BMW apresenta versão moderna de motor boxer com a R18

Motor Boxer BMW

Traduzindo o motociclismo em sua mais pura essência, resgatando a tradição dos grandes clássicos da marca e misturando tecnologia atual, BMW apresenta uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da fabricante produzidos nos anos 1960.
Apresentado como coração da BMW R18, uma motocicleta conceito que fez sua estreia no Salão de Milão 2019 (EICMA), o motor é o maior já utilizado pela marca.
O conceito R18, com seu visual retrô, abraça uma estética simples e funcional, com proporções equilibradas e fluídas, tanque de combustível em formato de gota, assento de couro, pintura preta com linhas contrastantes pintadas a mão e eixo universal exposto.

Novo motor boxer 2 cilindros BMW

O coração da nova BMW R18 é um motor boxer de 2 cilindros totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e facilidade de manutenção.
Esse propulsor é o de maior capacidade já usado na produção de motocicletas da marca, com suas 1.800 cilindradas, quatro válvulas, bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo. 
Em termos de desempenho, o motor gerenciado pela transmissão automática de seis velocidades desenvolve 91 cavalos de potência a 4.750 rpm, com um torque máximo de 158 Nm já disponível a partir de 3.000 rpm.


Apesar disso, o motor pesa apenas 110,8 quilos, já incluindo a caixa de câmbio e sistema de admissão, ressaltando a sua estética simples e funcional com proporções equilibradas e fluídas.
BMW Concept R18

BMW Concept R18

A BMW Concept R18 é uma motocicleta apresentada para resgatar a essência clássica da BMW que foi revelada pela fabricante alemã no Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste ano.
Nela os componentes eletrônicos são reduzidos ao mínimo, enfatizando o seu design purista. As rodas raiadas são de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
Deixado propositalmente exposto, o enorme motor boxer é uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da marca produzidos nos anos 1960, com seus dois cilindros, 1.800 cilindradas, bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo.

BMW Concept R18/2

Já a BMW Concept R18/2, cuja pronúncia é “Slash Two”, é considerada o oposto estilístico da Concept R 18, uma cruiser customizada moderna e dinâmica, com apelo de desempenho mais bruto e extremo.
A nova BMW Motorrad R18/2, por sua vez, demonstra uma expressão poderosa do conceito heritage, proporcionando um exemplo impressionante de flexibilidade e de amplas opções de personalização sobre uma arquitetura despojada.
O acabamento minimalista do guidão, juntamente com as proporções robustas e alongadas, remete uma experiência de pilotagem dinâmica.
A carenagem, o tanque de combustível e o assento, formam uma linha fluida que encontra sua terminação perfeita no paralama traseiro de tamanho reduzido e que cobre a roda.
Todas as partes da motocicleta são pintadas na cor Red Candy Apple, de acabamento metálico. Um tom avermelhado expressivo e que ressalta o movimento fluido das laterais.
As rodas medem 19 polegadas na frente e 16”, atrás. As pinças de freio de alto desempenho são da italiana Brembo e o sistema de escapamento Hattech é de aço inoxidável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil