Husqvarna Svartpilen 125 – A street scrambler minimalista

 


A nova Svartpilen 125 promete sensações scrambler num “pack” desenhado para os motociclistas que se iniciam no mundo das duas rodas. Fique a conhecer os detalhes da nova Husqvarna Svartpilen 125 aqui.

Aqueles motociclistas que estão à procura de uma 125 cc para se iniciarem no mundo das duas rodas, acabam de ganhar mais uma opção que devem ter em conta! Tudo porque a Husqvarna, marca de origem sueca mas que desde 2013 está sob controlo do grupo KTM AG, apresentou a nova Svartpilen 125.

As variantes 401 das Husqvarna Svartpilen e Vitpilen, que em sueco significa, respetivamente, Flecha Negra e Flecha Branca, deveria ter a companhia na gama de uma variante 125 cc há já algum tempo. No entanto a Husqvarna foi adiando o lançamento destes modelos com cilindrada oitavo de litro. Até agora.

O estilo street scrambler minimalista mantém-se praticamente inalterado em comparação com as variantes de maior capacidade como a 401 e a 701 Svartpilen. O conceito que esteve na origem do desenvolvimento desta versão 125 cc não teve por base a contenção de custos, pelo que a nova Svartpilen 125 será comercializada com um PVP que não deverá fugir muito do valor da KTM 125 Duke e que a posiciona ligeiramente acima da marca dos 5000 euros.

Como seria expectável, a nova “Husky” está diretamente apontada aos motociclistas que só têm carta de condução de categoria B e baseia-se na plataforma KTM 125 Duke. A ciclística e o motor são partilhados com a pequena Duke, com a Husqvarna depois a ganhar um design menos radical mas que a faz sobressair em comparação com outras propostas do segmento 125 cc.

O motor monocilíndrico de 125 cc Euro5 desenvolve o limite máximo de potência para a categoria. São 15 cv obtidos por esta unidade motriz com refrigeração por líquido, com o motor a ficar instalado num quadro tubular tipo treliça, em aço, e ao qual a Husqvarna adiciona elementos de eficácia comprovada como suspensões WP Apex em ambos os eixos.

O curso disponibilizado pelas suspensões é igual no eixo dianteiro (142 mm), mas na traseira o monoamortecedor da Svartpilen 125 tem apenas 142 mm de curso contra os 150 mm da Duke.

Um ponto importante que diferencia a Svartpilen 125 da sua prima KTM 125 Duke é o sistema de travagem. No caso da Husqvarna optou-se por instalar disco de 320 mm mordido por pinças ByBre, de dois pistões, enquanto a KTM usa disco de 300 mm. De referir também que a centralina que comanda o ABS é a mais atual 10.1MB Bosch, em vez da 9.1MB que a KTM usa na Duke.

Com iluminação em LED e um estilo street scrambler, a nova Husqvarna Svartpilen 125 conta ainda com jantes de raios cobertas por pneus mistos Pirelli Scorpion Rally STR, sendo que o peso a seco é de 146 kg, ligeiramente superior ao que a KTM anuncia para a 125 Duke.



https://www.andardemoto.pt/moto-news/53037-husqvarna-svartpilen-125-a-street-scrambler-minimalista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil