Algumas Dicas pra quem anda de moto !!!!
1. Pense que ninguém te vê
Porque para a
maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento
imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado
de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro
rodas.
2. Seja paciente
As conseqüências de
encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e sempre acabam PIOR.
Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.
3.
Ponha roupas para encarar um
acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a
padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer
asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus
à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás,
você sabe pegar onda, por acaso?)
4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para
uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe
“apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia… “.
5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas
realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na
avenida são o policial e o Detran.
6. Preste atenção no que está fazendo
Tem um ônibus na sua
frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora. Se
ligue!
7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca
mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você
realmente pode virar ou mudar de faixa.
8. Seja paciente
Espere mais um ou
dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para
ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar
sua pele.
9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao
dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros
parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (e se você tiver
acumulado méritos para conhecê-lo!).
10. Cuidado com a calçada
Um monte de
surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro, pregos,
antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure
problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.
11.
Carros entrando à esquerda ainda
são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache que o
motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à
esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!
12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os
primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para
os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.
13. Olhe os retrovisores
Olhe os espelhos
retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja
pronto para se mover se o outro veículo for ocupar o espaço onde você está.
14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda
sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de
distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer
na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus
problemas estão aí dentro desses espaços.
15. Cuidado com os carros equipados
Eles
são rápidos e seus motoristas são agressivos. Não imagine que você passou por
ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um
novo enfeite na grade frontal do carrão dele.
16. Entrar em curvas em alta velocidade
machuca
É a maior causa de
acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas sinuosas e pistas de
corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das
pistas.
17. Não acredite na eficiência da polícia
florestal
Se na área onde você
está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou
florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe
para as margens da Estrada e fique vivo.
18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a
maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode
acalmar uma moto nervosa.
19.
Mantenha SEMPRE
alguns dedos sobre o freio dianteiro Economize um
segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes
(e talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!
20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da
fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto
vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o
problema.
21. Mantenha seus olhos em movimento
O
tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por
problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que
você esteja realmente em problemas sérios.
22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a
situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa
área com limite de 60 km/h, ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro
que virou à esquerda “DO NADA”.
23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça
É
sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe
lá longe e mude a direção.
24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos
acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de
60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, ali por onde você
passa toda hora.
25. Pare totalmente em cada placa de “PARE”
Isso, ponha seu pé
no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso pode forçar uma
decisão imediata, sob pressão e sem tempo para identificar uma situação de
risco.
26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem
estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde
demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade
dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do
trânsito não é assim tão confortável.
27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50
quilos, por favor não tente rodar por aí em uma estradeira- monstro de 400
kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma
altíssima big trail? Pega leve!
28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
Acertar
um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o
primeiro caso.
29. Não entre num vício de cruzamentos iguais
Procure placas de
“PARE” mesmo depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se
você está imaginando que o tráfego vai parar pra você, vai acabar encarando uma
surpresa no mínimo bem dolorida.
30. Tenha espaço para se movimentar quando
trafegar
Pilotar dentro de um
amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no meio do mato. Qualquer
grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à
frente para reencontrar os “desgarrados”.
31. De tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com
farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares
muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda,
senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!
32. Domine a meia-volta
Pratique este
retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado
contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como
contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para
não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.
33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?
Não
entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa
o acelerador e embreagem com atenção para sair sem
problemas.
34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão
suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser
nada, mas é melhor diminuir ANTES de
pisar num sabãozão. Se não era nada, melhor.
35. BUM!!! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos
bruscos. A moto não estará feliz embaixo de você, então se prepare para usar um
pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use o freio
bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e vá procurando a melhor
direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.
36. Pingos na viseira?
Começou
a chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que depois de
uma forte chuva tropical, e você nunca sabe o quanto ele está liso. Use máxima
concentração, cuidado e suavidade nos controles.
37. Emocionado?
Já dizia o velho
ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. As emoções são tão fortes
quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está
nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 100 mil.
38. Vista roupas adequadas
Ponha
roupas que sirvam bem em você e ao
clima. Se você está com muito frio ou com muito calor ou brigando com uma
jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.
39. Deixe seu iPod em casa
Você
não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda Calipso.
A única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido como brinde para
o pessoal da SALA DE CIRURGIA.
40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para
fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela
esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original à direita, e
vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não
para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.
41. Seja suave em baixa velocidade
De
nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos
movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito
indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e posicionar
a moto exatamente onde e como desejamos.
42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas dos outros
veículos te chamam a atenção porque piscam? Pisadinhas leves no pedal ou toques
rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vai
alertar o tráfego atrás.
43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veículo
imaginário entre sua moto e o veículo à frente para evitar que outro veículo
cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, pela metade a chance de
acidentes.
44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto
bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado movendo apenas sua
atenção, sem mover os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos
ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.
45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo
inteligente, você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da
faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da
moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se o semáforo não mudar,
baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para
verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou de tudo…
46. É mais difícil ver à noite
Ajuste e limpe seus
faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples
idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque viseiras escuras pelas
transparentes.
47. Não trafegue perto ou ao lado de caminhões
Se um daqueles 18
pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai
se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser
que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo
por ele.
48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma
intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e
seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem
suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão
ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima = pneus CANTAM
ligeiramente, mas a roda NÃO TRAVA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até
ficar muito bom. Pronto.
49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu
até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os
subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure
cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais
de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da
dirigibilidade. E não use pneus de marcas diferentes ou novo com usado na
dianteira e na traseira, isso muda completamente a estabilidade da moto.
50. Respire fundo Conte até 10. OU até 100.
Desculpe e peça
desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a
130 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar sua vida e ir para
uma cadeira de rodas ou um caixão
Autor desconhecido.
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