Nova Honda CRF300L 2021

Mais potente e mais leve graças e uma série de melhorias significativas


A principal novidade da CRF é o seu novo motor de maior cilindrada, agora com 286 cm³ o monocilíndrico DOHC, arrefecido a liquido é capaz de debitar uma potência máxima de 27cv (mais 4 que a versão anterior) com um binário máximo ainda mais elevado.

Revisões ao nível do comando das válvulas, especificamente na admissão, aumentam as respostas a baixa e média rotação e são complementadas pelo filtro de ar, pelo coletor de escape (660 g mais leve que o anterior), pelo silenciador e pela própria ignição, pontos que foram também redesenhados.

A caixa de velocidades também foi revista, com relações mais curtas, para melhor aceleração e retomas mais interessantes, bem como uma velocidade de ponta mais elevada, agora a chegar aos 132km/h.

A embraiagem é agora deslizante e conta agora com assistência hidráulica que proporciona menos 20% de carga na manete.

Diversas alterações na ciclística, como o novo quadro e o redesenhado braço oscilante, garantem uma significativa redução no peso do conjunto que agora se cifra em 142 kg.

Estas vantagens são ainda complementadas por uma maior altura livre ao solo (285 mm), graças às suspensões assinadas pela Showa, que neste novo modelo também apresentam um maior curso, registando 260mm em ambos os eixos. O destaque vai para a forquilha invertida de 43 mm.que agora conta com mesas de suporte em alumínio.

Graças à ciclística mais esguia, inspirada na CRF de competição, a posição de condução também foi revista para proporcionar uma melhor ergonomia e um controlo mais eficaz.

As jantes de alumínio de 21 polegadas na roda dianteira e de 18 polegadas na traseira, são de baixo peso para reduzirem ainda mais a massa não suspensa. Apesar de a distância entre eixos ter aumentado 10mm, o raio de viragem é de apenas 2,3m. 

Os discos de travão ondulados garantem uma maior eficácia em pisos enlameados, graças a maior capacidade de auto-limpeza. O sistema de travagem conta com ABS de dois canais, e permite que a sua intervenção na roda traseira seja desligada.

O depósito de combustível tem uma capacidade de 7,8 litros, pelo que o consumo standard que a Honda indica (3,09 l/100 km) deve proporcionar autonomias maiores que a versão anterior.

O painel de instrumentos em LCD, de contraste positivo, oferece uma leitura ainda mais fácil, sob quaisquer condições.

O preço de venda ao público e a data de comercialização em Portugal da Honda CRF300L de 2021 serão anunciados oportunamente.

A Honda também actualizou a versão Rally da CRF300, mas infelizmente esta não vai estar disponível em Portugal.


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