A família BMW R 18 cresce em 2022 com chegada da Transcontinental e R 18 B

 


Duas novas opções estarão disponíveis em 2022 para a gama R 18. A BMW Motorrad já divulgou as imagens oficiais das novas R 18 Transcontinental e R 18 B, a variante bagger.        

A gama R 18 que dá uso ao enorme motor bicilíndrico Big Boxer vai crescer em 2022 com a chegada de duas novas variantes. A BMW Motorrad finalmente divulgou as imagens oficiais das novas R 18 Transcontinental, a gran tourer, e da R 18 B, a proposta bagger.

Tecnicamente estas duas novidades partilham grande parte dos componentes já conhecidos e usados na R 18. Mas no caso da R 18 Transcontinental e R 18 B, a BMW Motorrad aproveitou para ir mais longe e dotar estas novidades com características específicas e componentes que lhes conferem ainda mais luxo e polivalência.

O motor continua, obviamente, a ser o enorme Big Boxer, o maior motor de produção de cilindros horizontalmente opostos e instalado no mesmo quadro em tubos de aço que conhecemos da R 18.

Mantém por isso a cilindrada nos 1802 cc, tal como a potência permanece nos 91 cv às 4750 rpm. O massivo binário gerado pelo Big Boxer é entusiasmante, particularmente entre as 2000 e as 4000 rpm, altura em que a marca de Munique garante que os dois cilindros estarão a entregar à roda traseira mais de 150 Nm!

Três modos de condução – Rain, Roll e Rock – estão incluídos na lista de equipamento de série, tal como o ASR – controlo automático de estabilidade, para além do controlo MSR de binário. Olhando para as opções que podem ser usadas na R 18 Transcontinental e R 18 B, encontramos a marcha-atrás para facilitar as manobras a baixa velocidade, como também o assistente de arranque em inclinação.

A forquilha telescópica com bainhas de 49 mm e um amortecedor cantilever fixo diretamente ao oscilante garantem que o conjunto se mantém estável, mesmo em situações de maior carga, como por exemplo com passageiro e malas carregadas de equipamento.

A travagem fica garantida por discos e ABS Integral Full, e nas ajudas à condução encontramos ainda o cruise-control ativo, que mantém a distância de segurança para o veículo à frente de acordo com os parâmetros definidos pelo condutor e usando radar escondido na carenagem.

Para aqueles motociclistas que não dispensam ouvir as suas músicas preferidas enquanto viajam aos comandos das R 18 Transcontinental e R 18 B, a BMW Motorrad propõe um sistema de áudio “premium” Marshall Gold Series Stage 1 ou Stage 2, com até quatro colunas e dois subwoofers de 280W.

Olhando para os elementos específicos de cada versão, a R 18 Transcontinental é a gran tourer por excelência. Para-brisas elevado instalado numa grande carenagem dianteira, defletores e pequenas asas para desviar o ar de zonas específicas do corpo do condutor, como por exemplo as mãos, um painel de instrumentos com mostradores analógicos e um generoso ecrã TFT a cores, barras de proteção do motor, malas laterais e superior, assento aquecido e detalhes cromados.

Já a bagger R 18 B aposta numa aparência mais radical. A mala superior desaparece e as malas laterais são mais compactas. Na frente, o para-brisas é mais baixo para conferir uma imagem mais dinâmica, mas ao mesmo tempo garantir uma boa proteção do condutor a velocidades mais elevadas, o assento é menos almofadado e o motor Big Boxer da R 18 B conta com acabamento em preto mate.

Sendo motos pensadas para grandes viagens, a BMW Motorrad garante uma enorme autonomia de mais de 300 km graças ao depósito de combustível com capacidade para armazenar 24 litros de gasolina.

Para além das diferentes opções de cores e acessórios oficiais que podem ser instalados de fábrica, para uma personalização ao gosto e necessidades de cada cliente, a BMW Motorrad irá disponibilizar também uma versão First Edition tanto da R 18 Transcontinental como da R 18 B, que mistura a clássica cor preto com faixas brancas.

Ainda não temos a confirmação da data exata de chegada da R 18 Transcontinental e da R 18 B ao mercado nacional. Estamos também à espera de saber os valores pedidos pela BMW Motorrad Portugal para estas duas novidades que vão elevar o nível da gama R 18 da marca de Munique.



https://www.andardemoto.pt/moto-news/55700-a-familia-bmw-r-18-cresce-em-2022-com-chegada-da-transcontinental-e-r-18-b/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil