Harley-Davidson Sportster S – Estilo e performance contemporânea


 A marca americana apresenta a nova geração da Sportster S. Com o novo motor Revolution Max 1250T de 122 cv, a Harley-Davidson Sportster S é uma custom que mistura estilo e performance contemporânea. Aqui ficam os detalhes e preço em Portugal desta novidade.


A popular saga Sportster S tem um novo capítulo na sua já longa história de vida. A Harley-Davidson apresentou oficialmente os detalhes desta sport custom, que passa a ostentar o poderoso motor V-twin conhecido como Revolution Max.

Um chassis leve e uma suspensão premium oferecem uma condução responsiva e intuitiva. De semáforo a semáforo e de curva a curva, a Sportster S oferece aos condutores potência e performance extraordinários e cria um novo standard para o modelo mais duradouro da Harley-Davidson.

A chegada da Sportster S ao nosso país está prevista para o próximo outono e o preço anunciado é de 16.000€.

Mas vamos ao que interessa: os detalhes!

O coração mecânico da nova Sportster S é o poderoso motor bicilíndrico em V conhecido como Revolution Max 1250T. Com precisamente 1250 cc, a equipa de engenheiros da marca de Milwaukee trabalhou o motor de forma a adaptar-se ao conceito sport custom.

Com refrigeração por líquido, destaca-se pela enorme entrega de binário a baixas rotações, e com 122 cv à disposição do punho direito, a Sportster S transforma-se numa moto com um pulmão bastante forte e cheio até atingir o limite de rotações.

As cabeças dos cilindros têm válvulas e dimensões de admissão menores e um formato de câmara de combustão diferente, o que aumenta a velocidade do fluxo através das câmaras de combustão a baixas rotações, e aumenta a entrega de binário em baixas e médias (fornecendo até 10% de mais binário entre as 3000 e as 6000 rpm).

No interior deste Revolution Max 1250T encontramos ainda pistões moldados para corresponder às novas dimensões das cabeças dos cilindros, o comprimento das trompetas de admissão foi ajustado, enquanto as árvores de cames e o faseamento do sistema VVT – Variable Valve Timing é específico para este motor.

O motor Revolution Max 1250T torna-se neste modelo Harley-Davidson num dos pontos centrais da moto, não apenas pela sua performance excitante, mas também pelo facto de ser usado como elemento de reforço do quadro. Desta forma a Harley afirma ter conseguido encontrar um ponto de equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, e ao mesmo tempo mantém o peso do conjunto mais baixo.

Na realidade a nova Sportster S de 2021 torna-se numa das motos mais leves da gama da marca americana, e com depósito de 11,7 litros cheio de gasolina, a marca anuncia que o peso a cheio é de apenas 227 kg, o que ajudará o condutor a desfrutar de uma condução ágil para uma moto deste tipo desfrutando das massivas doses de binário que, no pico, atinge os 127,4 Nm.

O motor tem as suas forma realçadas através do acabamento Chocolate Satin das tampas do motor fabricadas em magnésio, material exótico e mais leve. Texturas, cores, acabamentos e detalhes foram selecionados para proporcionar à Sportster S o aspeto de uma moto “custom show” que por acaso pode ser adquirida nos concessionários e conduzida em estradas públicas sem qualquer problema.

De perfil, a nova Sportster S apresenta um look poderoso.

O depósito de combustível e a secção traseira enquadram o motor como a peça central predominante da moto. O enorme pneu dianteiro faz lembrar a extremidade dianteira sem guarda-lamas de uma bobber clássica, enquanto na secção traseira o escape de montagem alta e o assento solo slim são inspirados na Harley-Davidson XR750 flat tracker. As forquilhas invertidas volumosas e os pneus de perfil largo conferem um toque mais musculado a esta sport custom.

A Sportster S está equipada com uma suspensão dianteira e traseira premium totalmente ajustável – forquilha invertida de cartucho Showa com bainhas de 43 mm, enquanto na traseira está instalado um amortecedor Showa com reservatório externo. A suspensão traseira possui ajuste de pré-carga do hidráulico através de um manípulo conveniente localizado no lado esquerdo da moto.

As jantes de alumínio fundido são mais leves e com um design de cinco raios, estando “calçadas” com pneus largos Dunlop/Harley-Davidson Series GT503.

Os componentes de travagem Premium Brembo são a garantia de uma performance de travagem excecional. O travão dianteiro apresenta uma nova pinça de quatro pistões Brembo radial monobloco e disco de 320 mm de diâmetro. O travão traseiro é uma pinça Brembo de dois pistões e disco de 260 mm de diâmetro.

Os poisa-pés de fixação avançada e o guiador baixo colocam o condutor da Sportster S numa postura agressiva em cima da moto. A altura do assento é de 755 mm, baixa o suficiente para que a maioria dos condutores consiga colocar os pés no chão numa paragem. As manetes do travão e da embraiagem são ajustáveis, para melhor corresponder ao tamanho da mão do condutor ou às suas preferências.

Ao nível do equipamento e tecnologias, a Harley-Davidson Sportster S destaca-se pelos três modos de condução pré-programados e selecionáveis (Sport, Road e Rain) que controlam eletronicamente as características de performance da moto e o nível de intervenção das ajudas à condução. Dois modos customizáveis podem ser usados pelo condutor para criar um conjunto de características de performance que vão ao encontro de preferências pessoais ou para situações específicas.

A Harley-Davidson pretende que o condutor da Sportster S desfrute de uma condução segura e carregada de emoção. Para isso, a marca desenvolveu um pacote de ajudas eletrónicas que chama de Cornering Rider Safety Enhancements. As ajudas eletrónicas incluídas de série na nova Sportster S são as seguintes:

Cornering Enhanced Antilock Braking System (C-ABS)

O ABS foi projetado para evitar que as rodas fiquem bloqueadas durante a travagem e ajuda o condutor a manter o controlo ao travar numa situação urgente em linha reta. O ABS opera de forma independente nos travões dianteiro e traseiro para manter as rodas a rodar e evitar travagens descontroladas. O C-ABS é uma variante do ABS que leva em consideração o ângulo de inclinação da moto. Nas curvas, a aderência disponível para travagem é reduzida e o C-ABS compensa automaticamente essa realidade.

Interligado ao C-ABS encontramos o sistema de Mitigação de Elevação da Roda Traseira, que utiliza os sensores C-ABS e a unidade de medição inercial (IMU) para gerir a elevação da roda traseira durante uma travagem mais forte e o controlo do condutor.

Cornering Enhanced Traction Control System (C-TCS)

O Traction Control System (TCS) foi projetado para evitar o rodar excessivo da roda traseira durante a aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do condutor quando a tração disponível é comprometida por piso húmido, uma mudança repentina e inesperada na superfície ou ao andar numa estrada não pavimentada.

O C-TCS é uma variante do TCS que tem em consideração o ângulo de inclinação da moto. Cada modo de condução pré-programado tem um nível específico de C-TCS. Nos modos de condução personalizáveis o condutor pode selecionar entre três níveis de intervenção C-TCS.

É possível desativar o C-TCS em qualquer modo de condução quando a moto estiver parada e o motor a funcionar.

O C-TCS também foi projetado para oferecer suporte à Front-Wheel Lift Mitigation (FLM) para reduzir a altura e a duração da elevação da roda dianteira (os chamados “wheelies”). A altura e a duração da elevação das rodas dianteiras estão ligadas ao modo de condução selecionado pelo condutor, com o modo Rain a ser o mais restritivo e Sport o menos restritivo dos modos padrão. Desligar o C-TCS desativa totalmente o C-TCS e o FLM.
Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System (C-DSCS)

O Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System (C-DSCS) foi projetado para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira e ajudar a evitar o bloqueio da roda traseira sob desaceleração induzida pelo motor, o que normalmente ocorre quando o condutor faz uma redução na caixa de velocidades abrupta ou reduz rapidamente o acelerador em superfícies de estrada molhadas ou escorregadias.

Quando o C-DSCS deteta deslizamento excessivo da roda traseira sob desaceleração induzida pelo motor, o sistema ajustará a entrega de binário do motor para melhor combinar a velocidade da roda traseira com as rotações do motor. A ação do C-DSCS é ajustada nas curvas, com base no ângulo de inclinação detetado.

Tire Pressure Monitoring System (TPMS)

O Tire Pressure Monitoring System (TPMS) alerta o condutor sobre a baixa pressão dos pneus. Manter a pressão de ar adequada do pneu é importante tanto para o desempenho do veículo quanto para a vida útil do pneu. O TPMS exibe a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no ecrã e apresenta um indicador para alertar o condutor quando a pressão dos pneus está baixa e a pressão deve ser verificada.

Uma última nota nesta Harley-Davidson Sportster S para as cores disponíveis: Vivid Black, Stone Washed White Pearl ou Midnight Crimson.


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