Seminovas: veja 10 motos por até R$ 10 mil
Muitas vezes uma moto seminova é um bom negócio, especialmente pela
relação custo e benefício. Esse segmento ganha ainda mais força em
tempos delicados da economia, como o que estamos vivendo e, por isso,
elencamos 10 motos por até R$ 10 mil.
Assim, essa lista dá sequência ao material que publicamos na semana
passada, também sobre seminovas, com 6 scooter por até R$ 10 mil. Dessa
forma, a nova lista desconsidera os scooter, uma vez que eles já
receberam uma publicação exclusiva – veja aqui.
Seminovas: 10 motos por até R$ 10 mil
Precisamos fazer duas observações de antemão. Primeira: são
considerados veículos seminovos aqueles com até 3 anos de uso e,
preferencialmente, com apenas um dono até aqui.
Prefere os scooter? Então veja nossa lista com opções de seminovos com
preços a partir de R$ 6 mil. O link está no início dessa reportagem
E segunda: consideramos aqui os valores da Tabela Fipe, referência na
precificação de veículos no Brasil, que podem ter pequenas variações
(para mais ou menos) considerando aspectos específicos da moto avaliada,
como a quilometragem e estado de conservação. Saiba mais sobre a pesquisa de Preço Médio aqui. Ah! E a lista está organizada por ordem crescente de preços.
1. Honda Pop 110i 2018: R$ 5.496
Se a necessidade é economia a Pop é a solução. Muitas vezes
depreciada pelo seu visual modesto, o modelo se destaca por compartilhar
muitos componentes com a Biz, sucesso de vendas desde 1998. Assim, sua
receita baseada em robustez e simplicidade também tem boa aceitação no
mercado, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, batendo a marca das
100 mil unidades emplacadas em 2019.
Econômica, leve e resistente, a Pop 110i pode ser encontrada por preços na casa dos R$ 5 mil
Desse modo, a Pop 110i foi o quarto modelo mais vendido do país no
ano passado. Atualmente, a versão 0km tem preço sugerido de R$ 6.706,
sem contar despesas com frete ou seguro, que faz com que facilmente
sejam encontradas seminovas na casa dos R$ 5 mil.
Quer saber se a Pop 110i é econômica? No nosso teste ela fez média de 46,33 km/litro. Veja o teste e ficha técnica aqui.
2. HaoJue DK 150 2019: R$ 6.495
Praticamente R$ 1 mil mais cara que a Pop, a DK 150 está em outra
categoria. Assim, é uma street ‘raiz’, substituta da Suzuki Yes 125 e,
também, fruto da parceria entre as duas fabricantes.
Para fazer frente a rivais já consolidadas no mercado, como CG e YBR, a
DK 150 tem algumas exclusividades como painel digital completo
O modelo é oferecido em duas versões, uma alimentada por carburador (DK
150 CBS) e outra já via injeção eletrônica (DK 150 S FI), mas a Fipe não
faz distinções entre elas ao precificá-las. Então, se você tiver essa
opção opte pela FI, naturalmente.
Para encarar rivais de peso como Honda CG e Yamaha Factor/Fazer, a DK
150 aposta em visual (levemente) esportivo e algumas exclusividades,
como painel em LCD com contagiros e indicadores de marcha engatada e
nível da bateria, além de alerta para troca de óleo. Ainda, seu motor de
149 cm³ gera 11,3 cv (8.000 rpm) e 1,17 kgf.m (6.000 rpm) de torque.
3. HaoJue Chopper Road 150 2019: R$ 6.611
A Chopper é a atualização da Intruder 125, sucesso de vendas que a
Suzuki ofereceu no Brasil entre 2002 e 2016. Seu principal apelo está na
construção em estilo custom, sendo uma das poucas representantes do
nicho abaixo das 800 cilindradas
A Chopper Road 150 tem a missão de continuar o bem-sucedido legado da Suzuki Intruder 125
Para a HaoJue, ‘o design clássico faz da Chopper Road 150 CBS um colírio
para os olhos’. Assim, ela é equipada com farol redondo, painel com
ponteiros, tanque em formato de gota e, claro, também possui muitos
detalhes cromados.
