KTM 1290 Super Adventure R – A versão espigada da maxitrail austríaca!

 


A casa de Mattighofen acaba de anunciar os detalhes da versão espigada da maxitrail austríaca. A nova KTM 1290 Super Adventure R é a proposta para aqueles motociclistas que procuram explorar as suas capacidades “off-road”. 

Nem um mês passou desde que a KTM nos apresentou a nova 1290 Super Adventure S, uma maxitrail mais pensada para os pisos de asfalto, e a marca de Mattighofen está novamente em destaque por causa da 1290 Super Adventure.

Mas desta feita não se trata da variante S. Conforme era expectável, os engenheiros da KTM tinham guardado em segredo a nova 1290 Super Adventure R, a variante pensada para todos os motociclistas que pretendem explorar as suas capacidades no “off-road”.

O coração da KTM 1290 Super Adventure R é o renovado LC8. Mais leve em 1,6 kg, já de acordo com as normas Euro5, e que consegue entregar uns saudáveis 160 cv às 9.000 rpm enquanto o pico de binário atinge os 138 Nm às 6.500 rpm. O motor conta com cárter mais leve, novos pistões, e uma caixa de velocidades Pankl melhorada para trocas de caixa mais suaves e precisas.

O Quickshifter+ é equipamento opcional, permitindo subir e descer de relações sem recorrer à manete de embraiagem.

O motor bicilíndrico austríaco recebe um sistema de escape que termina numa ponteira totalmente redesenhada. Se a saída dos gases de escape foi renovada, o mesmo se pode dizer da admissão, com uma caixa de ar totalmente nova que permite passagem de maior quantidade de ar para o interior dos cilindros.

E por falar em passagem de ar, a KTM ouviu os clientes. As queixas na anterior geração Super Adventure apontavam para o calor excessivo que era transmitido ao condutor. O motor LC8 é conhecido pelas suas performances, mas também pelo calor que gera. Nesta versão Euro5 de 2021, a KTM 1290 Super Adventure R conta com um sistema de refrigeração que apresenta dois radiadores, em posição lateral, e pequenas, mas eficientes, condutas de ar que permitem que o ar fresco afaste o calor das pernas do condutor.

Na ciclística a nova 1290 Super Adventure R destaca-se pela aproximação da coluna de direção em 15 mm em relação ao condutor. Com ignição “keyless”, a nova maxitrail da KTM permite ao condutor posicionar-se melhor na moto, seja em asfalto ou fora de estrada, graças a uma ergonomia melhorada.

Nesse sentido o depósito de combustível acompanha outras alterações nas carenagens, foi totalmente redesenhado, está dividido em três partes mas tem uma capacidade total de 23 litros. Se tivermos em conta que a KTM anuncia consumos médios na ordem dos 5,7 litros, será possível percorrer muitos quilómetros antes de ter de parar para reabastecer.

Ao nível do chassis a KTM utiliza ainda as mais recentes evoluções do braço oscilante, mais reforçado, enquanto o subquadro traseiro recebe agora um assento que está a 880 mm de altura do solo.

As suspensões WP XPLOR são as unidades escolhidas para aguentar com os impactos de uma condução extrema fora de estrada. A KTM 1290 Super Adventure R de 2021 apresenta uma forquilha com bainhas de 48 mm, totalmente ajustável, e que permite que a roda dianteira percorra um curso de 220 mm. O amortecedor traseiro WP PDS mantém as mesmas características, ou seja, não só é ajustável, como tem 220 mm de curso.

Com travagem a cargo dos especialistas da Brembo, a nova KTM 1290 Super Adventure R dá uso à mais recente evolução em termos de unidades de medição de inércia.

A Bosch fornece a IMU de seis eixos. Esta unidade de medição de inércia analisa o comportamento da 1290 Super Adventure R e adapta os diversos parâmetros das ajudas eletrónicas à condução.

Modos de condução de série são quatro: Rain, Street, Sport e Offroad. Disponível como opcional existe ainda o modo Rally. Cada modo conta com níveis de intervenção específicos ao nível do efeito travão motor, controlo de tração, ABS com função em curva, ou até mesmo na forma como o bicilíndrico LC8 entrega a sua potência.

O painel de instrumentos desta maxitrail é agora um ecrâ TFT a cores de 7 polegadas, que permite inclusivamente que o proprietário emparelhe um smartphone através da app KTM My Ride, e assim consiga aceder a mais informações ou personalizar a moto ao seu gosto, mesmo antes de começar a conduzir.

Por fim, e a pensar nos motociclistas mais aventureiros, a KTM opta por instalar jantes em alumínio de raios, com assinatura da Alpina, cobertas por pneus específicos Bridgestone que maximizam as capacidades dinâmicas da 1290 Super Adventure R em pisos de terra.

Uma última nota para o facto de que a KTM, tal como fez com a 1290 Super Adventure S, preparou um conjunto de “packs” de equipamento que permitem ao cliente adicionar diferentes níveis de acessórios:

- pack Rally: desbloqueia o modo de condução Rally, inclui modo de regulação independente do efeito travão motor, e permite ajustar a resposta do acelerador

- pack Tech: para além do equipamento incluído no pack Rally, adiciona o Quickshifter+, sistema de auxílio ao arranque em inclinação e luzes de travagem adaptativas.

A nova KTM 1290 Super Adventure R começa a chegar aos concessionários a partir de março. O preço em Portugal ainda não foi confirmado. Assim que for possível obter esta informação iremos atualizar esta notícia. 



https://www.andardemoto.com.br/moto-news/53242-ktm-1290-super-adventure-r-a-versao-espigada-da-maxitrail-austriaca/

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