Triumph Speed Triple 1200 RR – Atitude desportiva

 


A marca britânica regressa aos modelos desportivos. A naked Speed Triple 1200 RS recebe um conjunto de carenagens frontais e algumas novidades, e o resultado é uma Triumph Speed Triple 1200 RR cheia de atitude desportiva.        

A Triumph Motorcycles está, finalmente, de volta às motos desportivas! Depois da última desportiva a sair da fábrica de Hinckley ter sido a Daytona Moto2 765 Limited Edition, um modelo de produção muito limitada criado com base na Street Triple 765 e no programa de Moto2 da Triumph, a marca acaba de apresentar a nova Speed Triple 1200 RR.

Aproveitando a excelente base que é a naked Speed Triple 1200 RS, moto que o Andar de Moto já testou aqui e que tão boa conta de si deu no nosso comparativo powernakeds 2021, os engenheiros de Hinckley criaram uma novidade carregada de atitude desportiva. A nova Triumph Speed Triple 1200 RR promete elevadas doses de adrenalina e diversão, misturadas com um estilo marcadamente britânico.

Mais do que os pontos que unem a naked à desportiva, o grande foco da nova Speed Triple 1200 RR são as diferenças que a tornam numa moto pronta a atacar as trajetórias mais agressivas em pista. Para isso, a equipa de desenvolvimento da Triumph redesenhou por completo a posição de condução.

Mantendo o assento na sua altura original, relativamente à RS (830 mm), a Speed Triple 1200 RR conta com avanços posicionados 50 mm mais à frente em relação ao assento e 135 mm mais abaixo do que o guiador que encontramos na variante naked. Isso, em conjunto com os poisa-pés ligeiramente mais recuados e elevados, colocam o condutor mais deitado sobre o depósito de combustível, adotando uma postura de maior domínio, mais agressiva, mais adaptada a uma condução no limite da inclinação.

Com um design que lhe confere uma postura claramente desportiva e agressiva, leva o nosso olhar a seguir as suas linhas aerodinâmicas, enquanto nos apercebemos dos diversos detalhes que sobressaem da nova carenagem frontal, que envolve toda a frente da Speed Triple 1200 RR, incluindo a generosa ótica redonda com iluminação diurna específica.

Painéis laterais em fibra de carbono, inserções no depósito de combustível também em fibra de carbono, o mesmo material que é utilizado nas pequenas reentrâncias aerodinâmicas que seguem a linha da carenagem frontal, ao melhor estilo das superdesportivas modernas. Para completar a lista de elementos em fibra de carbono, temos de referir o guarda-lamas dianteiro, que recebe ainda o logótipo da Triumph.

A ciclística não difere muito, na sua essência, do que encontramos na Speed Triple 1200 RS.

Um quadro dupla trave compacto, leve, mas ao mesmo tempo extremamente resistente às forças laterais e torsionais, garante uma condução desportiva, aprimorada e precisa. As jantes em liga leve mantêm o seu desenho, tal como o monobraço oscilante e o sistema de escape em aço inox com acabamento escovado.

Por outro lado, o sistema de travagem conta com pinças Brembo Stylema que, quando acionadas pela correspondente bomba MCS, mordem discos dianteiros de 320 mm de diâmetro.

O sistema de travagem conta, claro, com a ajuda da eletrónica. Neste caso uma unidade de ABS Continental MIB-EVO, com integração de unidade de medição de inércia, e que por isso conta com função em curva, pode ser ajustado em dois níveis de intervenção. De referir ainda que o sistema de travagem tem a particularidade de combinar a sua intervenção em ambos os eixos.

Depois, e esta é uma das novidades específicas da Speed Triple 1200 RR, as suspensões mecânicas da RS, foram substituídas por unidades de controlo eletrónico. A Öhlins continua a ser o fornecedor e a RR mantém a forquilha NIX30 e amortecedor traseiro TTX36 da variante naked. Porém, o controlo é eletrónico gerido pelo sistema Smart EC 2.0, o software mais evoluído que os especialistas suecos da Öhlins disponibilizam para modelos de produção.

Este sistema de funcionamento semi-ativo permite ao condutor da Speed Triple 1200 RR a possibilidade de ajustar o comportamento das suspensões, usando para isso o menu dedicado a esta função, através do painel de instrumentos TFT a cores, disponibilizando diferentes modos de funcionamento, tanto automáticos como manuais, ajustando a parametrização do Smart EC 2.0 de acordo com as suas preferências.

Por outro lado, e para garantir que esta desportiva aproveita ao máximo o potencial da ciclística, a Triumph opta por pneus Pirelli Supercorsa SP V3, que para além de uma construção mais evoluída ao nível da carcaça, contam com um novo composto desenvolvido pela Pirelli para os pneus do Mundial Superbike, nomeadamente nos ombros do pneu, garantindo mais estabilidade e aderência em inclinação.

Com o tricilíndrico de 1160 cc a desenvolver nada menos do que 180 cv e 125 Nm, a Triumph Speed Triple 1200 RR conta com um pacote eletrónico que permite ao condutor desta novidade 2021 usufruir e explorar toda a potência em plena segurança, ou adaptando a performance às suas necessidades de condução.

O quickshift bidirecional faz parte do equipamento de série.

Esta moto sai de fábrica com cinco modos de condução – em modo Rain a potência desce para 100 cv e no Rider o condutor pode personalizar as opções eletrónicas: três mapas de potência, controlo de tração de quatro níveis e que pode ser desligado, sendo que o controlo do levantamento da roda dianteira está diretamente ligado aos níveis de controlo de tração. Claro que tudo isto conta com parâmetros otimizados para condução desportiva, sendo que a plataforma de medição de inércia tem em conta a inclinação para realizar ajustes constantes nas diferentes ajudas à condução.

Ainda na eletrónica, temos de referir que a Triumph Speed Triple 1200 RR apresenta um elevado nível de opções que reforçam o seu estatuto “premium”. Exemplo disso é o “cruise control”, ignição “keyless” (depósito de combustível incluído), e ainda o painel de instrumentos com integração Bluetooth com a app My Triumph, desenvolvido em parceria com a Google e a GoPro.

Em relação a esta novidade, resta referir que a Triumph Speed Triple 1200 RR estará disponível nas cores Red Hopper & Storm Grey, ou em Crystal White & Storm Grey.

Quanto ao preço e à disponibilidade em Portugal, estamos a aguardar que a Triumph Portugal nos confirme estas informações. Assim que for possível iremos atualizar este artigo com estas informações.

ATUALIZAÇÃO

A Triumph Portugal já nos confirmou que a nova Speed Triple 1200 RR chega ao nosso país em janeiro de 2022. O preço também confirmado é 21.250€.





https://www.andardemoto.pt/moto-news/56302-triumph-speed-triple-1200-rr-atitude-desportiva/

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