A Michelin regista patente para motor escondido no suporte de matrícula!

 


Fabricante francês de pneus apresenta uma ideia radical: um motor escondido no suporte de matrícula ou no guarda-lamas da roda traseira. A ideia da Michelin é facilitar nas manobras a baixa velocidade.

Quem tem motos mais pesadas, principalmente modelos para viajar, equipadas com malas, top-case e outros acessórios, conhece bem as dificuldades em movimentar a moto a baixa velocidade. Por vezes manobrar em pisos planos pode ser uma tarefa quase impossível devido ao peso do conjunto.

A pensar nestes casos, a Michelin desenvolveu, ou melhor, está a desenvolver, um conceito bastante radical e que poderá alterar por completo a vida dos motociclistas que sofrem com este problema.

O fabricante francês, mais habituado a criar pneus, registou uma patente para um pequeno motor elétrico escondido no suporte de matrícula do tipo que fixa ao braço oscilante e “abraça” o pneu traseiro. Algo semelhante ao que atualmente encontramos nos modelos scrambler de alguns fabricantes, ou por exemplo igual ao suporte usado pela Yamaha na MT-09.     

O pequeno motor ficará escondido pela matrícula da moto, e funciona nos dois sentidos. Ou seja, não só servirá para empurrar a moto para a frente, como depois o sentido da rotação pode ser invertido e o motor será usado como uma marcha-atrás.

O motor elétrico da Michelin para motos é um conjunto de rolos que se juntam / separam do pneu traseiro de acordo com os comandos do condutor, que utiliza os botões do controlo remoto, que pode ser fixo ao guiador.

A partir do momento em que os rolos se unem ao pneu, o motor de 3.6V DC fornece um binário de 2 a 4 Nm à roda traseira. Isto será suficiente, de acordo com a Michelin, para empurrar a moto mesmo em pisos inclinados. Até mesmo colocar a moto na traseira de uma carrinha através de uma rampa deixa de ser um problema! A velocidade máxima atingida com o motor elétrico Michelin a funcionar será de 1 km/h.

A fornecer energia indispensável ao funcionamento do motor encontramos uma bateria de iões de lítio, recarregável, com 2Ah.

A Michelin criou este sistema de forma a ser completamente independente da moto. Ou seja, a boa notícia é que o pequeno suporte de matrícula com motor pode ser instalado em praticamente qualquer tipo de moto, desde que tenha um braço oscilante convencional. No caso oscilante ser do tipo monobraço, o suporte do motor já não terá ponto de fixação do lado direito e não pode ser usado.

A pensar nesses casos, a Michelin desenvolveu uma segunda opção: uma guarda-lamas traseiro com motor elétrico. Neste caso o motor não está escondido no suporte de matrícula mas sim no guarda-lamas que fixa à frente da roda traseira. As especificações técnicas desta opção serão as mesmas.

No caso de nenhuma das opções acima referidas ser hipótese para a sua moto, a Michelin vai mais longe e afirma que esta ideia pode ser adaptada à roda da frente. No entanto a marca francesa admite que essa não será uma opção viável, pois ao contrário da roda traseira e do suporte que o braço oscilante fornece, na roda dianteira o mecanismo sofre demasiadas vibrações, o que por sua vez leva a danos no sistema.

Apesar de ser uma ideia que deixará desde já muitos motociclistas felizes com a hipótese de ter uma ajuda adicional no momento de manobrar a sua moto pesada, esta não deixa de ser uma patente. Ou seja, apesar de sabermos que a Michelin está a desenvolver um pequeno motor para a roda traseira de uma moto, isso não significa que esta tecnologia venha a ser realidade.

No entanto, e tendo em conta que a mesma Michelin desenvolveu um sistema de motor elétrico para ser instalado no interior das jantes de um automóvel, e que esse sistema estará, de acordo com a marca, disponível no mercado ainda em 2021, podemos ter esperança que o fabricante francês de pneus veja o potencial desta aplicação e passe da teoria à realidade.



https://www.andardemoto.pt/moto-news/52900-a-michelin-regista-patente-para-motor-escondido-no-suporte-de-matricula/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada