Piaggio 1 – A scooter elétrica está quase a chegar!
A nova Piaggio 1 chega em breve aos concessionários da marca
italiana. Tem uma autonomia que pode atingir os 100 km e estará disponível em
três versões diferentes.
O
grupo italiano Piaggio não podia ficar indiferente ao crescente interesse nas
motos elétricas. Depois de alguns “teasers” nas redes sociais e informações iniciais,
a Piaggio finalmente revelou as especificações técnicas e os detalhes da sua
scooter elétricas Piaggio 1.
A Piaggio 1 é o primeiro passo numa ofensiva da marca italiana ao nível das
motos elétricas, principalmente nos segmentos vocacionados para a mobilidade urbana.
Com um design que aposta em linhas aerodinâmicas e mais futuristas, a Piaggio 1
ainda se apresenta, claramente, como um produto Piaggio.
As duas óticas dianteiras estão perfeitamente embutidas na carenagem frontal, a
iluminação é em LED, e o painel de instrumentos é 100% digital, apresentando
muitas informações, mas com o foco nos modos de condução e estado da bateria.
O quadro e suspensões foram desenhados para garantir que o condutor da Piaggio
1 usufrui de uma dinâmica divertida e que maximiza a confiança, mesmo quando existe
pouco espaço para circular, algo que encontramos habitualmente dentro das
cidades muito congestionadas e o trânsito compacto obriga o condutor a
desviar-se constantemente na procura da trajetória mais rápida.
A Piaggio 1 apresenta uma característica bastante diferenciadora para o segmento
das scooters elétricas: debaixo do assento encontra-se um espaço de arrumação, com
a Piaggio a garantir que será possível guardar ou transportar nesse espaço um
capacete jet. Esta característica torna a Piaggio 1 numa proposta bastante interessante,
pois habitualmente este espaço nas scooters elétricas não existe ou é muito
reduzido, devido às baterias.
Esta scooter italiana amiga do ambiente estará disponível em três versões
diferentes:
- Piaggio 1: velocidade limitada a 45 km/h, autonomia máxima de 55 km em modo
de condução Eco, sendo de 48 km em modo de condução Sport
- Piaggio 1+: velocidade limitada a 45 km/h, autonomia máxima de 100 km em modo
de condução Eco, sendo de 68 km em modo de condução Sport
- Piaggio 1 Active: velocidade limitada a 60 km/h, autonomia máxima de 85 km em
modo de condução Eco, sendo de 66 km em modo de condução Sport
O modo de condução Eco oferece uma aceleração mais progressiva, enquanto o modo
Sport disponibiliza o máximo de potência produzida pelo motor elétrico da
Piaggio 1, embutido na roda traseira, e que tem uma potência de 1,2 kW nas
versões 1 e 1+, enquanto a Piaggio 1 Active conta com um motor de 2 kW. Estes
valores tornam esta scooter elétrica equivalente a uma scooter de 50 cc com
motor a combustão.
A bateria de iões de lítio é facilmente removível e seguirá as linhas de
desenvolvimento para este tipo de componentes, algo em que a Piaggio está a
trabalhar em conjunto com Honda, KTM e Yamaha num Consórcio multimarcas que
recentemente foi anunciado. O peso da bateria de 1,4 kWh no caso da Piaggio
1 é de apenas 10 kg, sendo que a bateria de 2,3 kWh das versões Piaggio 1+ e
Piaggio 1 Active pesa 15 kg. Ainda assim, valores baixos e que contribuem para
um peso do conjunto de apenas 79 kg.
A bateria necessita de estar à carga durante 6 horas com uma voltagem de 220 V
para atingir os 100%, e a Piaggio anuncia que a bateria mantém a sua
performance máxima mesmo até 800 ciclos de carga. Depois disso, a performance
baixará para os 70%.
De referir ainda que o condutor poderá aumentar ligeiramente a autonomia da
scooter Piaggio 1, usando para isso o sistema KERS que recupera parte da
energia gerada nos momentos de desaceleração e travagem.
https://www.andardemoto.com.br/moto-news/56253-piaggio-1-a-scooter-eletrica-esta-quase-a-chegar/
Comentários
Postar um comentário