Conheça as substitutas da XRE 300, a CRF 300L e CRF 300 Rally

 


As novas Honda CRF 300L e CRF 300 Rally 2021 são a grande novidade no segmento das pequenas médias trail de dupla proposta ou on/off road.

Voltemos oito anos, exatamente em 2012, para encontrar a chegada da CRF 250L dentro da gama Honda como uma moto trail de acesso, para flertar com o universo aventureiro e fora de estrada com uma motocicleta verdadeiramente versátil e fácil de usar. Em 2017 surge a versão Rally com a mesma base mecânica, mas com uma bela e imponente carenagem de clara inspiração nas motos da marca da asa dourada competindo no Dakar.

Ambos os modelos chegam na linha 2021 da Honda renovados em todos os seus elementos, sendo o destaque o aumento da cilindrada do motor para 286 cm³, vindo com o aumento do curso do pistão, resultando em um incremento de 10% na potência e 18% no torque. O motor DOHC de 4 válvulas e refrigeração a líquido tem aprovação EURO5 e desenvolve uma potência máxima de 26,9 cv a 8.500rpm e um torque máximo de 2,8 kgf.m em 6.500rpm (antes 24,4 cv a 8.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.750rpm).

Honda CRF 300L: motor ganhou incremento na potência (Divulgação)

O motor ganha desempenho graças ao fluxo otimizado do cabeçote e aos novos comandos de válvulas, as relações de marchas estão mais curtas para as cinco primeiras marchas para aproveitar melhor o torque e a potência aumentadas, enquanto a 6ª marcha é mais longa para manter uma velocidade de cruzeiro mais relaxada, com o motor em baixo giro. As novas CRF 300 têm embreagem assistida que relata melhor controle da moto e fornece 20% menos carga na alavanca.

Buscando a redução do peso do conjunto em 4 quilos, o chassi de berço semi duplo em aço foi modificado para otimizar sua rigidez proporcionando uma melhoria no conforto do passeio e nas sensações do piloto. Além disso, a geometria da direção foi revisada para se adequar a essas novidades da parte do ciclo. A nova CRF 300 inclui outros upgrades, como a suspensão com aumento de curso e uma maior distância livre para o chão.

Novas carenagens com linhas mais nítidas, com um tanque de gasolina mais estreito de 7,8 litros, e mais estreito também o assento, que aumenta a altura em 5 mm, até 880 mm de distância do chão. Nova ergonomia para melhor manuseio, juntamente com maior agilidade na direção, com o guidão ligeiramente mais próximo ao piloto e as pedaleiras reposicionadas mais para baixo e para tráz.

Na versão Rally da nova CRF 300L a capacidade do tanque de gasolina aumenta em 2,7 litros, chegando em 12,8 litros, o guidão incorpora contrapesos para minimizar a vibração e as pedaleiras têm pastilhas de borracha removíveis e os faróis auxiliares em LED são montados em suportes flexíveis para aumentar a durabilidade.

As novas CRF 300L e CRF 300 Rally também estreiam um novo painel de instrumentos com um display LCD mais nítido e de leitura mais fácil. As novas pequenas médias trail da Honda são muito interessantes, equilibradas, práticas e versáteis e nós aqui da redação achamos bem provável que ela esteja na mira da Honda do Brasil para substituir a cansada XRE 300. Os preços ainda não foram divulgados e os mercados da Europa serão os primeiros a receber as novas máquinas.


https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/novas-honda-crf-300l-e-crf-300-rally-2021/

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