Honda CRF 1000L Africa Twin: Tudo que você precisa saber sobre a big trail
Contando com duas versões – e cada uma com a opção True Adventure – aventureira da Honda oferece opções para as mais variadas aplicações
A CRF 1000L Africa Twin renasceu mais aventureira
que nunca. Seu desenvolvimento foi pautado a partir da experiência da
marca nas mais exigentes provas mundiais de rally, o que faz com que a
motocicleta passasse a trazer o DNA racing da marca, que conquistou em
2020 o título do Dakar, a mais exigente prova da modalidade.
Hoje vamos descobrir alguns dos destaques mecânicos, ciclísticos e
tecnológicos, que fazem dela uma das mais versáteis motocicletas dual purpose da atualidade, além de explicar as diferenças entre suas versões.
Itens comuns
A segunda geração da CRF 1000L Africa Twin tem duas versões: Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports – e cada uma delas tem a variável “TE”, ou True Adventure,
que traz de fábrica acessórios como bolsas laterais, proteções
tubulares e cavalete central, sendo que o top case também é
disponibilizado para as versões standard.
O primeiro item que todas elas compartilham é o conjunto motriz
(motor e câmbio): um bicilíndrico em paralelo de 999,1, cm3, ,
arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica batizada de
PGM-FI pela Honda), que na atual versão entrega 94,6 cv a 7.50 rpm e torque de 9,7 kgf.m a 6.000 rpm.
O câmbio é de seis velocidades. Estes números são superiores aos
presentes na primeira versão da motocicleta, que eram: 90,2 cv e 9,3
kgf.m.
O que possibilitou este incremento de performance foi a adoção do acelerador eletrônico Ride-by-Wire,
uma caixa de ar maior e um novo sistema de escapamento, com com dois
catalisadores e ponteira menor. Segundo a Honda, tais mudanças também
contribuíram para melhorar a curva de torque em médias rotações.
As rodas também são compartilhadas em todas as versões (21″/18″),
assim como os pneus mistos que as calçam: 90/90-21 na frente e 150/70-18
atrás.
As diferenças
Agora vamos entender o que diferencia a versão Standard da Adventure Sports.
A primeira coisa que se destaca é a cor: enquanto a Standard
apresenta as opções Cinza e Vermelho com Preto, a Adventure Sports sai
de fábrica apenas na cora Azul com Branco e Vermelho. Visualmente, esta
também traz um para-brisa que oferece maior proteção aerodinâmica e um
assento plano, embora, dividido em duas peças (piloto e garupa).
Mas é nas suspensões que está o maior diferencial. Embora dividam na
dianteira os mesmos tubos Show de 45 mm de diâmetro, na versão Adventure
Sports o curso é maior: são 252 mm contra 230 mm na Standard. Atrás o
sistema batizado de Pro-Link também ganha curso: são 240 mm contra 220
mm na Standard.
Isso faz com que a altura em relação ao solo aumente na Adventure Sports (271
mm contra 251 mm na Standard) e também na altura do assento: ambas as
versões contam com duas opções de altura deste item. São 850 mm ou 870
mm na versão Standard, contra 900 ou 920 mm na Adventure Sports, uma
diferença de 50 mm!
Por fim, o tanque de combustível é diferente entre ambas as versões:
na Standard este comporta 18,8 litros, contra 24,2 na Adventure Sports.
Eletrônica embarcada
Uma moto que nasceu para ser uma das melhores de sua categoria não
poderia deixar de apresentar um amplo leque de features tecnológicos e
estes estão presentes tanto na versão Standard, como na Adventure
Sports.
A primeira coisa que se destaca é o painel em LCD. Sua posição
praticamente vertical, lembra as torres de navegação das motos de
competição e além de moderno e de fácil leitura, é uma verdadeira
central de informações ao piloto.
A adoção do acelerador Ride-by-Wire possibilitou a esta segunda
versão ser equipada com controle de tração (chamado de HSTC pela Honda:
Honda Selectable Traction Control), que oferece sete opções de
intervenção, além de também poder ser desligado.
Os Modos de Pilotagem também foram outro recurso que o Ride-by-Wire
introduziu e mesclam diferentes níveis de entrega de potência,
intervenção do controle de tração e do freio-motor.
São três modos configurados de fábrica e um chamado USER, que pode
ser customizado pelo condutor a seu gosto, selecionando cada um dos
citados parâmetros.
Confira como funciona cada um destes modos:
- TOUR – Nível máximo de potência (1), nível de freio-motor médio (2) e controle de tração muito atuante (6)
- URBAN – Nível de potência intermediário (2), nível de freio-motor médio (2) e controle de tração muito atuante (6)
- GRAVEL – Nível de potência mínimo (3), nível de freio-motor mínimo (3) e controle de tração muito atuante (6).
- USER – Aberto para customização pelo piloto.
Preços (*)
- CRF 1000L Africa Twin Standard: R$ 61.214
- CRF 1000L Africa Twin True Adventure: R$ 70.715
- CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports: R$ 68.603
- CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports True Adventure: R$ 73.881
https://motoadventure.com.br/honda-crf-1000l-africa-twin-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-big-trail/
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