Kawasaki mostra a sua motorização híbrida em vídeo
Os engenheiros da casa de Akashi estão determinados em demonstrar a mais-valia da motorização híbrida. O mais recente vídeo da Kawasaki mostra como acontece a transição de funcionamento entre motor elétrico e o motor a combustão. |
Depois
de no final de outubro terem sido reveladas as patentes do seu sistema de
motorização híbrida, a Kawasaki mostra de forma oficial e em vídeo como
funciona o conjunto de motor elétrico e a combustão para motos.
Enquanto muitos fabricantes trabalham incansavelmente numa solução elétrica, e
por exemplo os quatro gigantes japoneses estão a desenvolver um sistema de baterias
comum, a Kawasaki continua a desenvolver soluções diferentes e “fora da bolha”
para o mundo das duas rodas.
Motores a combustão que recorrem à sobrealimentação por via de um compressor
volumétrico, motores elétricos que contam com uma caixa de velocidades manual
para oferecer a ideia de estarmos a conduzir uma moto com motor a combustão, e
agora uma motorização híbrida são apenas algumas das tecnologias que a Kawasaki
está a explorar.
Neste mais recente vídeo a marca de Akashi mostra-nos, na parte final, o
funcionamento do motor elétrico em conjunto com o motor a combustão. A forma
como os dois motores tão diferentes trabalham em conjunto, mais precisamente a
passagem do motor elétrico para combustão, é quase imperceptível, e apenas o
som permite perceber quando o motor a combustão entra em funcionamento.
Recordamos que o sistema híbrido da Kawasaki permite que o condutor selecione
diversos modos de condução. Cada modo pode utilizar em exclusivo o motor
elétrico ou o motor a combustão, mas também existe um modo de condução que
utiliza os dois motores em conjunto.
A Kawasaki exemplifica como esta tecnologia híbrida para motos poderá
funcionar: nas autoestradas o motor a combustão será a unidade motriz utilizada.
Assim que o condutor entra na cidade com a sua Kawasaki híbrida, e seleciona o
modo correspondente, o motor a combustão desliga-se e entra em funcionamento o elétrico.
Sem emissões poluentes, a moto pode então circular livremente pela cidade sem
estar restringida pelas novas leis que impedem veículos a combustão de circular
nas cidades, como por exemplo vai acontecer em Paris a partir de 2030. Uma
medida que será replicada um pouco por toda a Europa.
Assim que sai da cidade e entra numa estrada de curvas, o condutor apenas tem
de voltar a trocar o modo de condução, e nesse cenário os dois motores
trabalham em conjunto.
Claro que, tal como acontece com o projeto
100% elétrico denominado EV Endeavor – clique aqui para saber mais –,
também no caso da motorização híbrida a Kawasaki não deixa qualquer indicação
de que possa vir a ser aplicada numa moto de produção no futuro a curto ou
médio prazo.
Apesar disso, não deixa de ser interessante confirmar que a marca japonesa
continua a desenvolver os seus projetos alternativos.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/52176-kawasaki-mostra-a-sua-motorizacao-hibrida-em-video/
Comentários
Postar um comentário