Pneus para motos: saiba como escolher o modelo ideal

 


Qual o melhor modelo de pneus para a minha motocicleta? Eis uma das perguntas mais frequentes na hora de trocar e escolher os pneus para motos. A fim de facilitar, confira os modelos para escolher os ideais para a sua motocicleta!


Conheça os principais tipos de pneus para motos

Primeiramente, vale falarmos sobre os principais tipos de pneus para motos que há, atualmente, no mercado. De acordo com Lions Proteção Veicular, existe uma classificação que agrupa os pneus em quatro tipos. Veja a seguir:

1 – Mistos: são os pneus mais indicados para quem usa a moto em ambientes urbanos. Isso porque eles têm sulcos que se estendem até o final da bandagem, conseguindo dar estabilidade mesmo sobre solos molhados e irregulares. Além disso, possuem uma boa aderência em pistas secas.

Dentre os pneus para motos Mistos temos o Street Radial. Neste caso, ele é recomendável para motocicletas pequenas, com até a 300 cc. Assim, é um misto urbano.

Enquanto isso, para motos maiores e mais pesadas, o ideal são os Mistos Duplo Compostos. Estes pneus permitem maior estabilidade no desenvolvimento de velocidades. Além disso, apresentam maior aderência lateral – o que é importante para motocicletas acima de 300 cc.

2 – Pneu Esportivo / Touring / GT: é um pneu com duplo composto e que, na prática, é mais rígido no centro e mais macio nas laterais. Assim, oferece maior durabilidade e mais aderência ao asfalto.

Portanto, é um modelo ideal para viagens e para motocicletas pesadas, ou seja, que esteja entre 200 a 300 kg.

Os GT’s ainda possuem frisos que espanam água. Dessa forma, garantindo desempenho e segurança em dias de chuva ou superfícies molhadas.

3 – Slick ou Race: trata-se de um tipo de pneu mais procurado e indicado para aqueles que procuram alto desempenho em pistas. Também é conhecido como Race. A principal característica destes pneus é a banda totalmente lisa de rodagens, sem sulcos.

São bastante indicados também para competições. Por outro lado, o tempo de vida útil é mais curto, fazendo com que a troca seja mais freqüente. , super macios e funcionam melhor a temperaturas muito elevadas, garantindo assim uma boa performance em competições.

O seu tempo de vida útil é muito curto e, por isso, deve ser constantemente reposto. Em rodovias e cidades, este tipo de pneus não tem homologação. Portanto, evite circular com eles nestes locais.

4 – Off Road: por fim os pneus Off Road são aqueles para atividades fora de estrada como, por exemplo, para MotoCross e trilhas.

Atenção!

De acordo com especialistas da Lions Proteção Veicular, opções não faltam. Portanto, é preciso cuidado para não misturar pneus diferentes na sua moto. Ou, então, escolher os pneus apenas pelo desenho da banda de rodagem.

Lembre-se serpe de ficar atento aos índices de carga e velocidade e informações do fabricante. Além disso, consultar um profissional especializado neste quesito é fundamental para lhe orientar sobre o modelo ideal de pneus para a sua moto e/ou necessidade.


https://garagem360.com.br/pneus-para-motos-saiba-como-escolher-o-modelo-ideal/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada