Venda de motos novas no Brasil em fevereiro de 2021 registra ‘tombo’ gigante
A venda de motos novas no Brasil em fevereiro de 2021, registrou um ‘tombo’ gigante de -33,10%, comparando com o mês anterior, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave.
Contra o mesmo período do ano passado, a queda foi menor, mas ainda assim, expressiva: -28,07%.
Parte desta queda deveu-se ao fato de falta de peças na indústria, e também pela segunda onda da pandemia da COVID-19.
“O mês de fevereiro foi, fortemente, impactado pela segunda onda da pandemia da COVID-19, que fechou as fábricas, afetando a produção em Manaus (AM), também prejudicadas pela escassez de peças e componentes nos últimos meses, causando um desajuste de oferta. O estoque de motos, nas concessionárias, está extremamente baixo e, para alguns modelos, a espera chega a até 40 dias. A demanda segue aquecida, fomentada pela consolidação da motocicleta como meio de transporte individual pessoal e de trabalho (delivery/serviços), dado o incremento das vendas do e-commerce, além da boa oferta de crédito pelas instituições financeiras, que estão aprovando 45% das propostas apresentadas”, avaliou Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.
Em fevereiro, foram emplacadas 57.428 unidades, contra 85.839 no mês anterior, uma queda de 33,10%. Contra o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 28,07% e no acumulado (janeiro-fevereiro) contra o mesmo período do ano passado, a queda foi de 16,48%.
Praticamente todas montadoras registraram queda nos emplacamentos no mês, com exceção da Haojue e BMW, que registraram leve alta, de 9% e 5,6%, respectivamente, comparando com o mês anterior.
Enfim, a Honda continua na liderança folgada com 74,33% de participação de mercado, no acumulado. Apesar da enorme folga, ela vem caindo, e a participação da Yamaha vem subindo. Em fevereiro, a Honda fechou com 71,3% de participação e a Yamaha conseguiu 20,6%.
fonte: Fenabrave
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