Em comparação com a antiga Intruder, seus principais diferenciais
estão nos freios e motorização. Assim, agora ela conta dom discos nas
duas rodas e sistema combinado (CBS). Já o motor está um pouco mais
vigoroso, especialmente em baixas rotações. Desse modo, o principal
ganho está no torque, que cresceu de 0,98 kgf.m a 7.000 rpm para 1,17 a
6.000 rpm. A potência máxima subiu de 11 cv a 9.000 rpm para 11,3 a
8.000 rpm.
4. Dafra Horizon 150 2019: R$ 8.452
Substituta da Kansas 150, a Dafra Horizon 150 é a representante do
segmento custom dentro do lineup da marca. O modelo foi apresentado no
Salão Duas Rodas 2015 e aposta no visual custom, com design inspirado
inconfundivelmente na Harley-Davidson Iron 883, para agradar
consumidores.
A Horizon 150 tem visual inspirado nas custom de 800 cm³ e, aliás, é uma
das poucas representantes do estilo abaixo desse tamanho
Assim, guidão alto, farol redondo, encosto traseiro, painel com
ponteiro, chave de ignição no chassi e muito cromado. Está tudo lá, com
em uma boa custom. Também há rodas de liga leve, calçadas por pneus sem
câmara.
Seu motor de 149 cm³ tem um cilindro, é arrefecido a ar e gera 12,8
cv a 7.000 rpm, além de 1,39 kgf.m de torque a 5.500 rpm. Dentro dos
limites de uma 150 cc ele anda bem e vibra pouco. Atualmente, o modelo
0km tem preço sugerido de R$ 9.950. Veja o teste e ficha técnica da
Horizon 150 aqui.
5. Honda Biz 125 2018: R$ 9.415
Quem fecha o top 5 das nossas motos por até R$ 10 mil é a Honda Biz.
Em 2018 ela recebeu uma série de upgrades, afinal, neste ano o modelo
completou 20 anos desde seu lançamento no Brasil – lembrando que ela foi
desenvolvida pensando no nosso mercado.
Para celebrar seus 20 anos, em 2018 a Biz surgiu repleta de novidades.
Comprar uma unidade deste ano/modelo pode ser um bom negócio
Entre as novidades implantadas em 2018 estão: expansão do
compartimento sob o banco; novo conjunto óptico e escudo frontal; novas
carenagens e rabeta; sistema de abertura do banco junto à ignição;
gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas e mochilas; tomada
12V; e painel em LCD. Além disso, houve adoção pelos freios combinados
(CBS).
Quer se lembrar da história da Brazil’s Cub? Veja a reportagem!
6. Yamaha Fazer 150 2019: R$ 9.645
A Fazer 150 chegou em 2013 com a proposta de trazer mais
esportividade às street da Yamaha, além de estabelecer uma luta justa
com principal concorrente, a CG Titan 150, algo que estava além da
capacidade da YBR 125. Assim, ganhou especial atenção no seu
desenvolvimento, especialmente nos componentes visuais.
A Fazer 150 estreou o motor da família e apelou ao visual esportivo para concretizar vendas. Deu certo.
Assim, se destaca por itens em alumínio (incluindo as alças do
garupa), painel digital com um grande contagiros analógico e linhas que
remetem à geração da Fazer 250 que esteve à venda de 2011 a 2015.
Além disso, a Fazer 150 estreou o motor flex de 149 cm³, que hoje
também equipa a Crosser. Seu propulsor atinge 12,4 cv (7.500 rpm) de
potência e 1,3 kgf.m (5.500 rpm) de torque máximos. Veja nosso teste com
o modelo e sua ficha técnica aqui.
7. Honda CG Titan 160 2018: R$ 9.856
Que a CG é o veículo mais vendido do Brasil você sabe bem e este é,
provavelmente, seu principal argumento de venda. Desse modo, a família
tem recebido constantes atualizações em sua construção, desde a
motorização até detalhes estéticos ou eletrônicos.
A Titan 2018 estreou a suspensão dianteira SFF, que até então equipava apenas modelos de competição da marca
A CG Titan 2018 estreou o novo sistema da suspensão dianteira. Do
tipo SFF (Separated Function Fork), aqui cada bengala tem uma função
específica, sendo uma dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento
progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra abriga a mola –
lembrando que no modo tradicional ambas bengalas contam com molas e
dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento.
Assim, ela herdou esse sistema da família CRF. Na prática, isso
significa maior leveza da suspensão, que favorece a melhor
dirigibilidade, menor atrito interno, que garante respostas melhores e
um funcionamento mais preciso por absorver melhor as irregularidades do
terreno.
