Harley-Davidson Sportster S – Estilo e performance contemporânea
A marca americana apresenta a nova geração da Sportster S. Com
o novo motor Revolution Max 1250T de 122 cv, a Harley-Davidson Sportster S é uma
custom que mistura estilo e performance contemporânea. Aqui ficam os detalhes e
preço em Portugal desta novidade.
A
popular saga Sportster S tem um novo capítulo na sua já longa história de vida.
A Harley-Davidson apresentou oficialmente os detalhes desta sport custom, que
passa a ostentar o poderoso motor V-twin conhecido como Revolution Max.
Um chassis leve e uma suspensão premium oferecem uma condução responsiva e
intuitiva. De semáforo a semáforo e de curva a curva, a Sportster S oferece aos
condutores potência e performance extraordinários e cria um novo standard para
o modelo mais duradouro da Harley-Davidson.
A chegada da Sportster S ao nosso país está prevista para o próximo outono e o
preço anunciado é de 16.000€.
Mas vamos ao que interessa: os detalhes!
O coração mecânico da nova Sportster S é o poderoso motor bicilíndrico em V
conhecido como Revolution Max 1250T. Com precisamente 1250 cc, a equipa de engenheiros
da marca de Milwaukee trabalhou o motor de forma a adaptar-se ao conceito sport
custom.
Com refrigeração por líquido, destaca-se pela enorme entrega de binário a
baixas rotações, e com 122 cv à disposição do punho direito, a Sportster S transforma-se
numa moto com um pulmão bastante forte e cheio até atingir o limite de
rotações.
As cabeças dos cilindros têm válvulas e dimensões de admissão menores e um
formato de câmara de combustão diferente, o que aumenta a velocidade do fluxo
através das câmaras de combustão a baixas rotações, e aumenta a entrega de
binário em baixas e médias (fornecendo até 10% de mais binário entre as 3000 e
as 6000 rpm).
No interior deste Revolution Max 1250T encontramos ainda pistões moldados para
corresponder às novas dimensões das cabeças dos cilindros, o comprimento das trompetas
de admissão foi ajustado, enquanto as árvores de cames e o faseamento do
sistema VVT – Variable Valve Timing é específico para este motor.
O motor Revolution Max 1250T torna-se neste modelo Harley-Davidson num dos
pontos centrais da moto, não apenas pela sua performance excitante, mas também
pelo facto de ser usado como elemento de reforço do quadro. Desta forma a Harley
afirma ter conseguido encontrar um ponto de equilíbrio entre rigidez e
flexibilidade, e ao mesmo tempo mantém o peso do conjunto mais baixo.
Na realidade a nova Sportster S de 2021 torna-se numa das motos mais leves da
gama da marca americana, e com depósito de 11,7 litros cheio de gasolina, a
marca anuncia que o peso a cheio é de apenas 227 kg, o que ajudará o condutor a
desfrutar de uma condução ágil para uma moto deste tipo desfrutando das massivas
doses de binário que, no pico, atinge os 127,4 Nm.
O motor tem as suas forma realçadas através do acabamento Chocolate Satin das
tampas do motor fabricadas em magnésio, material exótico e mais leve. Texturas,
cores, acabamentos e detalhes foram selecionados para proporcionar à Sportster
S o aspeto de uma moto “custom show” que por acaso pode ser adquirida nos
concessionários e conduzida em estradas públicas sem qualquer problema.
De perfil, a nova Sportster S apresenta um look poderoso.
O depósito de combustível e a secção traseira enquadram o motor como a peça
central predominante da moto. O enorme pneu dianteiro faz lembrar a extremidade
dianteira sem guarda-lamas de uma bobber clássica, enquanto na secção traseira
o escape de montagem alta e o assento solo slim são inspirados na
Harley-Davidson XR750 flat tracker. As forquilhas invertidas volumosas e os
pneus de perfil largo conferem um toque mais musculado a esta sport custom.
A Sportster S está equipada com uma suspensão dianteira e traseira premium
totalmente ajustável – forquilha invertida de cartucho Showa com bainhas de 43
mm, enquanto na traseira está instalado um amortecedor Showa com reservatório
externo. A suspensão traseira possui ajuste de pré-carga do hidráulico através
de um manípulo conveniente localizado no lado esquerdo da moto.
As jantes de alumínio fundido são mais leves e com um design de cinco raios,
estando “calçadas” com pneus largos Dunlop/Harley-Davidson Series GT503.
Os componentes de travagem Premium Brembo são a garantia de uma performance de
travagem excecional. O travão dianteiro apresenta uma nova pinça de quatro
pistões Brembo radial monobloco e disco de 320 mm de diâmetro. O travão traseiro
é uma pinça Brembo de dois pistões e disco de 260 mm de diâmetro.
Os poisa-pés de fixação avançada e o guiador baixo colocam o condutor da Sportster
S numa postura agressiva em cima da moto. A altura do assento é de 755 mm,
baixa o suficiente para que a maioria dos condutores consiga colocar os pés no
chão numa paragem. As manetes do travão e da embraiagem são ajustáveis, para
melhor corresponder ao tamanho da mão do condutor ou às suas preferências.
Ao nível do equipamento e tecnologias, a Harley-Davidson Sportster S destaca-se
pelos três modos de condução pré-programados e selecionáveis (Sport, Road e
Rain) que controlam eletronicamente as características de performance da moto e
o nível de intervenção das ajudas à condução. Dois modos customizáveis podem
ser usados pelo condutor para criar um conjunto de características de
performance que vão ao encontro de preferências pessoais ou para situações específicas.
A Harley-Davidson pretende que o condutor da Sportster S desfrute de uma condução segura e carregada de emoção. Para isso, a marca desenvolveu um pacote de ajudas eletrónicas que chama de Cornering Rider Safety Enhancements. As ajudas eletrónicas incluídas de série na nova Sportster S são as seguintes:
Cornering Enhanced Antilock Braking System (C-ABS)
O ABS foi projetado para evitar que as rodas fiquem bloqueadas durante a
travagem e ajuda o condutor a manter o controlo ao travar numa situação urgente
em linha reta. O ABS opera de forma independente nos travões dianteiro e
traseiro para manter as rodas a rodar e evitar travagens descontroladas. O C-ABS
é uma variante do ABS que leva em consideração o ângulo de inclinação da moto.
Nas curvas, a aderência disponível para travagem é reduzida e o C-ABS compensa
automaticamente essa realidade.
Interligado ao C-ABS encontramos o sistema de Mitigação de Elevação da Roda
Traseira, que utiliza os sensores C-ABS e a unidade de medição inercial (IMU)
para gerir a elevação da roda traseira durante uma travagem mais forte e o controlo
do condutor.
Cornering Enhanced Traction Control System (C-TCS)
O Traction Control System (TCS) foi projetado para evitar o rodar excessivo da
roda traseira durante a aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do condutor
quando a tração disponível é comprometida por piso húmido, uma mudança
repentina e inesperada na superfície ou ao andar numa estrada não pavimentada.
O C-TCS é uma variante do TCS que tem em consideração o ângulo de inclinação da
moto. Cada modo de condução pré-programado tem um nível específico de C-TCS.
Nos modos de condução personalizáveis o condutor pode selecionar entre três
níveis de intervenção C-TCS.
É possível desativar o C-TCS em qualquer modo de condução quando a moto estiver
parada e o motor a funcionar.
O C-TCS também foi projetado para oferecer suporte à Front-Wheel Lift
Mitigation (FLM) para reduzir a altura e a duração da elevação da roda
dianteira (os chamados “wheelies”). A altura e a duração da elevação das rodas
dianteiras estão ligadas ao modo de condução selecionado pelo condutor, com o
modo Rain a ser o mais restritivo e Sport o menos restritivo dos modos padrão.
Desligar o C-TCS desativa totalmente o C-TCS e o FLM.
Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System (C-DSCS)
O Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System (C-DSCS) foi projetado
para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira e ajudar a evitar o
bloqueio da roda traseira sob desaceleração induzida pelo motor, o que
normalmente ocorre quando o condutor faz uma redução na caixa de velocidades
abrupta ou reduz rapidamente o acelerador em superfícies de estrada molhadas ou
escorregadias.
Quando o C-DSCS deteta deslizamento excessivo da roda traseira sob
desaceleração induzida pelo motor, o sistema ajustará a entrega de binário do
motor para melhor combinar a velocidade da roda traseira com as rotações do
motor. A ação do C-DSCS é ajustada nas curvas, com base no ângulo de inclinação
detetado.
Tire Pressure Monitoring System (TPMS)
O Tire Pressure Monitoring System (TPMS) alerta o condutor sobre a baixa
pressão dos pneus. Manter a pressão de ar adequada do pneu é importante tanto
para o desempenho do veículo quanto para a vida útil do pneu. O TPMS exibe a
pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no ecrã e apresenta um indicador
para alertar o condutor quando a pressão dos pneus está baixa e a pressão deve
ser verificada.
Uma última nota nesta Harley-Davidson Sportster S para as cores disponíveis: Vivid
Black, Stone Washed White Pearl ou Midnight Crimson.
Comentários
Postar um comentário