Voge 300 ACX – Uma scrambler com personalidade diferenciada

 

A marca premium asiática completa a sua gama “trezentos” com a chegada de uma nova scrambler com personalidade diferenciada. Fique a conhecer os detalhes e preço da nova Voge 300 ACX.        


No momento em que assinala um ano de presença no mercado nacional, a Voge, marca premium asiática que pertence ao gigante grupo Loncin, acaba de anunciar a chegada de uma novidade que de certeza fará as delícias daqueles motociclistas que procuram uma scrambler com uma personalidade diferenciada.

A nova Voge 300 ACX toma como ponto de partida a já conhecida 300 AC. Porém adiciona-lhe um “look” mais agressivo, que vinca o espírito scrambler.

Emprega como propulsor o bicilíndrico YF300 acoplado a uma caixa de seis velocidades – conjunto que também encontramos nas neo-retro AC, a naked R, a desportiva RR e a trail aventura DS -, uma mecânica de dimensões muito compactas, com medidas internas de curso curto que favorecem a potência em altos regimes e uma maior facilidade para subir rapidamente de rotações.

Nesta mais recente evolução e que cumpre a diretiva antipoluição Euro5, os valores de potência das primeiras versões Euro 4 (25,8 cv às 8.500 rpm) mantêm-se inalterados. Já o valor de binário máximo é mesmo superado ligeiramente (23,5 Nm às 6.500 rpm).

Esta motor de dois cilindros com refrigeração líquida utiliza uma cabeça com dupla árvore de cames (DOHC) e 4 válvulas por cilindro, a injeção eletrónica foi desenvolvida pelos especialistas alemães da Bosch, e para anular as vibrações naturais o motor dispõe de um veio de equilíbrio contrarrotante ligado à cambota.

O quadro da Voge 300 ACX é uma estrutura multitubular que fica à vista entre o depósito e a cabeça do motor, fechado na sua parte inferior por um berço simples. O braço oscilante é assimétrico mostrando do lado esquerdo um perfil reto de secção retangular, enquanto do lado direito se curva em forma de “banana” para acompanhar a saída de escape, a qual adota uma forma de megafone com ponteira elevada e linhas ligeiramente diferentes em relação à sua irmã 300 AC.

O depósito, com 15 litros de capacidade, conta com formas arredondadas clássicas, estreitando-se na zona de apoio dos joelhos, o que garante que o condutor consegue fixar melhor as pernas junto do depósito para maior controlo sobre os movimentos do conjunto que pesa 170 kg a cheio.

Aos comandos o condutor encontrará um assento envolvente, com um revestimento superior acolchoado. Este assento eleva-se a somente 798 mm do solo, perfeito para que condutores de todas as estaturas possam chegar ao chão. A ergonomia, com uma posição de condução cómoda, recorre a um guiador elevado e largo, com manetes de embraiagem e de travão dianteiro reguláveis por intermédio de um rolete de quatro posições.

Para acentuar o seu carácter “off-road”, os designers da Voge aplicaram na nova 300 ACX um guarda-lamas traseiro elevado, em lugar do elemento junto à roda e fixo ao braço oscilante como utiliza a 300 AC.

Em contraste com este elemento clássico das scrambler, a 300 ACX emprega a última tecnologia de iluminação do século XXI: LED. Todos os componentes do sistema de iluminação são LED, com um farol dianteiro de forma tradicional, circular, agrupando vários módulos LED de alta intensidade entre duas fileiras verticais LED que fazem de luz DRL ou de presença.

Já o farolim traseiro emprega uma guia luminosa em forma de U invertido para a luz de presença, que envolve uma matriz de díodos no seu interior para a luz de travão. Esse recurso, empregando fileiras de díodos, aplica-se aos quatro piscas com o U apontado para o exterior.

Mesmo por cima do farol, esta 300 ACX estreia um para-brisas fumado que afasta a pressão de ar em andamento do condutor, permitindo assim uma condução menos exigente do ponto de vista físico numa utilização em trajetos de maior duração.

Também as suspensões se adaptam aos tempos atuais. Na frente encontramos na Voge 300 ACX uma forquilha invertida, com bainhas de 35 mm de diâmetro, e que por sua vez garantem um curso máximo da roda de 110 mm. No eixo traseiro a Voge completa o sistema de suspensões com a instalação de um monoamortecedor dotado de bielas para conseguir um funcionamento de progressividade variável, contribuindo assim para garantir uma condução suave, mesmo nos pisos mais degradados.

As jantes da 300 ACX são de raios, sublinhando a sua utilização “off-road”. Uma opção que também tem em conta o design clássico dos modelos scrambler. As jantes são de 17 polegadas e montam pneus mistos com grandes tacos centrais e próximos entre si, para conseguir o melhor compromisso “off/on road”.

A travagem foi também algo em que a Voge quis garantir máxima eficácia dentro dos parâmetros de uma scrambler desta cilindrada.

Na dianteira instalaram nada menos que dois discos de 300 mm (um opção pouco usual em motos desta cilindrada) com correspondentes pinças de dois pistões, enquanto na traseira se emprega um disco de 220 mm com pinça de pistão simples. O potente conjunto de travagem completa-se com um sistema ABS.

Aos comandos da Voge 300 ACX o condutor terá acesso a toda a informação sobre a moto através do ecrã LCD de alto contraste, com seis avisadores luminosos e uma tomada de corrente USB que garante que vai poder ligar um telemóvel ou um sistema de navegação GPS. Além do obrigatório velocímetro com conta-rotações gráfico, o ecrã digital inclui um indicador de mudança engrenada, conta-quilómetros total e parcial, bem como nível gráfico do depósito de combustível.

A nova Voge 300 ACX encontra-se já disponível em toda a rede de pontos de venda Voge pelo preço de 4.395€. Porém, e aproveitando este momento inicial, a Voge revela que scrambler 300 ACS está disponível por um valor mais competitivo de 4.145€, válido para as primeiras unidades adquiridas até 30 de setembro.


https://www.andardemoto.pt/moto-news/55788-voge-300-acx-uma-scrambler-com-personalidade-diferenciada/

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