KAWASAKI APRESENTA PROJETO DE MOTO ELÉTRICA COM MARCHAS

#

Fabricante mostra detalhes de desenvolvimento de moto elétrica, trabalho que vem sendo feito desde o início dos anos 2000


A Kawasaki divulgou um vídeo e imagens do projeto de moto elétrica no qual a fabricante tem trabalhado. Lembram-se das imagens de patente de uma motocicleta movida a eletricidade que utilizava a Ninja 300 como base? Pois bem, esta é a moto que aparece no vídeo.
Durante o Salão de Milão, realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, a marca exibiu no estande uma motocicleta totalmente descoberta, expondo o chassi e a bateria, que ocupa o lugar do motor.
No EICMA, a Kawasaki se limitou a exibir a moto, sem dar detalhes técnicos do que havia ali. Com o vídeo, algumas questões foram esclarecidas. A primeira é a de que a marca vem trabalhando no projeto desde o início dos anos 2000.
Foto: Divulgação
Outro detalhe observado no vídeo é que há troca de marcha. Nas motos elétricas vistas até o momento, não há marchas, bastando acelerar e frear - como em um scooter, por exemplo. No vídeo, porém, há um momento de foco no pé esquerdo do piloto e o pedal de câmbio é acionado. Segundo as fotos divulgadas, trata-se de uma transmissão de quatro velocidades.
Ainda no vídeo há a descrição de um sistema de recuperação de energia acionado pelo polegar da mão esquerda. O mecanismo de acionamento com o polegar é o mesmo que alguns pilotos de motovelocidade - caso de Andrea Dovizioso, piloto da Ducati na MotoGP - utilizam para acionar o freio traseiro.
De acordo com a Kawasaki, "os elementos deste conceito serão aperfeiçoados e aparecerão em uma nova geração de motocicletas" na qual a fabricante trabalha. Confira o vídeo:





https://www.moto.com.br/acontece/conteudo/video-kawasaki-apresenta-projeto-de-moto-eletrica-com-marchas-156330.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada