Aprilia Tuareg 660 – As primeiras imagens da proposta off-road de Noale
A casa
italiana com sede em Noale revelou finalmente as primeiras imagens da
sua proposta para off-road, a tão badalada Tuareg 660. Uma moto que
eleva para três o número de modelos
baseados na bem-sucedida plataforma 660 que foi lançada no final do ano
passado.
O nome Tuareg não é totalmente desconhecido, quer para os fãs da marca, quer
para a própria marca. Foi em 1985 que a Aprilia lançou a primeira Tuareg, moto
que replicava os modelos usados pelos pilotos no famoso Paris-Dakar. Agora, em
2021, a Tuareg 660 abre novamente as portas do “off-road” para a Aprilia.
Apesar de basear-se na plataforma 660, a nova Tuareg 660 afasta-se bastante do
conceito apresentado pela desportiva RS 660 e pela naked Tuono 660,
ambas testadas pelo Andar de Moto, e ambas a merecerem nota muito positiva nas
nossas análises. Porém, e porque tem de enfrentar cenários mais extremos fora
de estrada, a Aprilia Tuareg 660 dá uso a componentes específicos e nem mesmo o
motor bicilíndrico paralelo se mantém igual.
O motor, precisamente, vê a potência descer para os 80 cv, menos do que os 100
cv da RS e os 95 cv da Tuono. O binário máximo é de 70 Nm. Os engenheiros da
marca conseguiram trabalhar a injeção e os parâmetros eletrónicos de gestão do
motor de forma a dotar a Tuareg 660 de uma resposta mais contundente nos baixos
e médios regimes, em comparação com as suas irmãs. O resultado será uma moto
mais divertida e mais apta a ser desfrutada fora de estrada.
A estrutura que fixa o motor dois cilindros foi totalmente criada em exclusivo
para a nova Tuareg 660. A Aprilia regressa às bases e opta por usar um quadro
tubular em aço, que permite fixar o motor em seis apoios. Juntamente com as
placas laterais de reforço, este quadro e sub-quadro tubular garantem a
flexibilidade para permitir que o condutor sinta o que o conjunto está a fazer
em condução mais agressiva, mas também a resistência estrutural para evitar
problemas quando a Tuareg 660 for abusada fora de estrada.
O design da Aprilia Tuareg 660 também se afasta do que vemos habitualmente nos
modelos da casa de Noale. Ao contrário da RS e da Tuono, a trail de aventura de
média cilindrada opta por uma ótica tripla, mas com um design específico,
mantendo luzes diurnas em LED e iluminação “full LED”.
No frontal elevado, ao melhor estilo das motos de competição do Dakar, a Aprilia
Tuareg 660 esconde um painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, recheado de
informação, a cores, e que apresenta os diversos modos de condução que o
condutor por selecionar através dos novos comutadores no punho esquerdo.
Ao todo serão quatro modos de condução, dois deles personalizáveis, e com o
APRC da Aprilia a fazer a gestão das ajudas à condução como controlo de tração,
potência do motor, efeito travão-motor, ou mesmo definir o nível de intervenção
do ABS que pode inclusivamente atuar apenas sobre a roda dianteira facilitando
a condução fora de estrada.
Com os eixos das jantes de 21 e 18 polegadas separadas por cerca de 1500 mm, a
Tuareg 660 está apoiada numa forquilha dianteira com bainhas de 43 mm, e o
curso da roda será bastante longo, chegando aos 240 mm.
Com 187 kg, um depósito de 18 litros de capacidade e ainda pneus adaptados para
o “off-road”, a nova Aprilia Tuareg 660 deverá estar disponível nos
concessionários, decorada com o clássico tema tricolor, ainda antes do final do
ano.
Quanto a preço, a Aprilia Portugal ainda não nos revelou qualquer informação
que permita ficar com uma ideia de qual será o posicionamento da marca para a
Tuareg 660, tendo em conta que o segmento trail de média cilindrada conta com
diversas propostas a preço bastante competitivo.
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