Glamorosa viajante Harley Davidson Ultra Limited


Irresistivelmente charmosa, a Grand Tourer americana faz-se à estrada com muito caráter e imponência, transmitindo sensações únicas a quem a conduz e a quem a vê.


“Uma experiência de condução que é tudo menos comum. A partir de 31.700 €”.  Esta é a frase que define a Harley-Davidson Ultra Limited no site oficial da marca. E apesar de ser altamente publicitária, não deixa de ser verdade: esta Grand Tourer americana é uma experiência à parte que apesar de não estar ao alcançe de todos, não deixa de ser uma daquelas motos de sonho que, muitos gostariam de ter na sua garagem.


Qualquer motociclista, por mais experiente que seja, não deixa de se sentir fora da sua zona de conforto ao sentar-se pela primeira vez aos comandos desta impressionante moto. 



O seu tamanho e peso, a decoração requintada, a profusão de cromados, a dimensão exagerada dos seus comandos, o enorme volume da carenagem frontal, a mítica “batwing”, o ronco do motor no arranque e sua a vibração quase orgânica, são fatores que não passam despercebidos e que incutem alguma estranheza, intimidação até, num primeiro contacto.





Mas mal se começa a andar a sensação passa a ser outra. A facilidade com que a Ultra Limited responde aos comandos e a confiança que incute são quase inacreditáveis. A ergonomia é muito boa, vai-se perfeitamente “refastelado”, condutor e passageiro, com muito espaço e bem protegidos da intempérie. O seu único problema é manobrar. É exigente em termos de domínio a baixa velocidade ou à mão. Pensar bem as manobras antes de as executar é obrigatório, e revela-se um verdadeiro desafio que, no fim de dominado, é bastante gratificante.


Depois há a resposta do motor Milwaukee Eight 114, que quase faz desaparecer os mais de 400kg em ordem de marcha que a Harley-Davidson Ultra Limited acusa na balança. Os mais de 150Nm de binário desta verdadeira papa-léguas revelam-se avassaladores, conseguindo arranques insuspeitáveis e velocidades de cruzeiro bastante interessantes, curiosamente com consumos que se podem considerar frugais para um motor de quase 1900cc, a rondar os 6 litros/100km.





A ciclística é praticamente inabalável, com o quadro a manter-se firme mesmo até ao limite em curva, coisa que nestas versões mais modernas já fica bem para lá da habilidade de muito motociclista.


A agilidade também impressiona, sobretudo tendo em conta as dimensões da Ultra Limited, já que a resposta da direção é rápida e muito direta, com a suspensão pensada para o conforto, mas sem comprometer a estabilidade a alta velocidade, representando o seu desempenho uma excelente evolução relativamente às versões anteriores.



Os travões são bastante eficazes, ou não fossem integralmente Brembo, e além do ABS contam com um sistema de travagem combinado que torna a condução por longos períodos muito menos exigente para o condutor e confortável para o passageiro, já que apenas com o pedal direito se conseguem ritmos bastante interessantes em qualquer estrada de curvas.





O sistema de infotainment Boom! Box GTS é de luxo, permitindo ligação ao smartphone e apoiado por quatro colunas de som e um ecrã TFT a cores com 5,25 polegadas, que integra GPS. 


Através de uma App Harley-Davidson e do sistema H-D Connect, pode ainda receber, remotamente, várias informações, como por exemplo e entre muitas outras funcionalidades, qual o nível de combustível ou se o alarme foi accionado, incluindo ainda um serviço de “tracking” muito útil em caso de roubo.



A iluminação é, também ela, muito boa, integralmente em LED, e a capacidade de carga é grande, com destaque para o posto do passageiro que é realmente invejável. Efectivamente se pretender impressionar alguém, num fim-de-semana romântico, não há melhor forma de o fazer sobre duas rodas, já que além do conforto e da sensação de protecção, o seu acesso fica extremamente facilitado pela pouca altura e pelo muito espaço disponível.
E depois é todo o charme da marca, e dos seus cromados, que para o comum dos mortais, mesmo aqueles que têm pouco ou nenhum contacto com o mundo das duas motos, é uma marca de referência com uma elevada carga mística, relacionada com ideais de liberdade, independência, aventura e rebeldia. 

E como uma verdadeira Harley-Davidson tem de ser personalizada, a gama de acessórios disponível para a Ultra Limited é profícua em peças destinadas seja a aumentar o conforto, a performance ou o impacto visual.
Caso pretenda uma moto realmente exclusiva, para se dedicar a longas viagens com passageiro, esta é uma das opções que não pode descartar. Para mais informações consulte um concessionário oficial Harley-Davidson (clique aqui para saber qual está mais perto de si).

https://www.andardemoto.com.br/test-drives/44746-teste-harley-davidson-ultra-limited-glamorosa-viajante/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil