Kawasaki registra patente para modelo 4 cilindros de 400cc
Nova Ninja ZX-4R seria variação da ZX-25R asiática destinada ao mercado ocidental
O lançamento da Kawasaki Ninja ZX-25R na Ásia, em 2020, despertou curiosidade em todo o mundo devido ao motor 250cc de 4 cilindros. Apesar do interesse gerado em mercados ocidentais já atendidos pela Ninja 400, de 2 cilindros, as vendas não ocorreriam fora da Ásia. O projeto tinha como destino países orientais onde são consumidos mais produtos "premium" de até 250cc por questões fiscais e de facilidade para obtenção da habilitação até esta cilindrada.
Em países como Indonésia e Tailândia continuaram sendo vendidas versões de 250cc das Ninja 300 e 400 de 2 cilindros que conhecemos no Brasil. Agora tudo parece fazer mais sentido, com o registro de patente de uma nova carenagem alterada da ZX-25R para equipar "uma 400cc de 4 cilindros". Ou seja, seria uma variação do projeto existente com motor ampliado para atender também mercados ocidentais, seguindo a estratégia já usada pela Kawasaki em outros modelos como a Ninja de 2 cilindros.
Na ZX-25R o motor já entrega até 51 cv a 15.500 rpm e 2,3 kgf.m a 14.500 rpm, usando pistões de curso curto para priorizar rotações elevadas. Com capacidade ampliada em 60% os números devem se aproximar ou até superar as Ninja 650 e Z650 de 2 cilindros. Na mais “racional” Ninja 400 o motor de 2 cilindros com 399cc alcança 48 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgf.m a 8.000 rpm.
Se seguir a atual orientação da Kawasaki em relação aos produtos asiáticos com variações para mercados ocidentais, seria mantido na ZX-4R o pacote de componentes já existente. Painel LCD de layout semelhante ao da Ninja 400 (conta-giros analógico à esquerda e display à direita), onde é possível selecionar modos de potência Full ou Low. O controle de tração não é ajustável em níveis e o câmbio de 6 marchas conta com quickshifter bidirecional e embreagem deslizante.
Nas medidas da parte ciclística pouca variação da Ninja de baixa cilindrada montada no Brasil, exceto pela maior sofisticação dos componentes. Garfo de suspensão invertido Showa BPF-SFF de 37 mm, pinça de freio dianteira de montagem radial com quatro pistões opostos e balança traseira de alumínio.
Ângulo de cáster na casa de 24°, disco de freio dianteiro de 310 mm e pneus 110/70-17 e 150/60-17 são semelhantes. Por aqui a 400 tem como único ajuste de suspensão o da pré-carga da mola traseira e a pinça de freio não radial tem dois pistões.
Na Ásia foram lançadas duas versões da ZX-25R: Standard e Special Edition, diferenciadas pela presença de ABS, quickshifter, capa plástica para o assento traseiro (estilo monoposto), para-brisa fumê, sliders de chassi e faixas adesivas nas rodas.
Apenas a SE tem as opções de cores KRT (verde e preto), preto com vermelho e azul com preto. A Standard é completamente preta. No país de origem os preços começam em US$ 6.600 ou R$ 35 mil na cotação atual, e a versão completa que provavelmente corresponderia à variação ocidental custa US$ 7.800 ou R$ 41 mil. A Ninja 400 custa no Brasil de R$ 29.990 a R$ 30.990, dependendo da cor escolhida.
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