Yamaha FZ-X será a nova aventureira da marca japonesa
A Yamaha está com o foco voltado para uma crossover de 250 cm³, pelo menos como indicado pelo “X” no nome FZ-X, que foi recentemente registrado na Índia.
A Yamaha FZ-X é a nova máquina da Casa de Iwata para combater o segmento cada vez mais nutrido das motocicletas aventureiras de 250 cm³, ou quarto de litro, como os gringos gostam de chamar.
A questão é, se um modelo completamente novo está chegando ou se algum modelo seria usado como base? Muito se especulou sobre a chegada da versão aventureira da MT-03, em uma versão crossover relacionada à família Tracer, ou uma versão com o espírito aventureiro e que carregaria o emblemático nome Ténéré.
A maior preocupação da Yamaha para colocar essa nova máquina no mercado seria a real demanda do público por tais produtos, mas as pesquisas mostraram que há uma forte tendência por motocicletas aventureiras de pequena média cilindrada em países asiáticos, então a Yamaha decidiu entrar no jogo com um novo modelo baseado na usina da FZ25, a nossa conhecida Yamaha Fazer 250.
De olho no gigantesco e exigente mercado indiano, os engenheiros da Yamaha vislumbram tomar como base a FZ25, incorporando um novo chassi com a geometria revisada e de acordo com a nova proposta, suspensões de longo curso e uma roupa com um design aventureiro, moderno e atraente. Contar com uma plataforma pré-existente reduz os custos de desenvolvimento, o que significaria preço mais baixo e mais competitivo. Então, nem Tracer, nem Ténéré.
É claro que este motor monocilíndrico de 249 cm³, SOHC, refrigerado a ar com radiador de óleo e injeção eletrônica, que reivindica 20,5 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm está longe do motor bicilíndrico de 320 cm³ de última geração da marca, mas sua confiabilidade comprovada e as boas respostas de baixa e média rotação seriam fundamentais para a proposta do novo modelo.
Não se sabe se a Yamaha procurará um perfil mais trilheiro com a adoção de rodas raiadas, ou uma abordagem mais asfáltica com rodas de liga leve. Eu descartaria o uso de rodas de 19 ou 21 polegadas na dianteira, e apostaria que rodas de liga leve com 17 polegadas para um modelo crossover seria a escolha da Yamaha.
Por enquanto, a única coisa concreta é o registro do novo nome e o uso da plataforma FZ25, mas podemos esperar o ABS nas duas rodas e tomara que ele permita a desconexão da roda traseira, iluminação total LED e certamente uma nova instrumentação LCD que permite a incorporação do mais recente pacote de conectividade Bluetooth da Yamaha.
A Yamaha Fazer 250 com o visual renovado já foi registrada no Brasil através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ela chega com o visual da versão asiática, com novo conjunto óptico frontal, com canhão único de LED para os faróis alto e baixo, junto com uma linha de LED logo acima para a luz de posição diurna e novo painel LCD.
Comentários
Postar um comentário