Como fazer manobras em baixa velocidade? Dicas de pilotagem
Quem nunca caiu parado? Já ouviu falar na técnica de “cabo de guerra”
para manobrar a moto em baixa velocidade? Vem com a gente que explicamos
em mais essa dica de pilotagem de moto.
Quem nunca caiu parado? Acelerar a moto e andar por estradas e rodovias é
fácil, é um dos conceitos mais básicos da moto, mas fazer manobrar em
baixa velocidade é algo que exige habilidade.
Você já ouviu falar na técnica de “cabo de guerra” para manobras em baixa velocidade com a moto?
No final de 2019 fui convidado pela TRX, maior empresa de
experiências com motocicletas na América do Sul, para participar do
curso On Road 2, onde aprendemos e colocamos em prática essa técnica.
Hoje nós compartilhamos essa dica de pilotagem com vocês.
Como manobrar moto em baixa velocidade?
Esse artigo faz parte de uma série de dicas que o pessoal da TRX está
compartilhando com a gente e nós estamos trazendo para o Motorede. Veja outras dicas de pilotagem.
Levante a mão quem nunca caiu parado. Isso é muito mais comum do que
você pensa. Afinal, andar “rápido” com uma moto não é difícil. O desafio
mesmo é andar devagar, manobrar e ter o domínio da moto em baixa
velocidade.
Para pessoas de baixa estatura, em motos altas ou em pisos
irregulares, o desafio fica ainda maior. E aí só tem um jeito de evitar
uma queda: técnica e treino.
Para lidar com manobras em baixa velocidade, precisamos ter uma
intimidade e um domínio da moto que só o tempo de experiência não
necessariamente traz. Não adianta dizer que anda de moto há 30 anos se
você faz todos os dias a mesma coisa.
Principalmente para aqueles que só andam de fim de semana e em estrada, na hora de parar e manobrar, rapaz… é um Deus nos acuda.
Para andar devagar é preciso trabalhar o que chamamos de “cabo de
guerra”, onde buscamos a harmonia entre o acelerador, a embreagem e o
freio traseiro.
Técnica “cabo de guerra” para controlar a moto
Na técnica de “cabo de guerra” a motocicleta precisa estar sempre “
empurrando”, com o acelerador aberto em torno de 2.000 a 3.000 rpm e a
embreagem um pouco solta, como quando se controla a moto em uma subida.
Para “segurar” a velocidade (controlar), usamos o freio traseiro. Quer
dizer, a embreagem solta faz a moto querer andar e o freio traseiro faz a
moto querer parar. Pronto, temos o princípio do cabo de guerra.
O que não podemos fazer? Apertar a embreagem, pois perde-se uma das
forças, e nem soltar demais, forçando-a e fazendo com que precisemos
usar muito o freio traseiro. O segredo é o equilíbrio, suave, tudo
dosado e sem sobressaltos.
Se faltar uma das forças, a moto cai. Se sobrar, estraga o conjunto e
pode cair. Se a moto morrer, cai… quer dizer, o equilíbrio é a receita.
Para isso, é necessário treino e sensibilidade.
Na parte teórica é simples, mas na prática, com duas ou três
tentativas, a técnica se torna ainda mais fácil. Basta manter o
equilíbrio entre as três forças: acelerador, embreagem e freio. Porém,
tudo isso deve ser somado ao olhar correto, buscando o objetivo.
Para completar a técnica ideal para fazer manobras de moto em baixa
velocidade você deve prestar atenção na posição de pilotagem. Ela deve
ser adequada para diminuir o diâmetro de giro e não fazer você “brigar”
com a moto.
São coisas que só um curso de pilotagem como o On-Road 1 e On-Road 2 da
TRX podem nos ensinar de forma prática e eficaz. Depois desses cursos, a
TRX recomenda fazer a clínica de “Manobras e controle em baixa
velocidade”, onde essa técnica é trabalhada especificamente com 8
exercícios diferentes.
https://www.motorede.com.br/como-fazer-manobra-moto-baixa-velocidade/
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