Bosch e Honda trabalham num sistema de duplo airbag para moto
Maior fabricante mundial de motos pretende inovar ao nível dos airbag colocados nas motos. A Honda trabalha em parceria com a Bosch no desenvolvimento de um sistema de duplo airbag e já apresentou patentes para esta ideia inovadora.
Recentemente temos visto os fabricantes de equipamentos de proteção apresentarem diversas propostas que recorrem aos famosos airbags. Não apenas temos equipamentos específicos, como recentemente marcas como a Dainese ou a Alpinestars mostraram coletes com airbag para uso universal.
Porém, a Honda pretende continuar a lutar para usar os airbags nas motos e não nos equipamentos dos motociclistas.
A marca japonesa foi pioneira neste campo. Quem não se recorda da Gold Wing equipada com sistema de airbag? Mas a Honda, aproveitando os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, decidiu formar uma parceria com a Bosch, e em conjunto as duas marcas estão a tentar criar a próxima geração de airbags para moto.
A ideia é a utilização de um sistema de duplo airbag. Um airbag estará colocado na zona da coluna de direção, e quando é acionado infla em sentido vertical. Isto permitirá proteger o motociclista que está aos comandos da moto de impactos frontais.
Porém, a Honda pretende continuar a lutar para usar os airbags nas motos e não nos equipamentos dos motociclistas.
A marca japonesa foi pioneira neste campo. Quem não se recorda da Gold Wing equipada com sistema de airbag? Mas a Honda, aproveitando os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, decidiu formar uma parceria com a Bosch, e em conjunto as duas marcas estão a tentar criar a próxima geração de airbags para moto.
A ideia é a utilização de um sistema de duplo airbag. Um airbag estará colocado na zona da coluna de direção, e quando é acionado infla em sentido vertical. Isto permitirá proteger o motociclista que está aos comandos da moto de impactos frontais.
Para além disso, e de acordo com patentes apresentadas pela Bosch, a ideia é também colocar um airbag na frente da moto. Este segundo airbag terá como função amortecer o impacto inicial, funcionando assim em conjunto com o airbag vertical para diminuir as forças de impacto e maximizar a proteção do motociclista.
Está claro que este sistema de duplo airbag não funciona para todos os tipos de acidentes de moto.
A grande dificuldade na utilização de airbags em motos é o espaço disponível. Todo o sistema de airbag é volumoso, e se no caso dos automóveis os fabricantes têm muito espaço para esconder o airbag, no caso das motos, como vimos na Honda Gold Wing, o único espaço capaz de receber um airbag é o depósito de combustível.
No caso particular deste novo sistema da Honda e da Bosch, o airbag principal, o que infla verticalmente, ficará colocado e escondido na zona da coluna de direção. A ideia é poderem instalar o sistema em diversos tipos de motos, não apenas nas de maiores dimensões. Assim, scooters, trails, nakeds, turísticas, ou até desportivas poderão usurfuir deste tipo de airbags.
Está claro que este sistema de duplo airbag não funciona para todos os tipos de acidentes de moto.
A grande dificuldade na utilização de airbags em motos é o espaço disponível. Todo o sistema de airbag é volumoso, e se no caso dos automóveis os fabricantes têm muito espaço para esconder o airbag, no caso das motos, como vimos na Honda Gold Wing, o único espaço capaz de receber um airbag é o depósito de combustível.
No caso particular deste novo sistema da Honda e da Bosch, o airbag principal, o que infla verticalmente, ficará colocado e escondido na zona da coluna de direção. A ideia é poderem instalar o sistema em diversos tipos de motos, não apenas nas de maiores dimensões. Assim, scooters, trails, nakeds, turísticas, ou até desportivas poderão usurfuir deste tipo de airbags.
Comentários
Postar um comentário