Triumph lança nova Tiger 900 no mercado

Nova Tiger 900 fazendo curva


Após ser flagrada camuflada em testes, finalmente nova Triumph Tiger 900 é lançada oficialmente pela marca britânica.
Todos aguardavam que a aventureira de média cilindrada fosse apresentada durante o ECIMA (Salão de Milão) em novembro, porém, a surpresa ficou para esse mês. A espera foi boa, pois há uma grande lista de mudanças. Entre elas, o novo motor de 888 cilindradas.
Ao todo serão cinco versões que chegarão ao mercado, divididas em duas famílias (GT e Rally). São elas: Tiger 900 Rally e Rally PRO; Tiger 900 “Standard”; e Tiger 900 GT e GT PRO. O preço no mercado internacional parte de 9.500 Libras.

Mercado de média/alta cilindrada em alta

O mercado das motocicletas de média/alta cilindradas voltadas a aventura ou uso misto está em alta em todo o mundo, é só darmos uma breve olhada nos últimos lançamentos como Ténéré 700, F 850GS e 790 Adventure, por exemplo.
Isso reflete não só que o público está percebendo que esse perfil de motocicleta é muito mais ágil e fácil de pilotar do que os modelos acima de 1000 cilindradas, como também as fabricantes estão de olho nessa movimentação.
E a até então Tiger 800, uma moto muito querida por seus proprietários e que aqui no Brasil se tornou um carro de chefe da Triumph em vendas, estava começando a ficar para trás. Agora não mais, pois a fabricante acaba de anunciar sua nova versão, a Tiger 900, com diversas mudanças.
Nova Tiger 900 GT Vermelha parada em uma calçada

Nova Tiger 900

Com todas as mudanças na parte visual e estrutural da nova Tiger 900 podemos perceber que ela ficou mais leve e ergonômica para o uso no fora de estrada. Ainda mais do que a atual Tiger 800 já é.
Com a parte frontal totalmente redesenhada, o novo modelo traz farol menor e mais moderno, para-lama dianteiro superior redesenhado, novas carenagens avançadas do tanque e até para-lama dianteiro inferior maior, que serve como proteção para as bengalas.
Detalhe da nova Tiger 900 lateral
De uma forma geral, a Tiger 900 passou por um facelift que a deixou mais sofisticada, com a cara do mercado atual que consome e concorre com esse tipo de motocicleta. Um novo e enorme painel TFT de 7 polegadas equipa as 4 principais versões, menos a de entrada.
Duas novas Tiger 900 saltando em terreno de areia
Mas, claro, as mudanças não se resumem só ao design. O que também deixou a trail da categoria de 900 cc com cara mais leve e off-road foi o novo chassi modular e o sub-chassi parafusado na parte traseira.
O conjunto ficou significativamente mais leve que o modelo anterior, chegando a uma redução de peso total na casa dos 5 quilos, dependendo da versão da nova moto.
Outro requisito que garante a pegada mais off-road da nova Tiger é seu assento. Ele ficou ligeiramente mais fino, promovendo melhor encaixa das pernas perto do tanque. O guidão, movido cerca de 10 mm para trás, também contribuiu para isso.
Um nova Tiger 900 Vermelha a esquerda e outra Branca a direita paradas.

Principais Aspectos Técnicos da nova Tiger 900

Um dos principais aspectos técnicos da nova Tiger 900, se não o principal, está no motor de maior capacidade. Sai o tricilíndrico de 800 cc para a entrada de uma nova versão com 888 cilindradas.
Essa nova configuração rendeu 10% a mais de torque, indo a 8,887 kgf.m, além de uma melhora de potência em média rotação. Ou seja, a moto ficou mais forte e ainda melhorou a entrega de potência nos médios giros para reforçar a vocação off-road.
Segundo fontes internacionais, houve também uma mudança em sua saída de gases, fazendo com que, em rotações mais baixas, a nova Tiger 900 emita um ronco similar ao de uma bicilíndrica. Ainda não sabemos se isso é uma crítica ou elogio, só ouvindo para entender.
Detalhe lateral a suspensão dianteira da nova Tiger 900
Outro aspecto técnico que foi aprimorado são as suspensões da nova Tiger 900. Para a versão de entrada e as versões GT e GT PRO, as suspensões dianteira (curso de 180 mm) e traseira (curso de 170 mm) são da Marzocchi.
Na versão de entrada o ajuste da suspensão é apenas manual na pré-carga da mola traseira, enquanto que na GT são ajustáveis tanto na frente quanto atrás para compreensão, rebote e pré-carga. Já na GT PRO a suspensão tem ajuste eletrônico.
Para as outras duas versões, a Tiger 900 Rally e Rally PRO, a suspensão é da marca Showa ajustável com curso de 240 mm na dianteira e 230 mm na traseira.
Tiger 900 Vermelha com piloto em cima acelerando na estrada de asfalto.

Nova Triumph Tiger 900 Preço

Por enquanto a Triumph da Europa revelou apenas o preço da nova Tiger 900, sendo de 9.500 Libras. Esse valor, em conversão direta para o Real no momento da publicação desse artigo, fica em torno de R$ 52 mil.
Como critério de comparação, no mesmo mercado da Europa, usando a Inglaterra como base para comparação, a BMW vende sua F 850GS a partir de 9.875 Libras. Algo em torno de R$ 54 mil.
Ainda seguindo nas comparações de valores, aqui no Brasil a BMW vende a F 850GS pelo preço a partir de R$ 45.900,00, enquanto que a Triumph vende a atual Tiger 800 XR de entrada por R$ 40 mil e a mais completa, Tiger 800 XCa, por R$ 52.990,00.
Nova moto Tiger 900 vista de trás

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