Honda CB500F, CBR500R e CB500X recebem atualizações em 2022
O trio de modelos Honda de 500 cm³, a CB500F, a CBR500R e a CB500X foi atualizado para 2022
Os modelos CB500F, CBR500R e CB500X da Honda são extremamente populares e
todos eles foram alvo de atualizações ao nível do motor e também da
ciclística, o que, em 2022, vai alargar ainda mais a apetência por estes
modelos entre a comunidade motociclística, quer o condutor tenha muita
ou pouca experiência.
A Honda já vendeu mais de 106 000 unidades
de modelos CB e CBR em toda a Europa desde o seu lançamento no ano de
2013. Cada modelo tem o seu lugar na rica e variada gama de produtos
Honda.
A estradista CB500F é responsável por quase metade das
vendas e a desportiva CBR500R é responsável por 18% do volume, com a
aventureira CB500X a reclamar 35% do total de vendas.
A investigação Honda, realizada numa amostra representativa do grupo de
clientes da marca, mostra a popularidade destes três modelos em
diferentes dados demográficos dos condutores.
Os números mostram
que 45% dos proprietários da CB500F e 37% dos proprietários da CBR500R
são condutores jovens, com 45% e 60% respetivamente a terem menos de 34
anos; números que ilustram o quão fundamentais foram estas motos para
aliciar novos condutores para o mundo das duas rodas.
Por outro
lado, 75% dos proprietários da CB500X são condutores já com experiência,
com mais 15% a serem condutores regressados ao mundo das motos, muito
graças à atração deste modelo de aventura compacto, com estilo e aspeto
robusto, suspensões de longo curso e posição de condução elevada.
Apesar
de as suas dimensões compactas e "boas maneiras" tornarem este trio de
modelos de 500 cm³ da Honda muito fácil de conduzir, aprender e
progredir de forma simples no mundo das motos, são esses mesmos
atributos que se revelam uma verdadeira atração para quem procura um
modelo fácil de conduzir, sobretudo para quem quer passar de uma 125cc
para uma moto maior.
As novidades para 2022 não são muitas, mas são significativas e
anteveem uma ainda maior facilidade de manobra e um mais intenso prazer
de condução.
A começar pela nova forquilha, esta passa a ser a
mesma que equipa as tetracilíndricas de média cilindrada da Honda, as
CB650R e CBR650R e conta com unidades Showa SFF-BP invertidas, com 41 mm
de diâmetro.
As rodas têm agora jantes de liga leve, com raios
em Y (na CB500F e na CBR500R), juntamente com dois discos ondulados de
296 mm de diâmetro e pinças radiais Nissin.
A CB500X, com o seu
marcado estilo Adventure, partilha a mesma configuração atualizada de
travões e de suspensão das suas irmãs, mas tem ainda maior curso na
suspensão e uma nova jante de 19 polegadas, mais leve, no eixo
dianteiro.
Apresentam também em comum um novo braço
oscilante, mais leve, com mais resistência à torção e maior
flexibilidade lateral, que melhora a capacidade de inserção nas curvas.
O
potente motor de 500 cm³ é o "coração" destes modelos e continua a
debitar de 35 kW de potência, o máximo permitido conduzir a quem tem
carta de condução A2. Mas para 2022 a programação do sistema PGM-FI do
motor foi totalmente revista, oferecendo ainda mais binário,
sensibilidade e caráter geral.
Em termos de decoração também há novidades:
CB500F
naked CB500F recebe três novas cores vibrantes:
- Cinzento Pérola Smoky,
- Cinzento Metalizado Mate Axis
- Amarelo Pérola Dusk;
CBR500R
A desportiva CBR500R vai estar disponível em novos acabamentos:
- Preto Metalizado Mate Gunpowder, com novos e elegantes gráficos que deixam perceber toda a sua herança de competição.
CB500X
A aventureira CB500X recebe também duas novas cores para 2022.
Preto Metalizado Mate Gunpowder
Laranja Pérola Organic.
Nota: Os três modelos também vão estar disponíveis no esquema cromático clássico da Honda Vermelho Grand Prix.
Comentários
Postar um comentário