A divisão de motos da Kawasaki Heavy Industries terá maior
independência a partir de outubro de 2021. Uma reestruturação importante que
vai afetar diretamente o lançamento de novos modelos da Kawasaki.
Sempre
que aqui no seu Andar de Moto falamos em Kawasaki, obviamente estamos a referir
à divisão de motos da empresa “mãe” Kawasaki Heavy Industries (KHI), com sede
em Kobe, Japão. O departamento da KHI dedicado às duas rodas tem a sua sede em
Akashi, e a grande novidade é que a partir de outubro de 2021 será gerido de
forma mais independente.
Com as mudanças que estão a acontecer atualmente a nível global, muitas por
força da pandemia, mas também por força de motivações ambientais, a Kawasaki Heavy
Industries acredita ser necessário reestruturar toda a empresa para melhor
responder às necessidades do mercado.
Nesse sentido, a divisão de motos Kawasaki vai ter maior liberdade para
desenvolver a sua gama de modelos e levar as motos de Akashi para novos patamares
tecnológicos.
A cooperação entre os diferentes departamentos dentro da Kawasaki Heavy
Industries permitiu à divisão de motos criar a Ninja H2 com o seu motor
sobrealimentado. O compressor volumétrico é o resultado dessa
cooperação, que
irá continuar no futuro, mas com a divisão de motos a depender menos do
que
fazem e decidem as restantes divisões da KHI dedicadas ao fabrico de
barcos, comboios, helicópteros e também equipamento para a indústria
aeroespacial.
Nesse sentido, o desenvolvimento de uma motorização híbrida
– motor a combustão
+ motor elétrico – é já um primeiro passo na estratégia de conferir à divisão
de motos da Kawasaki maior independência.
Esta reestruturação profunda a nível da estrutura da empresa tem também como
objetivo ajudar a divisão de motos a recuperar da perda financeira que vai
acontecer por força da pandemia. A Kawasaki Heavy Industries revela que esperam
perder 47 milhões de dólares americanos em 2020.
De acordo com o comunicado divulgado pela Kawasaki Heavy Industries, “A independência da divisão de motos vai acelerar
a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços em sintonia com os
clientes, incluindo os seus novos estilos de vida. A Power Sports (denominação
da divisão de motos) vai fortalecer a Kawasaki enquanto marca. Quando olhamos
para a indústria das duas rodas de uma forma mais ampla, verificamos que enfrentamos
diferentes desafios como o envelhecimento da base de clientes e o cumprimento
das normas ambientais. A Kawasaki está a fortalecer a cooperação industrial
entre as várias divisões do grupo, com o desenvolvimento da propulsão elétrica
e tecnologias de segurança avançada, para além de um grande número de
componentes funcionais. Tudo com o objetivo de exponenciar o crescimento do
negócio Power Sports e alcançar a revitalização do mercado”.
Para além da divisão motos ou Power Sports, que ocupa um lugar em segundo ou
terceiro plano dentro da estrutura da Kawasaki Heavy Industries, também a
divisão dedicada ao fabrico de comboios irá ser mais independente, mas neste
caso já a partir de abril.
De referir ainda que no comunicado em que anunciam a maior independência e reestruturação
da Kawasaki Heavy Industries, os responsáveis japoneses revelam também que vão
reforçar a sua ligação ao hidrogénio enquanto energia limpa. Neste particular,
o plano de reestruturação prevê que a Kawasaki Heavy Industries se torne
empresa líder no setor do hidrogénio, tanto na produção, como depois no transporte e armazenamento.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/52336-kawasaki-heavy-industries-revela-mudancas-para-a-divisao-de-motos/
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