Kawasaki Heavy Industries revela mudanças para a divisão de motos

 


A divisão de motos da Kawasaki Heavy Industries terá maior independência a partir de outubro de 2021. Uma reestruturação importante que vai afetar diretamente o lançamento de novos modelos da Kawasaki.

 Sempre que aqui no seu Andar de Moto falamos em Kawasaki, obviamente estamos a referir à divisão de motos da empresa “mãe” Kawasaki Heavy Industries (KHI), com sede em Kobe, Japão. O departamento da KHI dedicado às duas rodas tem a sua sede em Akashi, e a grande novidade é que a partir de outubro de 2021 será gerido de forma mais independente.


Com as mudanças que estão a acontecer atualmente a nível global, muitas por força da pandemia, mas também por força de motivações ambientais, a Kawasaki Heavy Industries acredita ser necessário reestruturar toda a empresa para melhor responder às necessidades do mercado.

Nesse sentido, a divisão de motos Kawasaki vai ter maior liberdade para desenvolver a sua gama de modelos e levar as motos de Akashi para novos patamares tecnológicos.

A cooperação entre os diferentes departamentos dentro da Kawasaki Heavy Industries permitiu à divisão de motos criar a Ninja H2 com o seu motor sobrealimentado. O compressor volumétrico é o resultado dessa cooperação, que irá continuar no futuro, mas com a divisão de motos a depender menos do que fazem e decidem as restantes divisões da KHI dedicadas ao fabrico de barcos, comboios, helicópteros e também equipamento para a indústria aeroespacial.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma motorização híbrida – motor a combustão + motor elétrico – é já um primeiro passo na estratégia de conferir à divisão de motos da Kawasaki maior independência.

Esta reestruturação profunda a nível da estrutura da empresa tem também como objetivo ajudar a divisão de motos a recuperar da perda financeira que vai acontecer por força da pandemia. A Kawasaki Heavy Industries revela que esperam perder 47 milhões de dólares americanos em 2020.


De acordo com o comunicado divulgado pela Kawasaki Heavy Industries, “A independência da divisão de motos vai acelerar a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços em sintonia com os clientes, incluindo os seus novos estilos de vida. A Power Sports (denominação da divisão de motos) vai fortalecer a Kawasaki enquanto marca. Quando olhamos para a indústria das duas rodas de uma forma mais ampla, verificamos que enfrentamos diferentes desafios como o envelhecimento da base de clientes e o cumprimento das normas ambientais. A Kawasaki está a fortalecer a cooperação industrial entre as várias divisões do grupo, com o desenvolvimento da propulsão elétrica e tecnologias de segurança avançada, para além de um grande número de componentes funcionais. Tudo com o objetivo de exponenciar o crescimento do negócio Power Sports e alcançar a revitalização do mercado”.

Para além da divisão motos ou Power Sports, que ocupa um lugar em segundo ou terceiro plano dentro da estrutura da Kawasaki Heavy Industries, também a divisão dedicada ao fabrico de comboios irá ser mais independente, mas neste caso já a partir de abril.


De referir ainda que no comunicado em que anunciam a maior independência e reestruturação da Kawasaki Heavy Industries, os responsáveis japoneses revelam também que vão reforçar a sua ligação ao hidrogénio enquanto energia limpa. Neste particular, o plano de reestruturação prevê que a Kawasaki Heavy Industries se torne empresa líder no setor do hidrogénio, tanto na produção, como depois no transporte e armazenamento.


https://www.andardemoto.pt/moto-news/52336-kawasaki-heavy-industries-revela-mudancas-para-a-divisao-de-motos/

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