Manutenção moto: Causas de sobreaquecimento do motor e como evitar
Um
motor tem de funcionar a uma temperatura ideal para apresentar eficiência
máxima. Por vezes a temperatura aquece. Saiba aqui o que pode causar o
sobreaquecimento e como pode evitar.
O
objetivo de um sistema de refrigeração de uma moto é de dissipar o calor
provocado pela fricção dos componentes internos e combustão do motor. Manter o
motor numa janela de temperatura ótima não apenas vai evitar desgaste e avarias
a longo prazo, ou até no curto prazo, como permitirá que o motor trabalhe sempre
na sua máxima eficiência.
A ideia não é ter o motor a trabalhar à temperatura mais baixa possível. Isso pode
ser um problema. O óleo do motor pode ser demasiado espesso quando a
temperatura é baixa e não lubrifica os componentes internos, e essa viscosidade
excessiva do óleo irá causar perdas de potência.
Por outro lado, um motor a trabalhar acima da sua temperatura ótima irá
apresentar outros problemas. As tolerâncias entre os diversos componentes
internos serão extremamente reduzidas, causando desgaste excessivo na superfície
dos materiais usados.
Conseguir colocar o motor na sua temperatura ideal de funcionamento é uma
“arte” que pode parecer simples à primeira vista, mas que na realidade é uma
ciência bastante precisa. Quem já viu os mecânicos de uma equipa de competição
prepararem a entrada da moto em pista sabe do que estamos a falar.
A forma de fazer circular o líquido de radiador ou líquido de refrigeração
pelos canais de refrigeração do motor, e também, claro, o óleo, tem uma
influência bastante pronunciada na forma como o motor vai revelar o seu
potencial.
Sobreaquecimento do motor: Causas, efeitos e soluções
Nas motos mais antigas, a carburador, um motor com uma mistura demasiado pobre,
ou seja, que recebe mais ar do que gasolina pode estar em “sofrimento”. Neste
caso, a combustão na câmara pode ser atrasada e prolongar o ciclo da combustão
e o lado do escape acabará por aquecer demasiado.
Outra causa para o sobrequecimento, embora nas motos mais modernas isso não
seja um problema tão notório, é a ignição demasiado avançada. Neste caso, a
mistura ar/combustível entra em combustão enquanto o pistão ainda está no
movimento de subida. Esta não será, por razões óbvias, a forma mais eficiente
do motor trabalhar.
Neste caso o pistão poderá furar devido ao aparecimento de pontos de
temperatura mais elevados em determinadas zonas. Mas também temos de ter em
conta que o pistão estará a contrariar o movimento natural da cambota.
Nas motos mais modernas a injeção e que utilizam uma centralina (ECU)
extremamente avançada, que adapta constantemente a mistura combustível / ar de
acordo com as condições de utilização, o sobreaquecimento não deverá acontecer
pelas causas que já referimos.
Neste caso, e em motos com refrigeração por líquido, existe uma elevada
probabilidade do sistema de refrigeração estar danificado e com isso a
temperatura de funcionamento aumentará consideravelmente.
Repare na temperatura que aparece no painel de instrumentos da sua moto. Se aquecer demasiado deverá desligar o motor mas não a ignição, permitindo que as ventoinhas continuem a funcionar e o líquido continue a circular no sistema de refrigeração
O termostato da ventoinha do radiador tem um interruptor que fecha ou abre o
circuito sempre que o líquido de refrigeração atinge uma determinada
temperatura. Assim que a ventoinha (há motos que usam uma e outras que usam
duas) é ativada, o fluxo de ar fresco que é passado para o radiador aumenta
consideravelmente e isso leva à diminuição da temperatura excessiva.
Se o termostato falha, a ventoinha não irá entrar em funcionamento no momento
que devia. A temperatura irá aumentar rapidamente, especialmente em ambiente
urbano, onde temos de ficar parados nos semáforos ou então circulamos a baixa
velocidade atrás ou no meio de automóveis.
