Yamaha desenvolve um quadro inteligente que deteta fissuras
Marca de Iwata pretende criar um quadro capaz de perceber quando a integridade estrutural está comprometida. O quadro inteligente da Yamaha está em desenvolvimento.
Normalmente temos a ideia de que um quadro de uma moto é indestrutível. A não ser que exista algo anormal, como uma queda, que possa danificar o quadro, acreditamos sempre que a integridade estrutural do quadro está sempre a 100%.
Porém isso nem sempre é verdade.
Um quadro de uma moto é a estrutura que suporta praticamente todos os componentes que fazem parte do conjunto. Essa estrutura pode ser de diferentes tipos e até fabricada em diferentes materiais, mas atualmente o material mais usado no fabrico de um quadro é o alumínio.
Mais leve do que o aço, mas resistente, o alumínio tem no entanto uma característica especial em relação ao aço: não dá sinais de que a sua integridade está em causa.
O que acontece com o alumínio é que quando a integridade estrutural fica demasiado comprometida, o material colapsa por completo (parte), o que por sua vez pode ter consequências graves para o motociclista caso esteja a conduzir a moto, ou então custos elevados para substituir o quadro.
Claro que antes disso acontecer já o alumínio apresenta fissuras. Mas as dimensões das fissuras são, por norma, tão pequenas, que raramente conseguimos reparar nelas antes de ser tarde demais.
No sentido de evitar danos graves na moto, a Yamaha está a trabalhar num sistema que podemos definir como sendo um quadro inteligente. O que a marca de Iwata pretende é inserir uma rede de cabos de fibra ótica e sensores, ligados a uma centralina, e que permitirão analisar a integridade do quadro em tempo real, informando o motociclista no caso de detetarem fissuras ou outro tipo de danos na estrutura.
Este quadro inteligente não servirá apenas para analisar e detetar problemas na estrutura principal do quadro, mas também monitorizar outras áreas do chassis como o braço oscilante, subquadro traseiro ou ainda os apoios do motor.
Assim que o sistema detetar problemas, um aviso é apresentado no painel de instrumentos da moto, indicando ao motociclista que deverá dirigir-se ao concessionário para verificar o estado do chassis.
Caso a Yamaha decida aplicar este quadro inteligente a uma moto de produção em série, e tudo dependeria sempre dos custos associados a esta tecnologia, isso permitiria ao motociclista comum manter um controlo mais apertado do estado da sua moto e assim evitar problemas graves.
Comentários
Postar um comentário