ao gosto do condutor.
O aPRC da Tuono 660 conta ainda com controlo de tração ajustável em 8 níveis, “anti
wheelie” ajustável em 3 níveis, três modos de potência do motor, ajuste
independente do efeito travão motor, e ABS com função em curva e função de
deteção de elevação da roda traseira.
Peso
Tal como aconteceu com a RS 660, a desportiva de média cilindrada mais leve do segmento,
também a Tuono 660 apontou a esse objetivo. E olhando para as fichas técnicas
de cada rival, percebemos que apenas a Yamaha MT-07 se aproxima do peso da
Aprilia Tuono 660.
A naked italiana anuncia 183 kg de peso a cheio, enquanto a naked japonesa
marca 184 kg a cheio. Uma diferença mínima. No entanto a relação peso /
potência de cada uma é bastante diferente, e com vantagem clara para a Aprilia:
a Tuono 660 tem 1,9 kg por cada cavalo, enquanto a MT-07 tem 2,5 kg por cada
cavalo.
A nova Aprilia Tuono 660 chegará aos concessionários nacionais até março deste
ano. Este “timing” está dependente de várias condicionantes, nomeadamente da
evolução da pandemia. Os clientes poderão optar pelas seguintes opções de
cores: Concept Black, Iridium Grey e ainda a Acid Gold.
Comentários
Postar um comentário