Caso isto aconteça, verifique sempre o termostato da ventoinha. Embora os danos
causados por esta avaria possam ser grandes, substituir o termostato não
acarreta custos demasiado elevados e será uma operação relativamente simples para
um mecânico.
Também temos de ter em conta que o próprio radiador poderá estar danificado.
Quantas vezes não viu um radiador com os filamentos do radiador, que são
extremamente finos, torcidos ou zonas mais abertas? Provavelmente isso acontece
porque o proprietário da moto lavou o radiador com um jato de pressão de água.
Usar um jato de pressão pode ser uma solução tentadora. Estamos em viagem ou
acabámos de chegar de uma viagem, e uma estação de lavagem permite rapidamente
e sem gastar muitos euros lavar a moto que fica a brilhar. Mas o radiador
poderá não “gostar” desta lavagem tão agressiva. Tudo porque o material usado
no radiador é extremamente fino e delicado. Em princípio será de alumínio.
Este material apresenta excelentes propriedades de transferência de temperatura
– entre o ar fresco e o líquido de refrigeração – mas ao mesmo tempo é muito
frágil. Quando as aletas do radiador estão dobradas ou torcidas, impedem que o
fluxo de ar percorra o caminho expectável, e por sua vez isso impede o arrefecimento
do líquido de refrigeração.
A melhor opção para limpar o radiador será amolecer a sujidade excessiva com
água morna. Depois use uma escova com pelos macios (uma escova de dentes por
exemplo, embora demore mais tempo) ou uma esponja, e suavemente limpe a
sujidade em excesso. Tenha em atenção que não deverá pressionar em demasia o
chamado “ninho” do radiador!
Lembra-se da última vez que verificou o nível do líquido de refrigeração? Se
não se recorda, então está na altura de verificar! Se o nível do líquido de
refrigeração estiver demasiado baixo isso poderá levar a um sobreaquecimento do
motor.
Com pouco líquido a percorrer o circuito de refrigeração, a temperatura do
líquido não irá diminuir conforme previsto enquanto circula nos canais, e com
isso a temperatura do motor aumentará consideravelmente. Atenção: não utilize
água simples da torneira ou mesmo de garrafa no radiador! Deverá utilizar um
líquido próprio para refrigerar o motor. Água só deverá ser utilizada em último
caso, numa emergência, por exemplo se estiver em viagem e de repente verificar
que necessita de repor o nível e não tiver a possibilidade de comprar líquido
de refrigeração. Tenha em atenção que assim que puder deverá purgar o sistema e
voltar a colocar líquido de refrigeração ao nível.
Deverá verificar o nível do líquido de refrigeração através do depósito de
expansão. Este depósito estará posicionado perto do radiador (normalmente ao
lado) e é fabricado em material translúcido, apresentando um indicador de nível
mínimo e outro de nível máximo. O líquido de refrigeração não deverá nunca
estar abaixo ou acima destes pontos, respetivamente.
Verifique regularmente o nível do líquido de refrigeração através da monitorização do nível no reservatório de expansão
Não verifique o nível com o motor quente! Faça esta operação de manutenção com
o motor frio, ou pelo menos sem estar à sua temperatura de funcionamento
habitual, e com a moto direita. Confirme que o nível do líquido está dentro dos
limites.
Se tiver de abrir o depósito de expansão, faça-o com cuidado por causa da
pressão interna. Se abrir a tampa demasiado rápido corre o risco de se queimar
com o líquido quente que irá saltar para fora do depósito.
Para perceber melhor o que estamos a falar, imagine que agita uma garrada de
uma bebida gaseificada com a tampa fechada. Quando abre a tampa a bebida
rapidamente expande devido à saída do gás.
Se notar que o líquido de refrigeração está sempre a baixar de nível, então é
porque tem uma fuga. Confirme que a tampa do radiador está bem fechada. Se a
junta da cabeça do motor estiver danificada, o que será a situação pior, então
verifique se o óleo do motor contém água. Um indicador deste problema é fumo
branco que sai do escape quando se liga a moto.
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