CAPACETE QUE LIGA SOZINHO PARA RESGATE VENCE CONCURSO NO HAVAÍ


Projeto, criado pelo cientista da computação Ty Uehara, vence concurso de inovação e criador vai patentear conceito

Ninguém gosta de se envolver em acidentes de trânsito, mas a possibilidade existe e motociclistas estão sempre mais expostos. Além disso, quem anda sobre duas rodas muitas vezes está sozinho, o que pode dificultar um pedido de socorro, especialmente em áreas remotas.
Um amigo do cientista da computação Ty Uehara viveu uma situação em que sofreu um acidente de moto em uma área despovoada, tendo dificuldades para receber socorro após sofrer sérios ferimentos - tudo acabou dando certo depois e o amigo de Uehara ficou bem.

PROCURANDO UMA MOTO? EM NOSSOS CLASSIFICADOS VOCÊ ENCONTRA!

A situação, no entanto, foi o ponto inicial para uma ideia inovadora de Uehara: um capacete que detectasse a queda do motociclista e automaticamente ligasse para o serviço de resgate, indicando a localização exata do incidente, sem que fosse necessário ter o telefone nas mãos para efetuar tal ligação.
Foto: Stephan Solon
O projeto, de nome ConTekt, utiliza GPS, acelerômetro, giroscópio e sensores de pressão para detectar a queda e a localização exata do motociclista. Alto-falantes Bluetooth e microfone completam o ConTekt - que, evidentemente, requer um smartphone conectado a esse sistema para fazer a ligação.
A ideia foi vista com bons olhos no concurso Breakthrough Innovation Challenge, realizado pela Universidade do Havaí. A ideia de Uehara foi a vencedora do desafio e o cientista da computação levou para casa US$ 2.000, o equivalente a R$ 8.240 em conversão direta.
Com o valor do prêmio, Uehara quer patentear a ideia e construir um protótipo utilizável do ConTekt. Em entrevista à rede de TV CNN, o cientista da computação estima que o produto final custe cerca de US$ 700, pouco mais de R$ 2.880. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil