A Michelin regista patente para motor escondido no suporte de matrícula!
Fabricante francês de pneus apresenta uma ideia radical: um motor escondido no suporte de matrícula ou no guarda-lamas da roda traseira. A ideia da Michelin é facilitar nas manobras a baixa velocidade.
Quem
tem motos mais pesadas, principalmente modelos para viajar, equipadas com
malas, top-case e outros acessórios, conhece bem as dificuldades em movimentar
a moto a baixa velocidade. Por vezes manobrar em pisos planos pode ser uma
tarefa quase impossível devido ao peso do conjunto.
A pensar nestes casos, a Michelin desenvolveu, ou melhor, está a desenvolver,
um conceito bastante radical e que poderá alterar por completo a vida dos
motociclistas que sofrem com este problema.
O fabricante francês, mais habituado a criar pneus, registou uma patente para um pequeno motor elétrico escondido no suporte de matrícula do tipo que fixa ao braço oscilante e “abraça” o pneu traseiro. Algo semelhante ao que atualmente encontramos nos modelos scrambler de alguns fabricantes, ou por exemplo igual ao suporte usado pela Yamaha na MT-09.
O pequeno motor ficará escondido pela matrícula da moto, e funciona nos dois
sentidos. Ou seja, não só servirá para empurrar a moto para a frente, como
depois o sentido da rotação pode ser invertido e o motor será usado como uma
marcha-atrás.
O motor elétrico da Michelin para motos é um conjunto de rolos que se juntam /
separam do pneu traseiro de acordo com os comandos do condutor, que utiliza os
botões do controlo remoto, que pode ser fixo ao guiador.
A partir do momento em que os rolos se unem ao pneu, o motor de 3.6V DC fornece
um binário de 2 a 4 Nm à roda traseira. Isto será suficiente, de acordo com a
Michelin, para empurrar a moto mesmo em pisos inclinados. Até mesmo colocar a
moto na traseira de uma carrinha através de uma rampa deixa de ser um problema!
A velocidade máxima atingida com o motor elétrico Michelin a funcionar será de
1 km/h.
A fornecer energia indispensável ao funcionamento do motor encontramos uma
bateria de iões de lítio, recarregável, com 2Ah.
A Michelin criou este sistema de forma a ser completamente independente da
moto. Ou seja, a boa notícia é que o pequeno suporte de matrícula com motor
pode ser instalado em praticamente qualquer tipo de moto, desde que tenha um
braço oscilante convencional. No caso oscilante ser do tipo monobraço, o
suporte do motor já não terá ponto de fixação do lado direito e não pode ser
usado.
A pensar nesses casos, a Michelin desenvolveu uma segunda opção: uma
guarda-lamas traseiro com motor elétrico. Neste caso o motor não está escondido
no suporte de matrícula mas sim no guarda-lamas que fixa à frente da roda
traseira. As especificações técnicas desta opção serão as mesmas.
No caso de nenhuma das opções acima referidas ser hipótese para a sua moto, a
Michelin vai mais longe e afirma que esta ideia pode ser adaptada à roda da
frente. No entanto a marca francesa admite que essa não será uma opção viável,
pois ao contrário da roda traseira e do suporte que o braço oscilante fornece, na
roda dianteira o mecanismo sofre demasiadas vibrações, o que por sua vez leva a
danos no sistema.
Apesar de ser uma ideia que deixará desde já muitos motociclistas felizes com a
hipótese de ter uma ajuda adicional no momento de manobrar a sua moto pesada,
esta não deixa de ser uma patente. Ou seja, apesar de sabermos que a Michelin
está a desenvolver um pequeno motor para a roda traseira de uma moto, isso não
significa que esta tecnologia venha a ser realidade.
No entanto, e tendo em conta que a mesma Michelin desenvolveu um sistema de
motor elétrico para ser instalado no interior das jantes de um automóvel, e que
esse sistema estará, de acordo com a marca, disponível no mercado ainda em
2021, podemos ter esperança que o fabricante francês de pneus veja o potencial
desta aplicação e passe da teoria à realidade.
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