Além disso, a Titan 2018 mantém as características de sua antecessora. O motor, por exemplo, segue o mesmo de 162,7 cm³,
gera 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é
de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
8. Dafra Apache RTR 200 2019: R$ 10.525
Antes de falarmos sobre a Apache RTR, seguindo nossa lista de motos
por até R$ 10 mil, precisamos fazer um esclarecimento. A Tabela expressa
um valor médio, que pode variar para mais ou menos de acordo com
características específicas da unidade avaliada ou até mesmo pela lei da
oferta e procura em determinada região. Assim, é possível que você
encontre a RTR (e os modelos que virão na sequência) por R$ 10 mil ou
até um pouco menos.
Com 21 cv e embreagem deslizante, a Apache RTR é a mais esportiva da nossa lista
Voltado. A Apache RTR 200 é a moto mais esportiva da nossa lista. Ela foi sensação no Salão Duas Rodas 2017
graças ao seu design esportivo e agressivo – com direito a banco em
dois níveis e spoiler no motor -, e seu projeto em nada tem a ver com a
Apache 150, oferecida pela marca de 2010 e 2015.
Assim, a RTR se destaca pelo motor de 21 cv, embreagem Slippery
Clutch (deslizante, para evitar travamento da roda traseira em reduções
de marcha), injeção eletrônica e freios combinados (FH-CBS). Outro ponto
positivo é o painel digital, completíssimo para a categoria.
No nosso teste, ela fez 36 km/litro e mostrou disposição para encarar
o trânsito urbano e, principalmente, estradas. Veja como ela se saiu (e
sua ficha técnica) aqui.
9. Honda Bros 2018: R$ 10.799
Se tem Cub, street, custom e até representante com pegada esportiva, o
que faltava na nossa lista de motos por até R$ 10 mil? Sim, as trail de
entrada. No caso da NXR 160 Bros é de entrada mesmo, já que a versão
ESDD, mais completa, tem preço médio de R$ 11.495.
Como uma boa trail de entrada, a Bros 160 manda bem tanto no trânsito urbano quanto em estradas não pavimentadas
Esse ano/modelo da Bros tem um bônus: recebeu o prêmio maior valor de
revenda ao fim de 2018 na categoria motocicletas. Entretanto, foi a
última NXR a sair da fábrica sem freios combinados (CBS).
Sem grandes novidades em 2018, a Bros 160 é equipada pelo motor de
162 cm³, que gera 14,7 cv (etanol) a 8.500 rpm e 1,60 kgf.m (etanol) a
5.500 rpm. No nosso teste, num misto de cidade e terra, ela fez pouco
mais de 35 km/litro. Veja o teste ficha técnica aqui.
10. Yamaha Crosser 150 2018: R$ 10.878
E assim fechamos nossa lista de seminovas, com motos por até R$ 10
mil, beirando um degrau acima nos preços, com a XTZ 150 Crosser S,
avaliada em R$ 10.878. Aliás, foi em 2018 que a Crosser se dividiu em S e
Z, sendo a principal diferença sua cores, grafismo e, além disso, a
adoção de para lama dianteiro baixo ou alto.
Ágil, leve e confortável, a Crosser enfrenta com tranquilidade o rali de todos os dias na cidade grande
Apresentada em 2014, a Crosser compartilha o mesmo motor e câmbio da
já citada Fazer 150. Assim como a irmã, ela também possui ótimo nível de
acabamento, tanto no painel quanto nos plásticos e demais componentes.
Os números de potência e torque também são os mesmos da street.
No nosso teste, fizemos média de consumo de 32,1 km/l no percurso
pelo qual rodamos. E rodamos, aliás. Tranqueira das cidades, buracos,
rodovia, com garupa, com mochila, só piloto, subindo, descendo. Ao fim,
concluímos que ‘ágil, leve e confortável, a Crosser enfrenta com
tranquilidade o rally de todos os dias na cidade grande’. Relembre o
teste aqui.
Guia de motos e classificados Motonline
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Honda Pop 110i
HaoJue DK 150
HaoJue Chopper Road 150
Dafra Horizon 150
Honda Biz 125
Yamaha Fazer 150
Honda CG Titan 160
Dafra Apache RTR 200
Honda Bros 160
Yamaha Crosser S
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